ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 09/12/2013

Pautas: Informes e Repasses, Autonomia nos Espaços Estudantis, Matrícula e Semana de Recepção, Barrettinho, Pré-COBREM/COBREM, Rep. Discente para o Departamento de ORL e CCP.

*Informes e Repasses:

-Discussão sobre Moradia Estudantil: ocorreu terça-feira de manhã, foi apresentado o mapa da Vila Clementino e constatamos que de fato existem terrenos disponíveis para fazerem a moradia estudantil. Teorizamos a respeito do número de estudantes que deveriam ser contemplados, sendo 1200 alunos, 50% deles, ou seja, uma moradia para 600 estudantes. A moradia deve conter quartos dormitórios para dois estudantes, espaços de convivência, lavanderia. Devemos chegar com proposta já pronta.

-Cara a Cara com Reitoria: o espaço foi esvaziado. Nesse evento foi comentado a respeito da Moradia Estudantil com a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, a respeito de que gostaríamos da Moradia aqui no Campus e não em Santo Amaro. A Pró-Reitora disse que seria impossível pensar nisso e que a pauta de moradia estaria morta caso isso acontecesse. Na reunião do CAPB, conversamos sobre o absurdo disso e pensamos em formas de gerar indignações e canalizá-las para mobilizações. Ademais, a Reitoria apresentou dificuldades orçamentárias. A reitora pediu para marcarmos reuniões a respeito da relação HSP e Unifesp.

-Congregação Extraordinária da EPM sobre PROVAB: a congregação foi convocada pela Reitoria para apresentar o que é o PROVAB e o problema do bônus na prova de residência. Em outubro, o PROVAB virou LEI e agora, segundo a reitora, ela não tem outra escolha a não ser assinar o bônus para a prova de residência. A congregação da EPM e o prof. Antônio Carlos se colocaram contra o PROVAB, tendo em vista o modelo de saúde promovido pelo programa e a questão meritocrática da prova de residência. A solução apresentada pela reitoria foi para que no exame de 2013/2014, a Unifesp acataria os 10% de bônus para a nota geral do exame, ao final da terceira fase. Ficaram Erika e 2 professores para escrever uma carta contra o PROVAB e ela será apresentada ao Conselho Universitário.

-Discussão sobre Bônus do PROVAB: está marcada uma reunião para discutir o bônus do PROVAB, amanhã (terça), às 18h no anfiteatro Moacyr Álvaro (MA).

*Autonomia nos Espaços Estudantis: o CAPB está devendo a questão da Administração dos Espaços Estudantis. Perguntar para os outros campi a respeito da situação deles. O CAPB fará a parte da administração quarta, quinta, sexta às 14h.

*Matrícula e Semana de Recepção: reunião com o NAE quinta-feira, onze horas, no anfiteatro do segundo andar do ed. Octávio de Carvalho.

*Barrettinho: barrettinhos foram entregues para calouros e 80. Ainda verificar versão on-line.

*Pré-COBREM/COBREM: não aconteceu o pré-COBREM no sábado. Wilson, Marco Aurelio, Lucas Carlini, Simone, Ana Paula, Amarilis e Caio Carvalho, mais ¼ de inscrição do Wumathylla, Erika, Thiago e Matheus. O CAPB aprova 1316,90 reais de financiamento para as inscrições no preço de primeiro prazo do COBREM dos nomes acima.

*Rep. Discente para o Departamento de ORL e CCP: Ana Bresser pediu para ser representante discente do departamento. O CAPB aprova a indicação dela.

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação e de Relações Externas, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 02/12/2013

Pautas: Informes e Repasses, Autonomia sobre Espaços Estudantis, Barrettinho, Matrícula e Semana de Recepção, Compras CAPB.

*Informes e Repasses:

-Cara a Cara com Reitoria: amanhã, às 18h no anfiteatro A, com a presença da reitora, para expor o que foi feito, tirar dúvidas e dialogar com os estudantes.

-Reunião sobre Moradia Estudantil: amanhã, às 10h30 no CAPB, discutindo como queremos a moradia estudantil.

-Pré-COBREM: será este sábado, o dia todo (a partir das 8h), aqui no DCE, para apresentar a metodologia que será utilizada para votar as pautas no COBREM.

-Comissão de Reforma Curricular: foi elaborado o documento sobre a reforma. A Infectologia irá juntar com a Microbiologia, Imunologia e Parasitologia. A Bioquímica está separada de Biofísica e Fisiologia. Biologia Molecular que tinha rejeitado ser realocada para o primeiro ano, agora o Centro Acadêmico deve enviar uma carta retratando essa atitude, dizendo que as reuniões eram abertas e a Biomol estava convidada a participar e discutir. A Comissão de Tutoria foi montada, foram chamados Gabriel Blinder 79 e Gabriel Glebock 80, além de Alyne Kallaf 78 e Ana Bresser 78 como alunos. A reforma do quarto ano iniciará no ano de 2015, sendo que a turma 80 quando entrar no quarto ano, terá o esquema de aula teórica na parte da manhã e aula prática na parte da tarde.

-Reunião com CAs, Atlética e DCC: a reunião foi esvaziada. Estavam presentes CAPB, AAAPB, DCC e CATS. O CAAB deu o seu posicionamento previamente, em apoio à administração do prédio pelos CAs do Campus São Paulo. As entidades presentes concordaram com a ideia também. Ainda faltam posicionamentos do CALP e do CAF. O que foi conversado também que deverá ser montada uma Comissão dos Centros Acadêmicos para administrar este prédio. As finanças ainda devem ser discutidas, no que envolve os aluguéis das lojinhas no térreo. Ainda há questões de obras a serem realizadas nos prédios do DCE e da Atlética, de acordo com o alvará enviado pela prefeitura. Marcar uma reunião com a Reitora a respeito da Desapropriação do terreno da AAAPB e DCE.

*Autonomia sobre Espaços Estudantis: quanto ao CR-DCE que aconteceu no sábado para discutir o assunto do CAE (os alunos tinham sido encarregados de fazer um relatório), a questão do álcool ficaria com o campus SP e a de administração com os outros campi. A AAAPB já tem adiantada a questão do álcool e trouxe um relatório sobre a administração. A Baixada Santista tem algo pronto sobre administração, mas o CAPB pode ajudar os outros campi na questão da administração. Nos outros Campi a administração é complicada porque eles utilizam espaços da universidade, porém aqui em São Paulo temos os nossos prédios. Podemos expor os avanços na questão dos trotes e da redução de danos e reivindicar as festas ocorrerem nos nossos espaços, mais seguros. Reunião com a Atlética sexta-feira às 9h na sala de reuniões da AAAPB. Reunião do CAPB sobre a administração quarta-feira 16h, com continuação quinta-feira 12h.

*Barrettinho: Bruna mandou o texto sobre opinião dos calouros a respeito do curso. Ainda faltam outros. Ele ainda tem que ser fechado esta semana para entregar. Sugestão de texto sobre Moradia Estudantil pela Jackeline 81.

*Matrícula e Semana de Recepção: Illen e Caio Teló querem ajudar no Calouro Sem Teto. Gabi, Bruna e Jack ficaram com apadrinhamento. Bruna está fechando as questões da papelaria. Perguntar pessoas que gostariam de ajudar durante a matrícula.

*Compras CAPB: deixar a questão do sofá, mesa para o ano que vem. Com as cortinas do CAPB, a sala tem ficado quente e ar condicionado é uma questão a ser vista também. Ver financiamento com o prof. Tufiki para as reformas no CAPB.

*COBREM: fazer uma enquete no grupo para decidirmos quem tem interesse em ir para o COBREM, e então resolver o financiamento para as inscrições do COBREM.

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação e de Relações Externas, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 25/11/2013

Pautas: Informes e Repasses, Ofício de Crachás do Segundo ano de Medicina, Matrícula e Semana de Recepção, Barrettinho e COBREM.

*Informes e Repasses:

-Coplan: a reunião basicamente foi sobre informes do que tem acontecido na PROPLAN. Ocorreu uma reunião da tecnologia de informação da Unifesp, com um debate para entender como fazer uma centralização das informações em um núcleo (baseado nos modelos da UFRGS e UFF). Na Unifesp, a TI é fragmentada em 15 polos, com mais de 100 técnicos contratados, porém com força de trabalho dispersa. Foram lançadas duas portarias para se avaliar as demandas de TI, o quadro de funcionários e indicadores de TI, com o objetivo de potencializar as ações do setor. O Grupo sobre Autonomia Universitária realizou uma apresentação, justificando sua existência devido às insatisfações geradas pela forma como as verbas são repassadas pelo governo federal às universidades, de forma escassa, que acaba antes de terminar o ano. Existem dois modelos de se gerir a forma do financiamento das universidades, uma imposta pelo governo e outra em que a coletividade universitária define. Defendemos o segundo modelo, na medida em que entendemos que as universidades deveriam ter total autonomia para lidar com os recursos. Como propostas, o Grupo sugere que seja estimulado o pensamento crítico, propõe uma rodada de entrevista com gestores de universidades e do governo e publicações de entrevistas em um livro. As licitações dos planos diretores, que vão permitir grandes melhoras infraestruturais nos campi, estão em processo adiantado nos campi Baixada Santista e Diadema. Para o campus São Paulo, a licitação ocorrerá no primeiro semestre de 2014 e execução no segundo de 2014. Também está prevista uma nova forma de se realizar licitações de grandes obras, em que empresas já são pré-selecionadas de acordo com a qualidade que buscamos e apenas estas poderão concorrer aos projetos. Os concursos de moradia estudantil estão no término da primeira fase, que consiste no chamamento público e convênio com entidade organizadora. A fase dois, em seguida, consistirá no lançamento dos concursos, debates, exposições e declaração de vencedor. A fase três é a própria contratação do projeto executivo completo. No Campus São Paulo, há um problema quanto ao terreno de Santo Amaro, previsto para a moradia estudantil, pois a população local de Santo Amaro reivindica cursos de graduação naquela unidade, o que dificultaria a moradia estudantil se situar naquele terreno. Houve discussão na reunião do CAPB e foi encaminhada uma nova reunião sobre moradia estudantil, terça-feira dia 03/12/2013, 10h30. Thiago consegue mapa sobre os terrenos disponíveis na Vila Clementino. Finalmente, sobre o orçamento de custeio previsto para o ano de 2014, foi liberada por enquanto uma verba de 57,5 milhões de reais para o ano. Isso corresponde a 10 milhões a mais do que para 2013, porém ainda significa 1/3 do valor ideal. Na divisão de verbas, o Campus São Paulo em 2013 ficou com 54% do bolo, e seguindo a previsão dos cálculos dos economistas da Unifesp, o Campus SP contará em 2014 com 56%. Todas as apresentações e os materiais disponibilizados no COPLAN estão no site da Pró-Reitoria de Planejamento para todo o público.

-Oficina de Intercâmbio: ocorrerá hoje 18h no NW e amanhã 12h no JLF. A presença em uma das oficinas é obrigatória para quem deseja intercâmbio da DENEM.

-Câmara de Graduação: ocorreu hoje, votaram o Núcleo Docente Estruturante da Fono e da Medicina. O NDE da Medicina são 3 profs das básicas, 3 profs das clínicas e 3 profs do internato, além do vice e do presidente. As reuniões são abertas e avalia-se por departamento.

-Comissão do Curso Médica: o repasse sobre a COREME, Comissão de Residência Médica, que se desvinculou à CCM. Não se sabe exatamente o que cabe a uma comissão ou a outra. A ideia é reaproximar as duas comissões. No quarto ano, no final dos dois semestres, haverá uma reunião com o coordenador do curso e um aluno de cada bloco irá repassar como anda o ensino.

-Conselho de Entidades: foram Thiago, Albanett e Erika. Eles cobraram um levantamento das pautas dos alunos até a segunda semana de dezembro, em comparação com a greve de 2012: o que foi feito, o que não foi. A questão do HSP II e o Conselho Gestor foi levantada e eles concordam com o absurdo da administração do HSP II pelo Conselho Gestor.

-Comissão da Biblioteca: ventiladores novos foram comprados, porém o sistema elétrico do prédio não aguenta (e em breve será instalado ar condicionado!?). Mesas e cadeiras foram retiradas, mas a diretoria do campus irá se encarregar de providenciar novas. As chaves dos armários estão sendo trocadas.

