//
reading...
Notícias, Representação discente, Unifesp

CARTA AO MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, FERNANDO HADDAD, E AO CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

Carta lida durante a Sessão Solene do CONSU na data de hoje,com a presença do Ministro Fernando Haddad.

São Paulo, 10 de março de 2010.

Prezados senhores,

O Diretório Central dos Estudantes da UNIFESP e outras entidades estudantis vêm aqui manifestar seu repúdio veemente à Reforma Universitária do Governo Lula e ao modelo de educação que vem sendo aplicado no país como forma de reprodução do sistema neoliberal.

Colocamo-nos contra o processo de expansão universitária iniciado pelo REUNI, como uma forma desqualificada da abertura de vagas na educação superior, sem levar em conta a infraestrutura das universidades, a qualificação do quadro docente e as políticas de assistência estudantil. Somos contra, também, à opção política pelo modelo da “Universidade Nova”, que prima pela formação barata e rápida de uma grande massa de estudantes voltada, unicamente, para atender às necessidades do mercado de trabalho, sem permitir uma real formação universitária dos cidadãos.

Exigimos que a UNIFESP pare com a abertura indiscriminada de novos cursos, até que a comunidade universitária reflita sobre qual a função e o objetivo da nossa instituição e a sua política de graduação e até que os campi e cursos já iniciados tenham condições adequadas de funcionamento, como salas de aulas, bibliotecas e acervo, laboratórios, restaurante universitário, quadro docente suficiente e qualificado para o funcionamento integral do curso, corpo técnico-administrativo para desenvolvimento da graduação, pesquisa e extensão, planos de assistência estudantil para transporte e alimentação e moradia estudantil. Defendemos, intransigentemente, a abertura imediata de concurso público para contratação de docentes e trabalhadores técnico-administrativos em educação. É preciso, também, acabar com essa política de aluguel de inúmeros imóveis para a Universidade e com as parcerias provisórias com Prefeituras Municipais e começarmos a construção de sedes definitivas para as atividades da UNIFESP.

Colocamos aqui a assistência estudantil como um problema estrutural da Universidade que atinge todos os cinco campi, sem distinção de idade ou qualquer tipo de tradição. O campus São Paulo, apesar de mais de 75 anos de existência, não possui nenhum leito de moradia estudantil, imaginem como estão os outros campi! Este é um exemplo pontual, mas muito significativo, de que a política de assistência estudantil da UNIFESP é pífia…

Esse problema tenderá a ser agravado ainda mais esse ano, devido à adesão impensada e a “toque de caixa” da UNIFESP ao Sistema de Seleção Unificado (Novo ENEM). A UNIFESP passará a receber estudantes de todo o Brasil, sem ter uma política clara de auxílios que permita a permanência na Universidade.

Por fim, temos que informar ao Excelentíssimo Ministro, que os seus esforços ditos para a diminuição da evasão escolar e da democratização do acesso à educação superior contraditoriamente falharam. A evasão na UNIFESP nunca foi tão grande como agora e a ocupação das vagas do SiSU é ínfima.

Subscrevemo-nos em defesa da Educação Pública, Gratuita e de Qualidade e em defesa da Assistência Estudantil e da Democracia na UNIVERSIDADE.

Centro Acadêmico Alexander Fleming (Farmácia e Bioquímica | Diadema)

Centro Acadêmico Ana Brêtas (Enfermagem | São Paulo)

Centro Acadêmico III de Setembro (Biologia | Diadema)

Centro Acadêmico de Fonoaudiologia (São Paulo)

Centro Acadêmico Leal Prado (Ciência Biológicas – Modalidade Médica | São Paulo)

Centro Acadêmico Pereira Barretto (Medicina | São Paulo)

Centro Acadêmico Simão Mathias (Química | Diadema)

Associação dos Pós-Graduandos da UNIFESP

Diretório Central dos Estudantes da UNIFESP

Sobre capbunifesp

O CAPB é o órgão oficial e representativo dos estudantes de medicina da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, fundado em 1933.

Discussão

4 Respostas para “CARTA AO MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, FERNANDO HADDAD, E AO CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO”

  1. Finalmente a água bateu na bunda!!! Em 2007, Guarulhos já previa o que aconteceria no futuro e ninguém nos ouviu! Espero que tenham acordado agora! E estamos juntos nessa!! Parabéns pela carta!

    Publicado por Anônimo | 11/03/2010, 09:15
  2. Excelentíssimo Sr. Ministro da Educação.

    Eu sou funcionária Municipal da Escola Maria da Encarnação de Castanhal Estado do Pará, trabalho a 25 Anos nesta escola, contrair um Derrame no Celebro (A.V.C), e estou à quase 2 anos sem andar numa cadeira de roda. Movimento todos os meus membros de meu corpo, só não consigo andar, me colocaram de benefício e agora querem me aposentar por invalideis. Eu ganho 700 Reais por mês e agora querem me aposentar por 500 Reais, eu não consigo entender o que justiça, pois meu marido não trabalho e os gastos estão dobrados e não vai dar para suprir minhas necessidades básicas, e eu que sempre me dediquei à fundo no meu trabalho sempre que precisavam de mim, estava sempre pronta para ajudar, dentro e fora do meu horário, a prefeitura inventou o IPMC, no qual estou sendo aposentada por lá, embora tenho força e coragem para trabalhar. Tenho 63 anos e queria completar os 30 anos de serviço para me aposentar com todos os meus direitos. Peço-lhe que reveja com mais atenção essa, por favor, estou precisando fazer minhas fisioterapias e conseguir andar. Por favor, me ajude, quero saber que pode fazer por mim. Estou certo de que ficarei grata por sua gentileza e amor.

    Atenciosamente.

    Terezinha de Jesus Costa de Oliveira.

    Publicado por herald costa de oliveira | 04/05/2010, 03:24
  3. Senhor MInistro;

    Meu filho não poderá colar grau e participar da formatura no final do mês porque teve a infelicidade de ficar doente no dia do exame. No regulamento existe a dispensa por motivos de saúde, porém, a lista dos dispensados somente sairá no final de março, quando ele já perdeu a formatura, sonho de todo estudante, não terá album de formatura e será um EXCLUÍDO,MARGINALIZADO. Como é crível que o Brasil tenha tantos trapalhões para elaboração de regimentos que não pensaram nisso?

    Irei até o fim do mundo para que indenizem meu filho, PROCURAREI A MÍDIA, Arbitrariedade do mais alto grau e não vai ficar assim, todos precisam saber dessas atrapalhadas. Só no Brasil!

    Publicado por sonia maria dini | 17/01/2011, 22:56
    • faltou dizer que meu filho justificou e apresentou o atestado médico, com preenchimento do requerimento no prazo legal

      Publicado por sonia maria dini | 17/01/2011, 22:57

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

You are commenting using your Twitter account. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

You are commenting using your Facebook account. Sair / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

Endereço

Rua Pedro de Toledo, 840, 2º andar
Vila Clementino, São Paulo, SP

Fale conosco!

Envie um e-mail para:
gestaocapb@gmail.com

Entre para a nossa Lista de e-mails!

Telefone do CAPB:
(11) 5575-6435

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.