Como a maioria dos estudantes já sabe, os docentes da Unifesp (assim como de outras 43 universidades federais pelo país) deflagraram greve a ser iniciada hoje em nossa Universidade. Somente os docentes do campus Guarulhos (campus que conta com greve discente há alguns meses) ainda estão em processo de discussão da adesão à greve, mas apoiam as pautas.

Um comando de greve com representantes de todos os campi já foi formado e os detalhes têm sido discutidos em reuniões desse comando e assembleias dos docentes.

Segundo os docentes, o bom-senso prevalecerá na tomada das decisões. Pesquisas que dependem de bolsa e têm prazo a ser cumprido, por exemplo, continuarão suas atividades. Assim como o prazo para entregar o relatório final e novos pedidos de bolsa do PIBIC permanecem. Ainda parece haver dúvidas sobre a data do Congresso do PIBIC, mas provavelmente ela se mantenha. Os concursos e defesas de teses que já estão marcados serão realizados, mas não serão abertos novos concursos e não serão marcadas novas defesas de tese.

Em relação às reuniões de Conselhos, estas serão marcadas apenas se existirem assuntos urgentes a serem resolvidas. Apenas as reuniões dos conselhos centrais (como o CONSU) serão mantidas.

A idéia é parar todas as atividades de ensino, de graduação e de pós-graduação. Como há ainda alguns departamentos que dizem que continuarão suas atividades, estes serão procurados pelo comando de greve e conversados um a um.

Também serão diferenciadas as “atividades práticas” das “atividades de assistência”. O terceiro ano da medicina, por exemplo, tem atividades práticas no HSP, aprende a fazer anamnese e exame físico. Isso seria possível parar e será conversado. Já o quinto e sexto anos da medicina, assim como o terceiro e quarto da enfermagem, desempenham atividades de assistência, já tocando serviço dentro do hospital e outras instalações, sendo mais difícil a paralisação.

Haverá uma próxima assembléia no dia 29 de maio para discutir o andamento da greve e discutir maiores detalhes.

Quem tiver mais informações de como andam as coisas em seu ano da graduação, por favor, escreva abaixo.

Anúncios