-Reunião com os CAs: aconteceu semana passada uma reunião sobre a administração do prédio do DCE. Na sexta-feira, meio dia, ocorrerá uma nova reunião com a Atlética, o DCC e os CAs. Por contraste, o CAPB concorda que a administração do prédio do DCE seja pelos CAs do Campus São Paulo e a gerência das verbas deve ser discutida no CR-DCE.

-Comissão Eleitoral CAPB: foram 98 votos na eleição da gestão, sendo 96 SIM e 2 NÃO. A nova gestão está eleita, portanto. Para as eleições do COBREM, temos 109 votos, sendo 107 SIM e 2 NÃO, o que ainda não é suficiente. Realizaremos nova rodada de votações para preenchermos o número necessário.

*Ofício de Crachás do Segundo ano de Medicina: o ofício para a troca dos crachás com defeito no código de barras está pronto e aprovado pelo CAPB.

*Matrícula e Semana de Recepção: foram divididas umas tarefas. Pensamos em objetos para vender na matrícula. Bruna e Albanett verão moletons, jalecos (de casinha), canecas, produtos de papelaria, cordão dos crachás. Jack e Bruna verão parceria com lojas e serviços da região. Thiago verá máquina de cartão. Erika está vendo chips da TIM para vender. Calouro  sem Teto ficará por conta do Caio Teló. Amarilis verá samba canção do CAPB.

*Barrettinho: mais um texto da Erika foi escrito. Os calouros escreverão em breve o texto da impressão sobre a medicina e a universidade. Prazo para os textos: até o final da semana que vem.

*COBREM: as passagens de avião pela PRAE estão sendo acertadas. O ônibus da regional está sendo visto para o restante.

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 18/11/2013

Pautas: Informes e Repasses, Reunião sobre Semana de Recepção, Barrettinho, Raio X Medicina Unifesp, Cara a Cara com Reitoria, Pré-COBREM, Biblac.

*Informes e Repasses:

-Congregação EPM: nenhum representante do CAPB estava presente na congregação.

-Conselho Universitário: aconteceu quarta-feira da semana passada. A Soraya informou que foi um pedido do governo federal a reformulação da procuradoria da Unifesp. Restrição orçamentária: o dinheiro do governo federal para a Unifesp acabou em agosto, estamos correndo atrás de mais verbas. O prof. Medina fez repasse sobre a utilização de animais nas pesquisas, os animais filogeneticamente inferiores serão usados primeiro. A questão das vagas remanescentes dos conselhos, foram homologadas as vagas, poucas pessoas se candidataram para as vagas e poucas pessoas votaram. Teve homologação do Conselho Gestor do HSP: 2 membros do Consu, 1 membro da congregação da EPM, 1 membro da congregação da EPE, diretor da EPM, diretor da EPE, direção do campus SP e 3 membros da SPDM, mais o presidente. Álvaro Attalah foi eleito com maioria de votos pelo Consu e homologado pela reitora. Foi criada uma comissão de acompanhamento da instalação do campus Zona Leste da Unifesp: 12 membros da Unifesp e 12 membros da comunidade. O governo federal disse que garantirá verba e infraestrutura para o novo campus da Unifesp.

-Seminário do Fórum Popular de Saúde: acontecerá este sábado e domingo. Publicar no grupo do CAPB e colocar um prazo para as pessoas decidirem.

-Conselho de Entidades: foi marcada uma reunião quinta-feira 12h30. Wumathylla e Albanett podem ir.

*Reunião sobre Semana de Recepção: sexta-feira 12h no CAPB.

*Barrettinho: dois textos prontos. Faltam mais textos! Prazo dia 29/11.

*Raio X Medicina Unifesp: a Gisele propôs que fizéssemos um evento para discutirmos questões da graduação e da infraestrutura. Para que pudéssemos captar as ideias dos estudantes e verificar as demandas. Gisele propôs que fosse feito no próximo ano e trará mais informações nas próximas reuniões.

*Cara a Cara com Reitoria: dia 03/12, às 18h, no anfiteatro A.

*Pré-COBREM: Erika e Wumathylla querem fazer um espaço de formação para aprender a lidar com a metodologia do COBREM, o PES. Proposta de data: 07/12.

*Biblac: tentar marcar uma reunião com a Rosana Puccini ainda este ano para tentar abrir no final de semana, sábado, um turno de funcionário, para as pessoas poderem estudar e usar os livros. Foi decidido que seria melhor pedir para Thiago Coelho pautar na comissão da Biblac.

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 11/11/2013

Pautas: Informes e Repasses; Encaminhamentos da Última Reunião; Intercâmbio; Ida ao Fórum Popular de Saúde de São Paulo.

*Informes e Repasses:

-Congregação EPM: amanhã, às 8h, ocorrerá no Leitão da Cunha. Pautas importantes serão discutidas, a presença de todos é fundamental.

-CineCAPB: amanhã, às 18h, aqui no CAPB. Filme MACHUCA. Temos o filme já baixado.

-Reforma Curricular: Justin, Gonzo e Soldado foram à reunião, estavam presentes 20 professores, sendo 10 titulares. Foram apresentadas as questões da reestruturação e também dito que a reforma não acontecerá se os professores não se empenharem para realizar a própria função: dar aula. A Gisele deu como sugestão fazer uma espécie de Raio X do Curso para ouvirmos quais são as demandas de todos os alunos.

*Encaminhamentos da Última Reunião:

-Eleições CAPB e Delegados COBREM: serão realizadas em conjunto. Fazer as eleições nas salas de aula mesmo. Realizar treinamento sobre a metodologia do Congresso.

-Ofícios: Erika fazer ofício da indicação da Gabriela e Bruna na Comissão de Infraestrutura, Reserva do Estacionamento C: Albanett fazer e entregar para a direção do Campus.

-Reunião da Matrícula do CAPB: dia 20 de novembro, quarta-feira (feriado), às 14h.

-Restaurante Universitário: o questionário está vazio! Preencham com sugestões de perguntas. Erika já elaborou algumas questões que serão acrescentadas.

-Barrettinho: Horóscopo: Wumathylla/ Divulgação COBREM: Erika/ Balanço da Gestão Aurora: Albanett/ Cerimônia dos 80 anos: Bianca/ Apresentação da Próxima Chapa Inscrita: Yago/ Texto Reforma Curricular: Justin, Gonzo e Soldado/ “Texto Político”: Lingui

-Decoração da Sala do CAPB: Abilio irá comprar os materiais para o grafite e será reembolsado. Perguntar para Abílio o dia que ele pode fazer o grafite. Yago e Marco receberão a pessoa da cortina na quarta-feira.

*Intercâmbio: o próximo edital de intercâmbio da DENEM só as escolas que recebem intercambistas podem enviar intercambistas. Conversamos com a comissão de mobilidade e poderemos receber 1 intercambista para constar. Nas listas de intercâmbio da Unifesp, constam mais vagas do que recebemos alunos (e geralmente recebemos alunos apenas da Universidade do Porto, de Portugal). Criticamos o comodismo por não recebermos estrangeiros que não falam português, mesmo tendo interesse de outros países. Estamos falando com os departamentos interessados a receberem intercambistas para incentivarem a vinda desses estudantes estrangeiros.

*Ida ao Fórum Popular de Saúde de São Paulo: ocorrerá dia 23 e 24 de novembro. Resolver quem, como e onde ficarão as pessoas. Confirmar com Danção se terá alojamento.

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 04/11/2013

Pautas: Informes e Repasses, Barrettinho Final do Semestre, Próxima Roda de Conversa, Compras CAPB e Decoração CAPB.

*Informes e Repasses:

-Comissão Eleitoral CAPB: teve 1 chapa inscrita, a chapa “Flor no Asfalto”. A divulgação da chapa será feita na página do CAPB.

-Reunião com Maria Angélica e CAs: a matrícula não será na atlética em 2014 e as discussões para a próxima matrícula já vão ocorrer. A Maria Angélica quer que a Direção e o Espaço da Atlética sejam democratizados como uma moeda de troca para que a matrícula possa ser lá. Foi pedido para que reuníssemos os e-mails de todos os interessados nas discussões da matrícula e também fazer o orçamento de tudo o que precisaremos para a matrícula e semana de recepção. Precisamos de uma reunião só do CAPB para discutirmos o assunto, para semana que vem (data a ser decidida no grupo do CAPB).

-Reunião com Diretoria Campus SP: foi discutida a questão da segurança no DCE, sobre os roubos que aconteceram nos últimos anos. A Rosana ressaltou a importância de reativar as câmeras e também de marcar com a segurança uma reunião. Nessa reunião, precisaremos levar um relatório de todos os roubos que ocorreram nos CAs e no DCE nos últimos tempos. A reunião da segurança está marcada para dia 14/11/2013, às 12h. Outra questão de segurança é estipular quem pode mandar ofício para abrir o DCE. Foi falado na reunião a respeito do Restaurante Universitário, a Diretora disse que a prioridade do RU são os alunos do Campus. Disse também que precisamos de um meio de avaliar a qualidade da alimentação, pois assim temos a possibilidade de contratar uma empresa melhor na próxima licitação. Como sugestão, o Thiago deu a ideia de fazer um questionário na fila do bandejão questionando a qualidade da comida. Abriremos um Google Docs pra montarmos esse questionário. Quanto aos laudos da reforma, eles estão saindo para o final deste ano e já vão poder começar alguma melhoria. Também para o final deste mês, está saindo o novo meio de controle que usará crachá e tickets com leitores ópticos. Estão incluídos nesse meio os estudantes de outros campi e outras universidades, que vierem para intercâmbio ou atividades no campus. A questão da biblioteca está parada porque a professora Emília está de férias, porém com o retorno dela isso tomará continuidade. Ela disse que as chaves dos armários foram trocadas nesse meio tempo desde a última reunião. Quanto à representatividade discente no Conselho do Campus SP, a diretora disse que os membros eleitos não estão participando, por isso ela irá cortar os estudantes eleitos e chamar os suplentes, sendo Wumathylla do CAPB um dos suplentes. Sobre a Comissão de Infraestrutura, ela disse que não pensou em um estudante pra essa comissão porque ela é pesada de carga horária, porém o CAPB pode mandar um pedido para a inclusão de estudantes: interesses da Gabriela Andrade e Bruna Gambirasio, Erika se encarrega do ofício. Ademais, a profa. pediu que o CAPB mande um ofício para reservarmos o estacionamento C para a matrícula.

-Reunião com Reitoria: foi discutido a respeito da administração do HSP e sobre a BIREME no Campus São Paulo.

-Subcomissão dos terceiro e quarto anos: ocorreu uma reunião hoje para decidirem a grade desses anos. Os professores estão insatisfeitos com o tempo reduzido das matérias. O Thiago pediu para os representantes do terceiro ano uma carta a respeito do que tem acontecido com o bloco de Ginecologia: muitos professores faltando, aulas não estão acontecendo. Ele disponibiliza a carta para que as pessoas do terceiro ano leiam e complementem.

-Comissão da Reforma Curricular: a Biologia Molecular mandou uma carta para a Comissão dizendo que não quer ir para o primeiro ano de medicina. O professor Maia não gostou da matéria Comunicação e Expressão em Saúde fosse transformada em eletiva. Sobre o assunto, faz uma semana que ocorreu uma reunião criticando a reforma curricular feita pelo Vitor e Gabriel do terceiro ano, feita sem ouvir as demandas dos alunos. Eles dizem que as reais demandas são de aulas decentes, proximidade com pacientes e assuntos básicos, e não por eletivas.

*COBREM: estamos levantando o interesse de pessoas a irem pra COBREM, que ocorrerá 11 a 19/01. Levantamos a certeza de pessoas que irão, para elegermos delegados juntamente. Também estamos vendo questão das passagens e transporte.

*Barrettinho Final do Semestre: com balanço da gestão anterior, propaganda do COBREM, apresentação da nova gestão, questões do RU e outras sugestões de textos.

*Próxima Roda de Conversa: será na verdade um CineCAPB, sobre o filme MACHUCA, a respeito do Golpe Militar do Chile. Como data, ficou marcado para terça dia 12 de novembro, às 18h.

*Compras CAPB: a Amarilis fica por conta de comprar um notebook para o CAPB. Yago ligará para a pessoa da cortina.

*Decoração CAPB: o Abílio do segundo ano pode fazer um grafite no CAPB. A Erika fica responsável por comprar fitas para pregarmos cartazes na parede do CAPB.

