Olá, calouro da 79ª turma da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo!

Tudo bem com você?

Acho que esse é um bom jeito de começar. Saber o que está sentindo neste exato momento, o que passa agora pela sua cabeça. Talvez você tenha acabado de ver o seu nome na lista de aprovados de uma das Universidades mais concorridas do país; talvez você tenha acabado de chegar em casa depois da sua matrícula; talvez hoje tenha sido o primeiro dia da semana de recepção e você veio com uma roupa nova e limpinha [má idéia]; ou talvez hoje seja mais um daqueles dias comuns do primeiro ano em que você tenha deitado na sua cama e pensado se é mesmo medicina aquilo que você quer… Talvez. Talvez isso aqui faça sentido em todas essas situações da turbulenta vida de um calouro.

A vida universitária começa de uma forma bastante atribulada, muitas vezes bastante diferente de como nós imaginamos que ia ser. Vocês vão ouvir dezenas de vezes coisas como: “ei calouro, não foge não”, “calouro, esta camiseta é especial da sua turma”, “cuidado com o dia da confirmação de matrícula” [cuidado], “tem que treinar”, “a reunião do CAPB é  na hora do almoço”, “aff… pra que estudar agora!?”, “o curso da liga de urgências é dia tal”, etc.

De modo geral, esse é um belo resumo. Um resumo de leque de possibilidades que a Universidade pode te oferecer. Se eu pudesse te dar dois conselhos nesse momento, eles seriam:

  1. Aproveite tudo que esse novo mundo pode oferecer. Conheça gente nova e frequente diferentes espaços. Formule sua própria opinião!
  2. Não aceite outros conselhos, com exceção deste e do conselho nº 1.

Poderia ficar aqui divagando durante horas e horas sobre como é importante participar do CAPB e dizendo para você frequentar as reuniões… Mas eu prefiro fazer diferente! Acredito que você é humano e, portante, tem um polegar opositor e um telencéfalo altamente desenvolvido (comentário nerd hehe) e vai, com toda certeza, buscar conhecer o CAPB, a AAAPB, o DCE, o DCC, a LMU e muitas outras coisas com siglas. Depois disso, você irá escolher aquelas que mais agradam e participará delas. E se lembre sempre: você é livre! Pode participar de várias delas, não são coisas excludentes.

Mais uma vez. Aproveite tudo, tudo que a vida universitária pode oferecer. Há mais um conselho que você deve guardar e se lembrar dele com frequência: 6 anos passam muito rápido, voam!

E aproveite tudo aquilo que nós preparamos especialmente para você, calouro. O blog, O Barrettinho, o Guia de Sobrevivência, os presentes, a programação da semana de recepção. Tudo! Tudo isso é seu de agora em diante, aproveite.

Seja bem-vindo, calouro.

Seja bem-vindo ao CAPB,

Seja bem-vindo à EPM-UNIFESP,

Seja bem-vindo a um mundo novo que se abre para você: a Universidade.

Espero vê-lo por aí,

Gestão Sonhos Não Envelhecem

Anúncios