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 21/10/2013

Pautas: Pauta do Klaus Nunes Ficher, Informes e Repasses, 80 Anos CAPB, Parceria Anglo CAPB, Representante Discente do Dep. de Ortopedia

*Pauta do Klaus Nunes Ficher: está é a última reunião do Klaus como estudante de Medicina da Unifesp. Klaus realizou uma fala a respeito do que representou o CAPB para ele durante 6 anos. Não há palavras para representar as emoções deste momento!!

*Informes e Repasses:

-Restaurante Universitário: Thiago não compareceu à reunião que ocorreu sexta-feira. Thiago questiona a presença de funcionários da SPDM na comissão do RU, sendo um espaço universitário. Klaus sugere que peçamos um documento oficial da diretoria do Campus sobre como ocorre o pagamento das dívidas do RU. Depois podemos questionar a respeito se o valor da refeição corresponde ao que realmente é servido.

-Biblioteca: a comissão da biblioteca fez uma visita à BIREME, que é uma entidade da OMS, cujo acordo foi fechado na década de 70 no qual a EPM/Unifesp deveria manter o lugar para sediar esta biblioteca. A BIREME ocupa um espaço bem grande, que poderia ser aproveitado para livros modernos e maior espaço da Biblac. Os materiais da biblioteca que precisam de manutenções têm sido retirados e a diretora da Biblac quer licitação para novas mesas e cadeiras.

-CAE: ocorreu hoje de manhã. De assuntos relevantes, foi discutido financiamento de RU para pós-graduandos e foi votado a favor. Homologada a coordenadora do NAE de Guarulhos. Vai ser feito um seminário sobre Drogas na Universidade, pediram nomes para a composição. O CAPB indica o Wumathylla. Ocorrerá dia 26/11, das seis e meia às oito e meia. Quanto às respostas da Comissão da Autonomia Estudantil, ficou para os estudantes apresentarem uma proposta sobre o resultado dos trabalhos. A organização não está andando, Matheus que é representante do CAE diz ser melhor a gente se organizar como Campus.

-Reunião com CAs: a profa. Maria Angélica abordou a Tatiane do CAAB no corredor, a profa. disse que estava a favor de a matrícula ser na atlética. A fono possui um impasse porque a organização da matrícula é pelo CAF, porém os alunos, em maior parte frequentadores da atlética, desejam que a matrícula seja na atlética. O CAF se encontra dividido, haverá assembleia da fono na quarta-feira às 18h para decidirem isso. Pedimos inserção dos outros CAs para expormos nosso ponto de vista. Haverá reunião com a Maria Angélica em breve para discutirmos isso também.

-PROGRAD: João Aléssio da PROGRAD mandou uma carta para a Câmara de Graduação dizendo que o edital do vestibular está pronto e publicado. A matrícula de 2014 consta que será no prédio dos anfiteatros, portanto, em 2014, a matrícula não será na atlética.

*80 anos CAPB: hoje à noite será discutida a Comissão da Verdade, cuja sessão de quinta-feira, às 10h no Leitão da Cunha trará como entrevistado, dentre outros, Walter Albertoni.  Amanhã à noite, CineCAPB e discussão sobre o filme “Cortina de Fumaça”. Quanto à cerimônia de quinta-feira, foi exposta a ordem dos acontecimentos da noite. Foram organizados alguns detalhes, o Coffee Break foi decidido, o Coral confirmou presença. Todos os convidados para fala, exceto a Valéria Petri (estamos no aguardo), confirmaram presença. O traje será “esporte fino”. Haverá reunião terça-feira, 12h no CAPB para acertar os últimos detalhes da cerimônia.

*Parceria Anglo CAPB: a coordenadora do Anglo nos procurou para renovarmos a parceria do Workshop 2014. Temos que ver uma data e verificar se estabeleceremos uma parceria com outro cursinho.

*Representação Discente do Dep. Ortopedia: o Cascão 77 mandou mensagem pedindo para ser o representante discente do dep. de ortopedia. O CAPB irá fazer a carta de recomendação e pede para que o representante faça repasses ao menos por e-mail.

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 14/10/2013

Pautas: Informes e Repasses, 80 anos CAPB, Processo Eleitoral CAPB, Audiência Pública com Reitora, Serviço Civil Obrigatório, Movimento Estudantil, COBREM.

*Informes e Repasses:

-Entrevista da TV da Alesp: a assessoria da Alesp ligou para o Marco Aurélio a respeito de um debate sobre Serviço Civil Obrigatório para os estudantes das faculdades estaduais. Irá Marco Aurélio como contato, Wumathylla irá falar juntamente com Mapê do CAOC.

-Congregação EPM: teve início com o informe da reitora Soraya, que apresentou tudo o que foi feito durante os 8 meses de gestão. Ocorreu uma polêmica a respeito da carta da congregação de Guarulhos trazida pelo prof. Antônio Carlos, o qual foi resolvido pelo prof. João Alécio. Também trouxeram a questão da transferência dos médicos contratados pelos departamentos para o HSP.

-CineCAPB Machete: amanhã vai ocorrer uma sessão informal do filme Machete aqui no CAPB, às 18h. Nas próximas sessões informais, chamar de outro nome.

-CR-DCE e Congresso Estudantil da Unifesp: Wuma compareceu no CR-DCE, no sábado. A pauta única foi sobre o Congresso, definiram o nome e a forma de divulgação no campus será via CAs.

-Comissão da Verdade: na quinta-feira dia 24/10 o ex-reitor Walter Albertone irá dar o depoimento na parte da manhã. O CAPB irá desenvolver um texto esclarecendo os acontecimentos durante a ditadura baseado em textos históricos dos arquivos do CAPB.

*80 Anos CAPB: foi feita uma mudança de filme pelo Vitor e Erika de “Cortina de Fumaça” para “Waking Life”. Em reunião foi decidido por maioria votada que o CineCAPB dos 80 anos será “Cortina de Fumaça”. A questão do Coffee Break terá de ser decidida na próxima reunião pois pediremos patrocínio para o ACL. A presença do estudante mais antigo vivo da Escola foi confirmada e a menção a ele deverá ser feita!

*Processo Eleitoral CAPB: está aberto o período de inscrição de chapas para a próxima gestão.

*Audiência Pública com Reitora: é um espaço de conversa para um diálogo entre reitoria e estudantes do Campus. Foi proposto que fosse dia 26/11, às 18h.

*Serviço Civil Obrigatório: podemos tirar uma carta a respeito de projetos de Serviço Civil Obrigatório porque além do projeto estadual, estão surgindo projetos a nível federal de ensino.

*Movimento Estudantil: tendo vista das greves de várias outras universidades: USP, Unicamp, FAMEMA, entre outras… Os estudantes estão sendo tratados de forma violenta e antidemocrática. Wumathylla sugere que fizéssemos uma roda de conversa sobre o assunto, tirássemos uma carta. Devido à nossa falta de tempo, podemos como ação imediata fazer uma moção de apoio.

*COBREM: temos que decidir delegados, será em janeiro de 2014 em Niterói. A data final será decidida na ROEX do COBEM (Recife). Temos que ver passagens, editais de transporte. O COBREM é um espaço importantíssimo da DENEM, que define os rumos da instituição. Estamos pensamos em espaço de formação para o COBREM. Vamos esperar a data do COBREM sair.

*Data Workshop Medicina Unifesp: fizemos o primeiro Workshop, foi um sucesso e deu muito dinheiro em caixa. O Workshop pode servir como meio de financiamento do CAPB. Em reunião, decidimos que não dá para tirar a data agora porque não temos nada do calendário de 2014.

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 07/10/2013

Pautas: Informes e Repasses, 80 anos do CAPB, Bíceps e Comissão Eleitoral do CAPB.

*Informes e Repasses:

-Seminário do Cenepes: existiram alguns problemas com o alojamento e organização, porém o evento foi muito bom. Os espaços foram bem aproveitados, apesar de tratar alguns assuntos com superficialidade. A vivência universitária da UFSC nos pareceu muito boa, com espaços de convivência, bandejão decente.

-Reunião de quarta-feira: sobre a matrícula com a Atlética e os CAs do Campus. Foram expostos nossos posicionamentos e chegamos a um impasse. A organização do evento deve continuar em conjunta e as discussões serão feitas com o NAE.

-Congregação EPM: amanhã às 8 e meia no Leitão da Cunha. Todos eleitos devem ir.

-Assembleia dos Estudantes de Medicina da Unifesp: acontecerá amanhã, meio dia, no Lemos Torres. Ocorrerá esclarecimento sobre as propostas da Comissão de Reforma Curricular bem como a discussão sobre o calendário de 2014. Cada pessoa de cada turma divulgar nos grupos.

-DEBATE PROEX-UNIFESP: O Programa ‘Mais Médicos’: quarta-feiras, às 18h no Leitão da Cunha. Convidados importantes comparecerão.

*80 Anos CAPB: o coral foi convidado para abrir a cerimônia. Em seguida, fala das oficialidades (Soraya, Antônio Carlos e Rosana Puccini). Depois falas de ex-membros do CAPB (Durval Rosa Borges, Valéria Petri, Avelino e Klaus) e fala da Albanett, coordenadora geral atual. A cerimonial será Bianca Camerini. Bruna tem feito um vídeo com fotos antigas e músicas de fundo para finalizar a cerimônia. Seguida de um Coffee Break na antessala do Leitão da Cunha.

*Bíceps: Bianca irá imprimir esta semana.

*Comissão Eleitoral CAPB: a proposta das datas ficou: inscrição das chapas 14/10 – 25/10, campanha eleitoral 29/10 – 19/11, votação dias 21 e 22/11, dia 22/11 às 18h a apuração, posse na semana do dia 25 – 29/11.

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 30/09/2013

Pautas: Informes e Repasses, 80 anos CAPB, Bíceps e Comissão Eleitoral CAPB.

*Informes e Repasses:

-Ambulatório Social: ocorreu na terça-feira, foram feitas orientações de saúde para a população geral que passava na Praça da Sé. Os esfigmos foram devolvidos para a lojinha de quem pegamos emprestados adequadamente.

-Conselho Representativo DCE: ocorreu sábado no DCE e ninguém do CAPB veio.

-Reunião com CAs: ocorreu na quinta-feira no horário de almoço. A Comissão de Esportes da Enfermagem nos apoia na questão da manutenção da matrícula no edifício dos anfiteatros e estacionamento C. Todos os CAs e a CE acordaram de elaborar uma carta para deixar claro nosso posicionamento. A carta foi lida na reunião do CAPB e sugestões de alteração foram feitas.

-Reunião com Atlética: a reunião com os CAs do Campus São Paulo e a Diretoria da AAAPB será quarta-feira, ao meio dia, no CAPB.

-Espaço de Formação Política: Violência do Estado: acontecerá terça-feira, no CAPB, às 18h15. Não percam!!

-Conselho de Assuntos Estudantis: ocorreu o CAE hoje de manhã, com alguns informes. A pauta mais importante foi a de Programa de Assistência e Permanência Estudantil, foi feita uma apresentação da Comissão sobre os critérios de comprovação de renda e como vai ser realizada essa assistência, é algo que foi colocado para estudo e será colocado em pauta novamente na próxima reunião. O ideal é que tenha moradia, transporte e creche, mas enquanto não há, a bolsa cobre. A outra pauta é o estudo sobre a Autonomia dos Espaços Estudantis, como conclusão tem a permissão dos movimentos estudantis e das associações, que não são suficientes se não for dado subsídio, mas é importante a legalização das entidades e de regularização dos espaços. A assistência jurídica necessária para esse processo está sendo vista. Quanto à política de discussão de consumo de bebida alcoólica no Campus, ficou para rediscussão no CONSU, uma política de redução de danos. Falou-se também a respeito do local dos CAs de Guarulhos, que está sendo transferido para o centro da cidade.

*80 Anos CAPB: dia 24 de outubro fazer a noite solene, seria numa quinta-feira, fechando a semana dos 80 anos. Albanett, Lucas Carlini e Simone vieram no final de semana vistoriar o arquivo histórico do CAPB, separando algumas fotos e nomes de pessoas para convidarem. Pensar no Coffee Break para 100 pessoas. Ver com o Guilherme se o modelo do convite foi feito. De outros eventos, CineCAPB aqui no CAPB mesmo, e sugestão de filme Cortina de Fumaça, terça-feira às 18h15. Roda de Conversa sobre a Comissão da Verdade, na segunda-feira à noite dia 21.

*Bíceps: está pronto, adicionar os eventos da semana dos 80 anos. Imprimir e entregar esta semana.

*Comissão Eleitoral CAPB: Gisele da 76 (7049701) e Vinicius da 79 (7069898). O edital do ano anterior foi resgatado e só precisa ser readaptado para este novo ano.

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 23/09/2013

Pautas: Informes e Repasses, Comissão Eleitoral CAPB, Nota do CAPB sobre “Mais Médicos”, Roda de Conversa, Bíceps, CineCAPB, 80 anos CAPB.

*Informes e Repasses:

-Fórum de Estágios e Vivências [FEV-DENEM]: primeiro dia ocorreu discussão dos editais dos anos anteriores, foram levantadas algumas questões e surgiu o tema da importância que a DENEM dá para intercâmbio. A DENEM recebia financiamento de algumas entidades, mas como ela toma posições contrárias de algumas entidades, o financiamento deixou de ocorrer. Os intercâmbios funcionam como financiamento tanto para a DENEM como para os CAs. Houve questionamentos de algumas pessoas e a situação está tensa porque se uma universidade decidir sair do intercâmbio da DENEM, o programa é suspenso. A Unirio estava pensando em parar de receber, bem com Jundiaí. Depois do ECEM Belém, a DENEM passa por sérios problemas financeiros e o clima do evento ficou pesado. O problema ainda permeia o baixo financiamento das bases, os CAs. Teve apresentação da chapa para a CEV: Camila (Ufma), uma pessoa da ufsc, outra da ufes, o Matheus do CAPB e uma pessoa do centro oeste. Amarilis gostaria de colocar uma questão juntamente com Matheus, sobre sediar o FEV ou ECEV no próximo ano.

-Como Funciona a Sociedade I: no primeiro dia conseguimos realizar o evento com cerca de 10 pessoas. Porém o segundo dia não ocorreu porque acabou não acontecendo. Com o que foi feito no primeiro dia, o Como Funciona a Sociedade II poderá ser feito. A Erika sugere para marcarmos o CFS II (9 e 10 de novembro) e o curso Comunicação e Expressão (19 e 20 de outubro).

-Conselho de Planejamento: ocorreu na última terça-feira, às 8h30. Os Editais dos Planos Diretores estão abertos para os campi Diadema e Baixada Santista e correspondem às empresas de planejamento, que tratarão de questões universitárias, urbanísticas, de mobilidade, paisagística, regularização e modernização. Para o Campus São Paulo, a ideia é fragmentar em 3 eixos (e 3 empresas): regularização, loteamento e urbanístico. Quanto às Moradias Estudantis, a PROPLAN tem trabalhado em conjunto com a PRAE a respeito da quantificação e qualificação das demandas e necessidades. A comissão de moradia estudantil está formada (precisa de representantes discentes) e está retomando os trabalhos da gestão passada. Cabe à PROPLAN elaborar os concursos e verificar o potencial urbanístico dos terrenos. Quanto aos concursos, serão 8 concursos diferentes (6 campi + Zona Leste + Embu) porque cada campus tem um perfil de moradia diferente (geográfica e urbanisticamente). Os Campi com estágio mais adiantados são SP, OSA e SJC. A BS tem a particularidade de terrenos pequenos, o que pode pensar em moradias verticais. GUA e DIA ainda dependem de desapropriações. Quanto à suplementação dos orçamentos para 2013, foram liberados os recursos para os planos de trabalho, que serão repassados após a avaliação das demandas de infraestrutura. Foram liberados 20 milhões do MEC, 15 milhões de bancadas políticas e 10 milhões de superávit. Em decorrência da forma como é feito o financiamento das universidades federais, desrespeitando a autonomia de gestão das mesmas, foi criado um grupo de trabalho, estudo e ações sobre autonomia e políticas universitárias em busca de suscitar mobilizações em prol das universidades públicas tendo em vista o sucateamento provocado pelo modelo vigente.

-Conselho de Graduação: foi aberto o edital para candidatura de 3 vagas de graduação para este conselho. Foi falado a respeito da função do COGRAD, que é o órgão máximo da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), atua em todas as questões acadêmicas da Unifesp.

-Reunião com Diretoria Campus SP: ocorreu na sexta-feira no horário de almoço. Sobre as generalidades, foi falado sobre a Biblioteca que o pessoal está sendo aumentado e o projeto de extensão do horário está em andamento. Quanto à Paltex era para ter sido iniciado, porém o contrato está vencido e precisa de regularização. Já existe pessoa para trabalhar e o espaço tem sido avaliado. A comissão da biblioteca tem avaliado as questões para a grande reforma da biblioteca. O xérox da biblioteca tem sido revisto, pois o contrato tinha um valor muito alto, o processo será demorado. Quanto à compra de livros novos, foram comprados vários livros, porém eles têm dificuldade em captar das disciplinas as necessidades. Sobre o Bandejão, a próxima reunião está marcada para analisar o sistema de catracas no bandejão. Há dificuldade para arrumar pessoa para fiscal do contrato. A análise da viga está sendo feita, assim que sair o resultado a outra parte vai ser reformada e reaberta. A Unifesp não está pagando as refeições para pessoas que não são da comunidade universitária. A questão dos crachás não depende do Campus, mas sim da Universidade e a máquina está quebrada. A lanchonete da cantina da morfologia não pagou aluguel. Quanto ao projeto do Bairro Universitário, está travado. O edifício Jairo Ramos (o prédio do PS) vai ser inteiramente desocupado para inteiramente ser transformado em PS. O HSP II está sendo fechado, vai ter ambulatório, consultório, salas de cirurgia e vai realojar várias casinhas do bairro. O entremeio dessas reformas está meio caótico. O HSP II é um prédio e terreno público que será administrado pela SPDM e o Conselho Gestor, a equipe será mista entre Unifesp e SPDM. Quanto à segurança dos espaços, na biblioteca uma chave pode abrir mais de um único armário e por isso houve um roubo. Isso não será resolvido tão rápido por falta de dinheiro. Na discussão da matrícula dos calouros, pedimos informação pro pessoal da Atlética, cujas maiores justificativas foram espaço e tradição. A Rosana Puccini estava alheia à discussão, porém para ela não tem problema voltar a ser na atlética (e na época em que ela foi diretora do curso médico era boa a matrícula da atlética). Vamos trazer a discussão da matrícula com NAE, CAs e Atlética.

-Reunião da Comissão de Moradia Estudantil: ninguém foi.

-Comissão de Reforma Curricular: Bioquímica será separada da UC de Biofísica/Fisiologia. Biomol e Bioquímica serão colocadas no primeiro semestre do primeiro ano. Microbio/Parasito/Imuno/Farmaco serão colocadas no final do segundo ano e no terceiro ano. História de Medicina e Bioética serão unidas. A proposta é que se faça uma Assembleia sobre as Reformas Curricular.

-Ambulatório Social: na reunião de sexta-feira ocorreu uma revisão das pautas. Propusemos as nossas pautas, porém a questão das OSS não foi abordada. O CAPB fará um panfleto sobre privatizações. Foi feita durante a reunião do CAPB uma apresentação de capacitação. Pessoas do CAPB que irão: Marco Aurélio, Amarilis, Wumathylla, Bianca, Yago, Lucas Carlini, Gabriela, Thiago. Temos que olhar pelos esfigmos do CAPB.

-Reunião CA’s Campus SP: hoje à noite aqui no CAPB às 18h com outros CAs. Marcar nova reunião com CAs para quinta-feira meio dia.

-Reunião com AAAPB: reunião quarta-feira no almoço da próxima semana, com presença dos outros CAs.

*Comissão Eleitoral CAPB: pessoas que não forem participar da próxima gestão, começar a pensar nisso.

*Nota do CAPB sobre “Mais Médicos”: foi postada no grupo do CAPB, qualquer sugestão de alteração, postar até a noite e a nota será publicada.

*Roda de Conversa: na próxima semana traremos para terça-feira. Como tema “Violência nas Universidades”.

*Bíceps: textos estão prontos. A versão impressa sairá na próxima semana.

*CineCAPB: como sugestão da Erika, o filme “Cortina de Fumaça”. Esperar a próxima semana para nos programarmos com relação à data.

*80 Anos CAPB: Klaus sugere para que façamos uma cerimônia com falas, seguida de um coquetel. Como data para a cerimônia dia 24/10.

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 16/09/2013

Pautas: Informes e Repasses; Pontualidade dos Professores; Código de Conduta Estudantil; Representante para Comissão de Moradia Estudantil; CENEPES; Como Funciona a Sociedade I; Reunião de Discussão; Legalização do CAPB; Bíceps; 80 anos CAPB.

*Informes e Repasses
-Congregação EPM: ocorreu dia 10/09/2013, às 8h30. De informes, a congregação decidiu não optar pelo bônus do PROVAB, mas a Advocacia Geral da União disse que teríamos de aceitar. Existe a chance de sermos descredenciados da Comissão Nacional de Residência Médica se não aceitarmos, porém a congregação decidiu manter nosso posicionamento contrário ao bônus e comprar uma briga política ao lado da USP e da Unicamp que também rejeitaram o bônus. Quanto ao Regimento de Títulos Honoríficos, ficou aprovado o modelo em que há representação discente apenas na comissão do título de Benemérito da Universidade. Quanto ao programa MD-PHD, que incentiva a formação de médicos com treinamento em pesquisa básica, foi aprovado. O aluno de medicina faria do primeiro ao quarto ano, depois ingressaria em um doutorado de 2 a 3 anos e em seguida terminaria o internato em mais 2 anos (no total de 8 a 9 anos de formação); o número de vagas é de 3% por ano do número de ingressos no curso e a admissão será por prova. Na congregação, o prof. Antônio Carlos sugeriu o nome do Thiago Coelho para formar a comissão de análise das cotas, para tentar triar as necessidades com o aumento do número de cotas, para ver os apoios que os estudantes cotistas precisam.

-Comissão do Curso Médico: fizeram um questionário da ABEM, que a Escola se sujeitou a fazer parte, com respostas comuns acordadas em consenso pelos membros da CCM. Foi discutido na CCM que, a partir de 2015, o primeiro ano vai ter eletiva na terça-feira de manhã. A partir de 2014, todos os pró-alunos serão terça-feira à tarde. O terceiro ano não terá pró-aluno, no lugar três meses de estágio optativo. Todas as disciplinas terão de ofertar eletivas e optativas, e os alunos serão obrigados a fazer aula optativa no horário de pró-aluno.

-Conselho Universitário: ocorreu dia 11/09/2013. De informes, tinham feito planos de trabalho pra conseguir orçamento para o final do ano, que deram certo (temos dinheiro para terminar o ano)! Falou-se sobre os planos de cooperação com as prefeituras, a que está mais adiantada é a de Osasco, as parcerias estão boas, exceto com Diadema. Das pautas, vão reabrir as eleições para os Conselhos Centrais que não foram preenchidas. Foram indicadas as pessoas do CONSU para Conselho Gestor do HSP, Rimarcs e Marcio Abrão. De pauta polêmica, foram os critérios para escolha do presidente do Conselho Gestor. A proposta que a reitoria trouxe foi que fosse indicação da Reitora, dentro do Conselho Gestor já formado. Ficou decidida a proposta trazida pela reitoria. Foi discutido sobre o código de conduta estudantil, que ficou para ser rediscutido no próximo CONSU. Divulgar os preâmbulos para sugestões de alteração no Código de Conduta Estudantil.

-Reunião com Diretoria Campus SP: esta sexta-feira às 13:30 no quinto andar do Octávio de Carvalho.

-Ambulatório Social: ocorreu quinta-feira à noite no CAOC. A ideia é de aproximar as discussões do “Mais Médicos” para a população. Será montado na praça da sé estandes em forma de U, voltado para a Igreja, com triagens, medidas de pressão, peso, altura. Dessa triagem, passariam para um grupo de especialistas: clinica, pediatria, geriatria e GO. Enquanto eles esperam, tem um quadrado no meio do U, cheio de bancos, para a realização da conversa. No prontuário, haveria no verso alguns textos/tópicos sobre as discussões. Foi feita uma divisão de materiais, para nós ficou: água, algodão, camisinhas, álcool. O CAPB ficou responsável por levar um serviço de saúde de DST/AIDS bem como especialidades com defasagem (Clínica e Geriatria).

-CR-DCE: vieram Albanett, Simone e Lucas Carlini. De informes da Baixada Santista, os fatos sobre o assassinato do funcionário estão sendo apurados. Em Santos tinham Centro Acadêmico unificado, que foi extinto ano passado, eles ainda não conseguiram reestruturar em CAs dos cursos separados. De Guarulhos, estão se preparando para a transferência de local, bem como foi falado sobre o caso de algumas meninas que sofreram assédio sexual. De Diadema, além das questões da estrutura, que o prefeito está querendo tomar os prédios alugados, tiveram reunião com docentes e estudantes sobre adiar o início da aula, nessa reunião foi pedido aos órgãos estudantis que averiguassem se os estudantes concordam com o adiamento, os estudantes discordam do adiamento, mas mesmo assim o início das aulas foi adiado. Foi declarado interesse da diretoria de Diadema num prédio no Ipiranga (São Paulo), mas os estudantes também são contra. Foi discutido sobre o Primeiro Congresso Estudantil da Unifesp, no regimento está para ser bianual, cada Campus poderá levar 1 delegado a cada 50 estudantes matriculados, as inscrições das teses estão marcadas para outubro. A próxima reunião do CR-DCE ficou para dia 28/09, para formar uma comissão organizadora do congresso. Precisamos fazer uma reunião com todos os CAs de SP para fazermos esse informe.

*Pontualidade dos Professores: em ginecologia, de 9 aulas, 6 não teve aula ou o professor não é pontual. Hoje o professor chegou a dizer que marcaram aula nas férias dele e que os alunos devem estudar por conta própria porque têm tablets e livros para isso. Já não é a primeira vez que o professor está de férias e marca aula. Quando não tem aula, ninguém avisa os alunos que ficam esperando 1 hora para saber que o professor não vem. O CAPB gostaria de propor aos alunos que se estipulasse um tempo (sugestão de 20 minutos) para caso o professor não chegar sem aviso prévio, for passada uma lista (em posse do representante de sala ou grupo) de assinaturas oficiais e protocolada a falta do professor na secretaria.

*Código de Conduta Estudantil: divulgar o código para perguntar se há discordâncias e pedir opiniões em grupos da EPM, CA’s do Campus e Unifesp.

*Representante para Comissão de Moradia Estudantil: o nome fica Bianca Camerini do quarto ano.

*CENEPES: o ônibus da regional está 80 reais. O CAPB irá bancar 20 passagens, com subsídio de 50 reais para passagem. As inscrições devem ser pagas para Erika e Lucas Carlini e serão feitas em bloco.

*Como Funciona a Sociedade I: está confirmado para este sábado e domingo. Realizar a divulgação e convites.

*Reunião de Discussão: ficou decidido que amanhã no almoço será discussão sobre Ambulatório Social.

*Legalização CAPB: temos que ver financeiramente se é viável. O estatuto novo está sendo feito.

*Bíceps: faltam textos do Lucas Carlini e da Giselle. Já temos o logo e a edição está sendo formada.

*80 anos CAPB: ver as discussões no grupo de Facebook!

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 09/09/2013

Pautas: Informes e Repasses; Homofobia na Intermed; Legalização CAPB; CENEPES; Bíceps; 80 Anos CAPB.

*Informes e Repasses
-Congregação EPM 10/09: reunião amanhã às 8h, no Leitão da Cunha. De pautas importantes tem a abertura de novo curso de graduação na Unifesp Santo Amaro e o MD-Phd, um programa que o estudante se forma graduando e mestrando ao mesmo tempo. As informações sobre ambas serão discutidas amanhã e trazidas como repasses na próxima reunião do CAPB.

-Reunião da Gestão 10/09: ocorrerá amanhã, às 12h no CAPB. Temos de convocar todos da gestão, Marco Aurélio se encarregará disso.

-Roda de Conversa: ocorreu quinta-feira, pré-intermed, sobre o assunto “Mais Médicos”. Como sugestão, o CAPB pode soltar uma nota com o nosso posicionamento ainda esta semana. Em seguida, promover os debates sobre o programa na universidade e finalmente convocar uma assembleia para sabermos posicionamentos gerais. Como sugestão para a próxima Roda de Conversa, tema Homofobia e questão de Gênero.

*Homofobia na Intermed: ocorreram casos de homofobia, o CAPB já divulgou uma nota, bem como a regional da DENEM a respeito dos assuntos. A próxima roda de conversa será sobre o tema, na quinta-feira dia 12/09, às 18h30.

*Legalização CAPB: o Matheus ainda está trabalhando no assunto, ele postou vários estatutos de centros acadêmicos de medicina, do XI de agosto, da DENEM e do nosso DCE. No site do DCE tem modelos de como se fundar um CA. Precisamos marcar assembleia, deliberada a fundação do CAPB e o novo estatuto, na assembleia será convocado um processo eleitoral, nova gestão, data de posse, com registro em cartório. Com isso podemos dar entrada no nosso CNPJ. Como proposta, marcar assembleia após o CENEPES.

*CENEPES: precisamos fechar a lista de pessoas que com certeza vão até o final da semana, pagamento com Thiago Coelho. O edital do transporte da PRAE já se encerrou. Teremos que ver o transporte com o CAOC ou com a regional da DENEM.

*Bíceps: ainda precisamos de um logo para o Bíceps. O Gonzo se dispôs a tratar o logo antigo do Bíceps publicado na página do CAPB. Data para término dos textos: 15/09.

*80 Anos CAPB: estruturaremos amanhã na reunião da gestão e traremos na próxima semana.

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 26/08/2013

Pautas: Repasses, Informes, Divulgação/Transporte CENEPES, Legalização Jurídica, 80 anos CAPB, Reunião da Gestão.

*Repasses:

-Conselho de Planejamento: ocorreu dia 20/08, com um pouco de atraso. Foi falado a respeito da Gestão de Informação da Unifesp, com uma proposta que visa centralizar as informações, indo contra o modelo atual fragmentado que cada departamento tem sua forma de informatizar. Esse novo modelo tem como pressupostos uma informação para todos e de qualidade, com baixo custo para a Unifesp, um sistema integrado e padronizado. A respeito do Informe de Orçamento, a Unifesp teve um crescimento de alunos desde 2005 em 669%, crescimento de docentes em 185%, porém decréscimo de técnicos administrativos em educação em 10% (por causa de terceirizações e extinções de cargos). Quanto Orçamento de Custeio se encontra estagnado desde 2009, com redução de 12% entre 2010 e 2013. As verbas de 2013 acabarão em setembro deste ano, a reitoria, pró-reitores e diretores de campi montaram grupos de trabalho para a verificação de demandas e realizaram viagens à Brasília para pedir mais verbas. Para 2014, 21% do valor pedido pela Unifesp foi aprovado pelo governo (em 2013 esse número era de 35%), sendo que os pedidos da Unifesp equivalem a 1/3 do valor do estádio construído para a Copa do Mundo em Brasília. A questão é que se as verbas são baseadas na quantidade de alunos, por que o número de alunos aumentou e a verba diminuiu? Isso tem sido investigado pela PROPLAN. Com relação às universidades federais, o MEC disponibiliza 1 bilhão de reais para todas as 55 IFES, sendo que a Unifesp recebe sozinha 7% desta quantia. Apesar de parecer muito, a verba que o governo disponibiliza para a educação pública superior é mínima, o que contribui para a precarização do ensino. Existe a possibilidade de emendas parlamentares para conseguir complemento de verba, via contato político com prefeituras e deputados, porém isso tem o problema de que emendas favorecem setores específicos da Unifesp, com maiores contatos. Com relação às pautas, foram aprovados dois nomes da sociedade civil para o COPLAN: prof. Aposentada da enfermagem Laís Helena e empresário Helio Mattar do Instituto Akatu.

-Congregação Extraordinária EPM: ocorreu dia 22/08, foi exposta a nova composição do Conselho Gestor do HSP, composto de 3 membros da SPDM, 2 membros do CONSU, 3 diretores da EPM/EPE/Campus SP, 2 membros congregações EPM/EPE, totalizando 10 membros. A proposta para a escolha do presidente do Conselho é que o próprio conselho forme uma lista tríplice com as pessoas do conselho, a lista deve ser aprovada pelo reitor e referendada pelo CONSU. Ficou a questão de que se o membro eleito será reposto e o Conselho passaria a ter 11 membros. Futuramente a ideia é que o HSP tivesse seu funcionamento como Campus e que a eleição do conselho fosse pela comunidade. Como indicação da Congregação EPM ficou prof. Lydia Ferreira da cirurgia plástica. Quanto aos títulos honoríficos, foi montado o estatuto que rege a concessão dos títulos de professor honoris causa, emérito e notável; servidor emérito; doutor honoris causa; benemérito da universidade. O problema é que nenhuma dessas comissões possui em sua composição representação discente. Thiago sugeriu que houvesse participação porque daria aval da avaliação do ensino que o professor presta a seus alunos. Precisamos fazer uma carta formal e detalhada a respeito da importância da participação dos alunos nas comissões de concessão dos títulos honoríficos. Foi acordado que o CAPB precisa discutir mais a questão do funcionamento do HSP, OS’s, conselho gestor.

-Reunião “Ambulatório Social”: Gabriela, Wilson e Wumathylla estavam presentes na reunião no CAOC, quinta-feira. O pessoal cobrou muito o posicionamento do CAPB a respeito do “Mais Médicos”, as discussões do dia foram profundas. Foi falado sobre a questão de como os médicos serão levados de um lugar para outro, baseado em pontos no currículo. Para discutir as estruturas dos hospitais universitários, haverá outra reunião. Novamente, foi reiterada a posição contra o PROVAB e o Mais Médicos. Na pauta 10% para saúde, eles não sabiam se colocavam a questão das OS’s. Chegou-se à discussão de o movimento estar ou não na DENEM, com a conclusão de que iriam levar para a reunião da regional para pedirem apoio da DENEM sobre a mobilização.

-Reunião da Regional Sul-2 DENEM: a pauta dos “Mais Médicos” foi discutida no domingo à tarde, quando o espaço estava esvaziado. O assunto mais discutido foi a expansão de vagas nas universidades públicas, porque quase todas as faculdades pediram aumento. A situação mais dramática é a da Unicamp, que querem abrir um novo campus com vagas de medicina bem como a expansão no curso já consolidado. As duas principais pautas foram: programação do FOREMP e a candidatura do EREM 2014 (será no DANC UFPR), a data sugerida primeiro a quatro de maio (problema de ser a data da Intercalomed), o que falaram do Corpus Christie é a questão da Copa. A questão da data ficou para a próxima reunião, o CAPB gostaria de sugerir mudança de data, e levantou a possibilidade de não ser em feriado, bem como a dificuldade de dialogar com as Atléticas. Sobre o FOREMP, Fórum Regional das Escolas Médicas Pagas (11, 12 e 13 de outubro, em Curitiba), cuja programação foi exposta na reunião da regional. A importância do FOREMP é fortalecer o elo das escolas pagas da DENEM e essas faculdades. Ocorreu discussão sobre a AEMED (Associação dos Estudantes de Medicina), com opiniões já formadas e presidência já composta, sem representatividade e que surge como oposição à DENEM. O que a entidade da regional poderia fazer em relação a isso, a proposta mais aceita foi que levássemos para os Centros Acadêmicos a discussão sobre o assunto. Ficou encaminhado que o DANC mostrou uma experiência deles “Raio X da Medicina”, assembleias em cada turma da faculdade, para ver o que está ruim em cada turma da faculdade, uma vez por ano, onde são perguntados os problemas das turmas, para aproximar os estudantes dos Centros Acadêmicos.

-Comissão do Curso Médico: hoje ocorreu reunião da CCM, às 8h. De assuntos relevantes, foi discutido o dia unificado do pró-aluno, para terças-feiras à tarde, eles pensam em colocar as optativas para a parte da tarde e deixar o horário livre para o aluno escolher. Thiago pediu para que a CCM incentivasse mais as eletivas porque atualmente elas não estão muito bem estruturadas, o Rimarcs irá mandar uma carta para cada departamento para que cada um possua uma eletiva. Quanto aos jogos da Copa do Mundo, queremos estudar o que será feito durante esse evento, Thiago sugeriu que as férias de julho (mais uma semana de dezembro) fossem transferidas para a época da Copa, a ideia foi bem aceita (foi pedido para que dialogássemos com os outros estudantes). Quanto à Comissão de Avaliações, cada ano pertenceria a um departamento avaliar o quinto ano sobre a Prova de Habilidades. Este ano está responsável a prof. Sue, ela sugeriu que a prova fosse feita no final do terceiro ano (porém este ano ainda não vai valer). Para uma organização de um evento desse porte, precisa de uma Comissão permanente sobre avaliações sobre disciplinas, professores, infraestrutura, métodos de avaliação. A ideia é que haja no corpo desta comissão, profissionais de Pedagogia.

-CAPB: Thiago queria fazer uma proposta para que fosse discutido outro dia para reuniões de discussão, sobre assuntos desde o espaço do DCE, assuntos universitários, assuntos da DENEM. Como sugestão, abriremos uma enquete no grupo do Facebook para verificarmos os horários que mais pessoas podem.

*Informes:

-Roda de Conversa “Mais Médicos”: ocorrerá quinta-feira, às 18h30, aqui no DCE. Lucas Carlini tem preparado bastante texto para discussão. O projeto de Lei foi colocado no evento para que as pessoas lessem. Na hora podemos ler os principais artigos e discutir juntos. Reforçar a divulgação.

-Reunião fechamento Workshop: sexta-feira, às 10h da manhã na casa do Marco Aurélio.

*Divulgação/Transporte CENEPES: na reunião da Regional foi dito que da cidade de São Paulo sairá um ônibus, cujas vagas estão garantidas para nós num preço barato. Pediremos para que o ônibus saia quinta-feira à noite. As inscrições serão feitas individualmente, com divulgação boca-a-boca.

*Legalização Jurídica: Matheus se compromete a escrever um novo estatuto, marcar data para assembleia, divulgar e criar o processo eleitoral para a refundação do CAPB, assim conseguiremos nossa legalização jurídica e abriremos uma conta no nome do CAPB. Já temos ata de fundação e posse, o registro em cartório deve ser feito por um advogado, perguntaremos ao Denis do Marco 76. Tudo isso será compartilhado com a gestão via Gdocs, Dropbox ou o grupo do Facebook.

*80 Anos CAPB: poderá ser discutido na reunião da gestão.

*Reunião da Gestão: marcada para terça-feira dia 10/09 pós intermed no horário de almoço.

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 19/08/2013

Pautas: Informes e Repasses; Balanço Workshop; Reunião da Regional DENEM SUL-2; Roda de Conversa sobre “Mais Médicos”; Definições do Conselho de Graduação; Comissão da Verdade; Como Funciona a Sociedade I; Transporte CENEPES; Transporte FEV; Reunião da Gestão; Bíceps Agosto.

*Informes e Repasses:

-Conselho Universitário: aconteceu quarta-feira 14/08/13 das 8h às 14h30. Muito tempo gasto com informes das outras pró-reitorias. De assuntos relevantes, vai haver uma remodelação do Conselho Gestor do HSP, houve discussão, mas o assunto continuará no próximo CONSU devido à gestão do HSP pertencer à SPDM ou à UNIFESP. Também haverá mudança no estatuto da SPDM. Outro assunto, em relação às quotas, este ano serão admitidos 25%. Ocorreu uma tribuna aberta, no qual a Karin de Guarulhos falou a respeito da paridade nos Conselhos, em resposta, Nestor Schore fez críticas pesadas a respeito de que um aluno não teria a capacidade intelectual para votar quanto um professor, João Alécio fez uma fala defendendo a paridade.

-Congregação EPM: ocorreu terça-feira 13/08/13 das 8h às 12h. Havia sido encaminhada para a câmara de graduação a resposta da Congregação à respeito da expansão do número de vagas de medicina na Unifesp e a câmara deu o parecer de que realmente falta infraestrutura para que essa expansão ocorra. Quanto ao programa Mais Médicos, o prof. Antônio Carlos foi questionado e respondeu que há um problema diplomático porque os conselhos de medicina de Portugal e Espanha se demonstram insatisfeitos com as condições oferecidas nos locais distantes dos centros urbanos nos quais os médicos estrangeiros têm atuado no Brasil enquanto que quando os médicos brasileiros vão para esses países eles são recebidos com as melhores condições possíveis. Sobre o ENAD, é um sistema de avaliação obrigatório para o último ano do curso este ano na área da saúde, porém muito discutível. Por essa razão, a pró-reitora de Graduação veio fazer uma explicação do que é essa prova e disse que boicotes devem ser feito comparecendo no dia da prova, não fazendo a mesma e comunicando em ata que discorda ideologicamente da prova, o que não prejudicaria as avaliações da universidade e dos estudantes que escolherem participar. Foi aprovado um novo prédio grande para o Instituto de Cardiologia e de Neurologia, cujo terreno seria o Estacionamento C, mas por impossibilidade legal, a questão do terreno será repassada ao Conselho do Campus SP. Foi falado a respeito da reestruturação dos departamentos, com a necessidade de unir áreas relacionadas (cardiocirurgia com cardioclínica, por exemplo), para que o ensino possa se dar de forma melhor e mais integral, sem discrepâncias em assuntos semelhantes. Comentou-se a respeito da perda do Centro de Reabilitação do Largo Escola São Francisco, que era muito usado para a realização de fisioterapias pela Unifesp, nova parceria está sendo estabelecida com o campus e a prefeitura. Finalmente quanto às disciplinas localizadas no Ed. Jairo Ramos, elas serão realocadas do prédio, que se encontra com prejuízo de infraestrutura, sem haver prejuízo nas atividades desempenhadas.

-Reuniões Mobilização CAs SP: ocorreu uma reunião no CAOC, na presença da Flora (presidente CAOC), Marjorie (presidente CAMA), Yago (gestão CAPB), Gabriela e Wallyson (primeiro e quinto ano EPM). Foi discutido que os residentes da FMUSP estão seguindo o calendário de manifestações da FENAM, com paralisação marcada para amanhã, terça-feira dia 20. O CAOC sugere junto aos estudantes de Jundiaí um movimento dos CAs de medicina de SP, independente de organizações médicas (APM, entre outras) e da DENEM. A ideia é fazer um ambulatório social, com atendimentos simples e orientações gerais contra o programa “Mais Médicos”. Como sugestão de data foi tirada 24/09. Foi mostrada a cartilha com as pautas do movimento. Houve discussão a respeito do assunto, os integrantes do CAPB reconhecem que, apesar de seus problemas, a DENEM é a entidade representativa dos Estudantes de Medicina, não deve portanto ser excluída do movimento, e tentaremos promover o debate neste sentido, com pautas mais aprofundadas sobre o assunto.

*Balanço Workshop: ainda não tá feito, mas tivemos por volta de 300 pessoas comparecidas, com algumas discrepâncias nas inscrições. Tivemos uma entrada de caixa total de pouco mais de 24000 reais e gastamos por volta de 15000 para a realização. Deixar as notas fiscais aqui no CAPB para contabilizar os gastos. Faltam acertos com o banco quanto às pessoas que pagaram duas vezes e a devolução das pessoas que pagaram e não tiveram vagas. Quanto ao balanço da realização, fica aberta a questão: tivemos pequenos erros, mas o que planejamos deu certo, falta fazer o formulário do feedback da realização. Sugestões são sempre bem-vindas. A divulgação para o próximo ano será facilitada com tudo o que já fizemos este ano. O próximo passo é usar o material que a gente tem de fotos para reforçarmos o Workshop, o que nos ajuda a corrermos atrás de novas parcerias. Terça, dia 20/08, à noite fica marcada a reunião para fechamento do Workshop.

*Reunião da Regional DENEM Sul-2: será neste final de semana para decidir programação do FOREMP e a candidatura da UFPR do EREM. Podemos ver se alguém do CAPB irá nesta reunião. O avião está 688 reais mais barato, ida e volta. O ônibus está 180 reais ida e volta, com 7 horas e meia de viagem. Lucas Carlini tentará se programar e veremos o financiamento.

*Roda de Conversa “Mais Médicos”: acontecerá quinta-feira 29 de agosto, quinta-feira à noite.

*Definições do Conselho de Graduação: existem professores que veem como ruim o currículo sujo, que mostra os exames e repetências. Foi sugerido que o currículo dos estudantes fosse mostrado de forma “limpa” a partir da conclusão do curso, o que é uma medida criticável e higienista. Quanto à média 6, ela será implementada a partir de 2014, tanto no decorrer normal quanto no exame da disciplina. Outras reformas curriculares devem ocorrer a partir do ano que vem, como quebra de alguns módulos e reestruturação das áreas básicas. Realizar uma apresentação das reformas curriculares para os estudantes de medicina assim que estiverem mais definitivas.

*Comissão da Verdade: a comissão que apurará os crimes cometidos durante a ditadura nas universidades está oficializada a Comissão da Verdade (com divergências resolvidas). A primeira atividade da comissão aberta ao público ocorrerá dia 29 de agosto, quinta-feira 10h no anf. Leitão da Cunha, será uma entrevista com a neta do prof. Marcos Lindenberg (prof. Deposto durante a época da ditadura militar), na presença do prof. Carlini e prof. Durval. O CAPB pode divulgar a agenda e fazer publicações informativas.

*Como Funciona a Sociedade I: será adiado para 14 e 15 de setembro.

*Transporte CENEPES: tentaremos fazer o pedido do ônibus pelo Edital da Unifesp, com 22 pessoas de mínimo. Uma pessoa deve ficar para montar uma lista de interessados e se tiver mais de 22 pediremos o ônibus. Prazo para o edital do ônibus, 8 de setembro. Existe a possibilidade de fechar carona com os ônibus da Unicamp e da USP.

*Transporte FEV: precisamos definir o orçamento para o financiamento e quais pessoas vão, só temos de interessados até agora Amarilis e Ana Paula, fixamos o orçamento em 1000 reais.

*Reunião da Gestão: falar individualmente com cada pessoa.

*Bíceps Agosto: textos (Comissão da Verdade -> Lucas Carlini; Comparação 60 e 80 anos EPM -> Giselle; Texto do DCC -> Gestão Nova, Gabriela; Texto dos 80 anos EPM -> Yago).

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 12/08/2013

Pautas: Informes e Repasses; Moletom CAPB; Workshop Medicina Unifesp; Retorno das rodas de conversa; FEV; Materiais no Proxy; Bíceps/Barrettinho

*Informes e Repasses:

-Comissão do Restaurante Universitário: ocorreu dia 05/08/13, às 14h. Foi falado da necessidade da gestão do serviço do Restaurante Universitário porque ele serve um grande conjunto de usuários, ficou decidido que o gestor será o Marcelo do NAE e como fiscal a Jaqueline. Houve discussão sobre quem deve poder usar o RU e chegou-se a um consenso de que todos com vínculo direto com a Unifesp ou o HSP. Foi discutida uma forma de sistematizar a venda de tickets, em parceria com o serviço de tecnologia do HSP, será criado um sistema de código de barras para que cada usuário utilize seu ticket uma única vez naquela refeição, bem como a conferência do crachá para a compra de tickets. A questão sobre visitantes ainda deve ser vista. O RU ainda precisa de uma reforma grande para atender padrões de exigência, período no qual ficará fechado. Nesse período,

-Congregação EPM: amanhã, 8h, no Leitão da Cunha.

-Audiência Pública Campus SP: aconteceu terça-feira dia 06/08, com presença da reitoria, diretoria do campus e das unidades universitárias. De pontos relevantes falou-se sobre a cessão do terreno da Atlética/DCE para a Unifesp por mais 2 anos, período no qual temos para mobilizarmos a desapropriação definitiva do terreno que atualmente pertence à SPDM. Falaram sobre os futuros imóveis nos possíveis espaços de expansão no Campus São Paulo, inclusive com a compra do Hospital São Paulo 3, o antigo IPEPO. Também foi levantada a questão da moradia estudantil, nomes discentes ainda precisam ser indicados para a comissão do assunto.

-Conselho de Administração: a nossa representante recebeu a convocatória agora. De informes, cada campus recebeu os técnicos administrativos, mas o campus SP está com problemas por causa do desligamento. A diretora questionou porque os outros campi receberam 5 funcionarios e aqui recebeu só 2. Sobre as verbas da Unifesp, recebemos um valor muito menor do que foi pedido, portanto os grupos de trabalho já foram feitos para pedirmos mais verbas. Uma das verbas que recebemos foi para o Programa Mais Médicos, o que polemizou a reunião.

-Reunião com Diretoria do Campus SP: nenhum representante dos centros acadêmicos foi. Devemos pedir as pautas para sabermos os assuntos, mas parece que podemos esperar a realização da próxima reunião em setembro.

-Núcleo de Gênero Saúde e Sexualidade: está sendo feito pelo pessoal do CAOC, fica o convite quarta-feira 18h no PubMed.

-Novo Ato do MPL: quarta-feira, às 15h, no Anhanguabaú contra o desvio de verbas do governo estadual do PSDB a respeito das licitações do transporte público. Fica o convite para quem quiser ir.

-SAP: vai ocorrer a Semana de Arte Paulista, com exposições de poemas, música, pintura, teatro. Fica o convite para pessoas que possuem talento. As reuniões da organização são quarta-feira, no horário de almoço na casa do Will, na Avenida 11 de junho.

*Moletom CAPB: estamos vendo com a empresa se dá para corrigir o erro do brasão. Tentar devolver os moletons, receber ressarcimento do valor ou então recebermos novos corretos porque o erro não foi nosso, mandamos os arquivos corretamente. [Atualização (13/08/2013): o erro poderá ser corrigido e os moletons serão entregues em perfeita ordem a partir de sexta, mediante o pagamento da segunda parcela se for o caso]

*Workshop Medicina Unifesp: precisamos ver o que está faltando -> horário fechado, material quase fechado (comprar coisas de mobilização), a TOCE ainda não respondeu se poderíamos usar aquele espaço, temos lugar garantido no Ed. Dos Anfiteatros e Estacionamento C Reservado, os guias estão sendo levantados (a reunião provavelmente será amanhã), os monitores/professores terão reunião terça e quarta no horário de almoço (faltam monitores pra imobilização, Wumathylla está verificando mais pessoas). De inscrições, temos 143 regulares, 163 feitas, mais 45 inscrições do Anglo, temos que cobrar a palavra do Anglo, que havia prometido 200 inscrições, depois 100 e agora 45. De camisetas, temos que pegá-las na quarta ou quinta-feira. Sexta-feira precisamos de voluntários para comprar pulseiras.

*Retorno das Rodas de Conversa: queríamos propor sexta-feira da próxima semana (23/08) uma roda de conversa sobre Mais Médicos, separamos textos pra quem quiser ler.

*Materiais no Proxy: são materiais para consulta em casa, cujo acesso não dá mais para ser feito em casa. É uma ótima plataforma e precisamos reaver o acesso. Não sabemos quem gere essa plataforma, mas tentaremos correr atrás.  Wilson e Ellen verão na BIREME.

*FEV: dia 20, 21 e 22 de setembro, vai ocorrer em São Luís do Maranhão, o Fórum de Estágios e Vivências, um encontro para discutirem conceitualmente os intercâmbios da DENEM juntamente com espaços de capacitação. Matheus Barbosa vai e precisamos de outras pessoas do CAPB para irem e assumirem a Coordenação de Intercâmbio da próxima gestão. Pelo menos 2 pessoas deveriam se comprometer a irem e tocarem a coordenação. Precisamos estudar o financiamento das passagens pelo CAPB, proposta de 1000 reais de financiamento. Devemos estipular um prazo para os interessados e comprometidos com o trabalho.

*Bíceps/Barrettinho: precisamos fazer uma edição comemorativa dos 80 anos. Precisamos de assuntos: Comissão da Verdade, texto do sexto-ano, texto de 80 anos, texto de humor (?), entrevista com pessoas antigas, texto do DCC.

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 05/08/2013

Pautas: Informes e Repasses; Moletons CAPB; Cortinas CAPB; Workshop Medicina Unifesp; 80 anos CAPB; Mobilizações dos Médicos.

*Informes e Repasses:

-Conselho de Planejamento: ocorreu dia 16 de julho. Unifesp 2033 é um projeto de reforma administrativa e revisão de infraestrutura que consiste na avaliação do atual quadro da universidade, no levantamento de informações sobre o que não está adequado e na prospecção de um futuro que queremos na data simbólica. O projeto visa levar em conta um melhor planejamento a longo prazo de tudo o que for feito na universidade. Com relação ao Plano de Ação de Infraestrutura, ele foi atualizado com novos dados (pode ser encontrado na página da Pró-reitora de Planejamento); o MEC não se encontra otimista com o cenário político atual para investimentos em educação, mas a UNIFESP se encontra na lista das 5 universidades foco do MEC no fortalecimento de estrutura. Foi falado sobre Indicadores e Avaliação, dentre eles está a quantidade de pesquisa (a Unifesp se encontra abaixo de outras grandes universidades brasileiras), mas também biblioteca, laboratório, perspectivas pós-formado. Sobre o Plano Diretor de Infraestrutura, está sendo feito todo um estudo e levantamento de como será organizada a infraestrutura da UNIFESP, com políticas de projetos planejados socialmente, ambientalmente, dentro dos padrões legais e de acessibilidade e tudo isso está sendo feito através de uma contratação de empresa terceirizada para o planejamento do PDInfra. Finalmente foi montado o grupo de trabalho para a montagem do estatuto do Conselho de Planejamento.

-Comissão do Curso Médico: dia 29 de julho, a lista das convocações não foi atualizada. Teve repasses das subcomissões, com problemas de pessoas voltando do programa “Ciências sem Fronteiras”. Das pautas mais importantes, existe um questionário da ABEM para avaliar a qualidade das Escolas Médicas. A pauta mais importante foi com relação ao aumento de número de vagas de medicina na Unifesp, o problema é que alguns professores se conformaram com o aumento. Uma contraproposta é avaliar tudo o que temos atualmente e o que precisa para o aumento.

-Comissão da Biblac: a secretária errou o horário da reunião, mas foi montada a composição. O arquiteto foi contratado para avaliar as condições da biblioteca, será garantido ar condicionado. Muito será mudado até o começo de 2014, e por isso a Biblac será fechada no mês de janeiro. Nova disposição de prateleiras para que mais exemplares de livros possam ser adquiridos. Será avaliada a possibilidade de colocar mais livros no segundo andar ou disponibilizar o espaço para estudo. A questão sobre usar livros alugados da biblioteca na própria biblioteca também será revista. Com relação a BIREME, foi sugerido que digitalizássemos o acervo para disponibilizar também o espaço da BIREME para a Biblac. Querem implementar um novo sistema para pegarmos livros de outros campi e de outras universidades. Como todos já sabem, a biblioteca está fechando às 21h e fazemos o pedido para que as pessoas realmente usem a biblioteca neste horário para não corrermos riscos de retrocessos.

-Reunião da Regional DENEM: não havia muitos centros acadêmicos presentes, portanto sem quórum. Teve a discussão sobre informes e repasses de cada centro acadêmico durante a tarde toda no sábado. Surgiu uma demanda para que houvesse uma nova pauta na reunião sobre abertura de novas vagas nas escolas médicas, assunto que não pôde ser discutido. No domingo, os estudantes de Jundiaí vieram para discutir o programa Mais Médicos.

-Reunião com Diretoria Campus SP: sexta-feira, 12h, na diretoria do Campus São Paulo, quinto-andar do Edifício Octávio de Carvalho.

*Moletons CAPB: chegam semana que vem.

*Cortinas CAPB: precisamos comprar um varão de 4m e outro de 3m. Devemos ver o tipo de fixação que vem para colocarmos a cortina no varão. Verificar se o pano sofre ondulações (nesse caso comprar maior comprimento). Albanett verá a possibilidade de mandarmos fazer a cortina encomendada.

*Workshop Medicina Unifesp: os coffee breaks estão caros e precisamos reduzir a quantidade. Temos que limitar o número de vagas, 300 camisetas, 300 pessoas. Reunião hoje às 20h para terminarmos de resolver, aqui no CAPB. Na reunião de hoje cedo com a Diretoria da EPM, foi nos perguntado sobre como era esse workshop e nos deram sugestões de como melhorarmos a divulgação no site.

*80 anos CAPB: Marco Aurélio está sobrecarregado com as atividades do Workshop. Precisamos esperar mais um pouco para retomarmos as atividades.

*Mobilizações dos Médicos: na quarta-feira teve reunião no CAOC, um sexto ano de Jundiaí propôs fazer um movimento a respeito do programa Mais Médicos. Segundo ele, ele queria que o movimento fosse realmente organizado por estudantes. Uma das pautas é a paralisação do dia 14, sugeriram paralisação do internato da EPM-Unifesp, mas a ideia que realmente vingou foi a do CAMA, que é um ambulatório popular, na praça da Sé, para fazermos atendimentos básicos visando conversar com a população para mostrarmos o que realmente tem por trás do programa. Junto com os estudantes, residentes de medicina também estariam presentes.

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

Ata da reunião ordinária do CAPB do dia 15 de julho de 2013

Pautas

  • Informes e Repasses

–  CONSU: Repasse Erika. Fechou as pessoas que irão analisar a questão das 30 horas dos técnicos. Campus Diadema terá bandeijão.  Inúmeros problemas no campus , principalmente de infraestrutura. Regimento reformulado sobre órgãos complementares- órgãos não estabelecidos no Estatuto da Unifesp .

–  Comissão sobre Bandeijão e Biblac: Grupo para estudar as questões específicas e atuar a respeito. Na comissão da Biblac, Thiago é o representante e Erika a suplente. Na comissão do Bandeijão , ficará com Wuma de representante e Yago de suplente.

–  REUNIÃO REGIONAL: Repasse Wuma. Indicativo do Foremp – Fepar Curitiba. UFPR lançou candidatura para o EREM. Pauta do Ato Médico. Pauta do PROVAB.  Pauta Revalida e Contratação de médicos. Pauta Mais Médicos. Indicativo de reunião da Regional 24-25 de agosto, poderá ocorrer na USP-Ribeirão ou UEL. Possível reunião extraordinária da regional na 1ª semana de agosto, a fim de debater alguns temas antes da reunião da regional, como Ato Médico, Mais Médicos, com possibilidade de ocorrer na Unifesp.

–  CONGREGAÇÃO EPM: Repasse da Congregação extraordinária, feito pelo Thiago, iniciou-se com fala do diretor da EPM, o qual, antes de repassar a opinião pública da EPM, convocou a Congregação. Essa reunião discutiu a MP Mais Médicos e tomou um posicionamento contrário ao projeto. Professor João Alécio apresentou uma carta contrária ao projeto, argumentando com projetos vigentes. Contribuições de diversos professores, a fim de adicionar questionamentos estruturais na carta. Questão polêmica acerca do posicionamento da EPM. Professor Rimarcs precisava de um posicionamento oficial da Escola Paulista para levar até Brasília.

  • Debate sobre as chapas do CREMESP :pegaria semana de férias. Ideia de fazer perguntas para as chapas e enviar para as duas chapas. Questionamento acerca de a validade e demanda de os estudantes debaterem com as chapas. Deliberação de não organizar algo presencial de debate entre as chapas.
  • 8 anos de graduação: Convocar uma roda de conversa para a 2ª sexta feira de agosto- dia 9 de agosto. Divulgar com antecedencia
  • Moletons:  Todos os modelos para as pessoas experimentarem os modelos. Atualizar lista com cores e tamanhos.
  • Reunião Emergencial Nacional da ABEM : Debate com todas as escolas médicas acerca do MP Mais Médicos que será realizada no dia 16 de julho de 2013,às 10h00 .A reunião será realizada em São Paulo, na EPM, no anfiteatro Marcos Lindenberg. Expectativa de próximo de 100 pessoas. O formato planejado é de oficina com debate, a fim de tirar um posicionamento da ABEM.

Divisão de pessoal do Centro Acadêmico hábil a participar da reunião :

Congregação : Erika, Thiago, Matheus, Albanett.

Coplan: Yago

ABEM : Marco,  Amarilis, Wilson, Simone , Wuma.

Eu, Amarilis Maldonado, Editora d’O Barrettinho, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 01/07/2013

Pautas: Informes e Repasses; Parceria FIFA e Ortopedia/Med. Esportiva; 80 anos CAPB; Moletons; Bíceps; Expansão de Vagas de Medicina na Unifesp; Como Funciona a Sociedade; Assembleia de Medicina; Ocupação da Reitoria da Unesp e Greve.

*Informes e Repasses:

-Reunião da Regional DENEM: ocorrerá este final de semana, convocando todos os centros acadêmicos da regional Sul-2 (Paraná e São Paulo). Início na sexta-feira, às 19h, com debate sobre o desmonte do SUS. No sábado, debate e proposta de ação sobre revalidação e importação de médicos. Domingo, demais pautas.

-Reunião da ABEM: o COBEM está um fiasco, até agora existem quase 300 escritos, e no do ano passado tinha mais de 1000 na mesma época. O COBEM este ano será em Recife. Segundo uma coordenadora da ABEM, o congresso estava sendo “muito estudantil”, então algumas ações foram feitas a respeito: não será mais em feriado, não terá alojamento nem alimentação. Conversamos com a regional do Nordeste da DENEM e a DENEM se disponibilizou para ir atrás de alojamento para os estudantes que forem ao COBEM. Há um apelo para que os estudantes continuem indo ao COBEM. Também foi discutida a desvinculação de faculdades do estado de São Paulo (a início da FMUSP) da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), num gesto contra o PROVAB. Existem entraves por trás disso, como bolsas e reconhecimento da especialidade. A Comissão de Residência Médica (COREME) da Unifesp tentará usar de sua autonomia universitária para não permitir que o bônus do PROVAB seja usada no nosso programa de residência médica. Caso essa autonomia não seja respeitada, como último recurso, a nossa COREME já se mostrou favorável à saída da CNRM.

-CR-DCE: não teve. Deveria ter acontecido no sábado, mas não havia gente suficiente.

-Lançamento Comissão da Verdade: hoje às 18h, no Marcos Lindenberg (presença do Coral da Unifesp). Há um impasse político na Comissão da Verdade porque era para ser paritária (3-3-3 docentes, estudantes e técnicos), mas tem dois professores de Guarulhos que querem participar da comissão e houve uma reunião para adicionar esses dois professores, a Comissão terá o formato de 5-5-5 (15 pessoas no total). Colocar em pauta no Conselho de Entidades hoje às 16h. O problema do evento de hoje é que estão lançando a comissão da verdade que ainda não se encontra pronta.

*Parceria FIFA e Ortopedia/Med. Esportiva: teve um evento hoje de manhã no Leitão da Cunha, a abertura de uma parceria da FIFA e EPM. Iniciativa do diretor da EPM para trazer um Centro de pesquisa e de expansão de medicina esportiva para a Copa do Mundo. Parece que seremos a referência de medicina durante o evento da Copa. Os presentes na reunião do CAPB gostariam de pedir uma nota de esclarecimento a respeito dos propósitos da parceria e de onde vem o dinheiro para esses investimentos.

*80 Anos CAPB: ocorreu a primeira reunião quinta-feira meio dia, um pouco esvaziada. Lançamos já algumas ideias do que pode ocorrer na semana, fechamos a data 16 – 20/09. Queríamos propor uma comissão de organização dos 80 anos do CAPB, aberta para todos que quiserem participar.

*Moletons: Albanett pediu para pegarmos moletons prontos tamanho M feminino e masculino para usarmos como modelo. Precisamos terminar isso rapidamente porque já existem pessoas pagando e as férias estão próximas. Os dinheiros recebidos devem ser depositados imediatamente.

*Bíceps: tem textos sobre Ato Médico, Biblac/Paltex, Transporte e Revalidação. A versão final está quase pronta, faltam pequenas correções e adicionar algumas datas de evento. A sugestão é imprimirmos ainda esta semana para entregarmos até sexta.

*Expansão de vagas de medicina na Unifesp: hoje na Câmara da Graduação teve uma conversa sobre expansão de vagas. O diretor da EPM recebeu a carta da Reitoria a respeito do pedido de expansão de vagas de medicina da Unifesp e levou a ideia direto pra congregação da Escola, sem passar pela Comissão do Curso Médico. A ideia é que coloquem mais 39 vagas de medicina para chegarmos ao número de 160 por ano. Na Câmara de Graduação, os professores se mostraram contrários à ideia. São claras as limitações de infraestrutura da Unifesp: anfiteatros, laboratórios. Será formada uma Comissão para avaliarmos o que seria preciso para abrirmos essas vagas.

*Como Funciona a Sociedade: precisamos fazer mais um CFS I para darmos tempo de fazermos o CFS II no segundo semestre. O Wagner, instrutor com o qual já estávamos fazer o curso, poderá realizar o evento. O CFS I será realizado 10 e 11 de agosto e ainda deve ser divulgado no Bíceps.

*Assembleia de Medicina: fizemos a roda de conversa sobre a questão de revalidação e importação de médicos, precisamos fazer uma Assembleia Geral dos Estudantes de Medicina para ouvirmos as opiniões dos estudantes e tirarmos um posicionamento. Marcaremos para dia 04/07, quinta-feira, às 12h (anfiteatro a confirmar, provavelmente Anf A).

*Ocupação da Reitoria da Unesp e greve: existem campi que estão há mais de 2 meses em greve na Unesp. Como pautas pedem reajuste no salário dos professores e funcionários, lutam pela paridade de voto e participação. Os estudantes de Botucatu carecem de moradia estudantil, restaurante universitário e bolsas de auxílio estudantil. Outros campi se encontram em piores condições, inclusive de infraestrutura. Foi marcado um ato na Reitoria da Unesp, os estudantes ocuparam a reitoria, chamaram alguns representantes do movimento para tentar diálogo. Wumathylla sugere uma carta de apoio do CAPB para apoiar o movimento da Unesp.

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 24/06/2013

Pautas: Informes e Repasses; Moletons; Novos Bíceps; Paralisação dos Médicos; Conversa com a TS; SAP; Reunião dos 80 anos do CAPB; Reunião com Diretoria do Campus SP; Aumento da Tarifa de Ônibus.

*Informes e Repasses:

-COPLAN: ocorreu quinta-feira da semana passada. Teve um informe sobre a apresentação do Orçamento da Unifesp, os recursos chegam de duas formas: Custeio (manutenção, pagamento de salários; está relacionado com aluno equivalente, que considera quantidade por curso, tempo do curso, se é integral) e de Investimento ou Capital (construção de novas infraestruturas). De todo o dinheiro que a Unifesp pede, o MEC repassa cerca de 30%, ou seja, nunca tem dinheiro para tudo o que precisamos. Por isso são criados Planos de Trabalho, nos quais os departamentos e os campi levantam os recursos necessários para terminar o ano e a reitora leva os pedidos até Brasília. Os pedidos geralmente são atendidos, o que demonstra uma certa desconfiança do MEC sobre a autonomia das universidades de gerirem seus orçamentos. De pautas, foi comentada a falta de engenheiros e arquitetos como funcionários da ProPlan, o que precisa ser resolvido. Também falou-se do DOD, que é documento de oficialização de demanda, um formulário que pretende facilitar os pedidos e solicitações de reformas e planejamento de infraestruturas e laboratórios de cada campus; os pedidos são feitos por chefes de departamentos, passados pelo conselho/congregação do campus e enviados para a ProPlan. Foi apresentada uma tabela do Plano de Ação de Infraestrutura 2013/2014, o qual descreve todas as obras que estão planejadas para a Unifesp. Com relação às questões estudantis do Campus SP, existem reformas na Bireme e no Bandex (porém ainda estão no estágio de pré-projeto) e a construção de Moradia Estudantil (que nem no pré-projeto se encontra). Foi pedido urgência com as questões estudantis porque sabemos que em 2015 já teremos 50% de alunos cotistas admitidos pelo vestibular e a Vila Clementino apresenta alto custo de vida. Finalmente ficou decidido que as reuniões do CoPlan acontecerão nas terceiras terças-feiras de cada mês, às 8h30.

-CR-DCE: as entidades não estão comparecendo. Teve 5 entidades (pessoas), o que não permite deliberar nada. Conversaram entre si como estão as mobilizações em cada campus. Na Baixada Santista ocorreram casos de pessoas infiltradas nas reuniões. Conversou-se também sobre o fato da baixa participação nos CR-DCEs, o próximo será sábado às 13h. Estão preocupados com o andamento para os preparativos do Congresso Estudantil da Unifesp, para conseguir apoio financeiro da PRAE, precisa ter um projeto montado.

-Ato contra a Cura Gay: será quarta-feira às 17h na praça do Ciclista.

*Moletons: temos que definir uma data para fazermos os pedidos porque as férias estão próximas. Os pedidos serão fechados até quinta-feira desta semana.

*Novos Bíceps: temos impressora nova para imprimirmos, o que facilitará o processo. Temos que escolher 3 temas, que foram sugeridos: Ato Médico, Manifestações Transporte, Biblac/Paltex. Prazo para os textos: sexta-feira desta semana.

*Paralisação dos Médicos: depois da fala da Presidente Dilma na rede nacional de televisão, quando foi reiterada a contratação de médicos estrangeiros, foi convocado um ato para o dia 03/07. O ato não foi discutido nas entidades médicas ou estudantis de medicina e nós não sabermos quem ou o que está por trás desse movimento. Surgiu uma proposta de um espaço de discussão esta sexta-feira dia 28/06 no horário de almoço sobre Revalidação e Importação de Médicos.

*Conversa com a TS: foi marcada uma reunião para conversarmos com o pessoal da Tecnologias em Saúde a respeito do que ocorreu com a porta do CAPB no sarau que ocorreu no DCE, amanhã no horário de almoço.

*SAP: ocorreu uma reunião com o pessoal da Semana de Arte Paulista, querendo um apoio do CAPB para a realização do evento. O CAPB dará um apoio moral e concordou que o apoio de pessoas seria por conta de cada um.

*Reunião dos 80 do CAPB: quinta-feira desta semana no horário de almoço.

*Reunião Diretoria do Campus SP: sexta-feira desta semana no horário de almoço. Ainda falta a confirmação da Diretoria.

*Aumento da Tarifa de Ônibus: Lucas Carlini trouxe um texto sobre a inflação que será colocado aqui no CAPB para que as pessoas leiam e se informem. Sobre a corrupção, ele propõe um espaço de discussão a respeito do assunto na quinta-feira da semana que vem no horário de almoço.

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 19/06/2013

Pautas: Informes e Repasses; Conversa sobre Revalidação; Moletom; Compras CAPB; 80 anos do CAPB; Lista de E-mails; Reuniões de Acúmulo; Conversa sobre Manifestações; Ato Médico.

*Informes e Repasses:

-Reunião da ABEM: durante a manhã teve discussão sobre residência médica, focou-se em como avaliar o residente, como avaliar e capacitar o preceptor, foi falado sobre a importância da residência médica para não só tocar serviço hospitalar, mas principalmente voltada ao ensino. Durante o almoço houve a reunião da regional propriamente em que fizeram um documento questionando a posição da ABEM com relação ao PROVAB, foi reiterado o posicionamento à favor da revalidação. Depois dessa reunião, continuou a discussão sobre residência médica, focando nos preceptores e propuseram a formação de um grupo de trabalho para avaliar toda a residência médica.

-DCE: não teve CR-DCE no final de semana como tinha sido marcado por falta de quórum. O próximo CR-DCE foi remarcada para este sábado às 15h.

-CONSU: na parte dos informes da reitoria houve audiência pública no campus Osasco, que foi boa, com participação de todos os segmentos e da comunidade também. Estão fazendo um acordo com a prefeitura para estabelecer o acordo com o novo terreno definitivo daquele campus. Já estão também buscando novos recursos para o orçamento da Unifesp para o segundo semestre. Sobre o Hospital São Paulo, o diretor do HSP disse que existem 17 obras em andamento, que vão sendo finalizadas pouco a pouco, 3 delas serão finalizadas até o segundo semestre. Um Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Rio de Janeiro quer descentralizar sua sede e abrir aqui em SP, a Unifesp demonstrou interesse em receber. Também foi discutida uma proposta de reformular o Conselho Gestor pois não há representantes da Diretoria da EPM na gestão. Foi aprovada resolução para a criação de um órgão para analisar as questões Ambientas e as prestações de Contas. Sobre a Comissão da Verdade da Unifesp, haveria um estudante da graduação, da pós e da residência, porém foi reclamado o baixo número de estudantes na Comissão, será lançada dia primeiro de julho no Marcos Lindenberg. Houve um pedido do Ministério da Educação sobre abrir mais 40 vagas de medicina na Unifesp, mas isso ainda vai ser discutido na Congregação da EPM, sendo que não temos a menor condição de infraestrutura para isso.

-Festa Junina da Unifesp: esta sexta terá a primeira festa junina da Unifesp. Estão todos convidados, vai ter sorteio, bingo, no Clube Adamus.

-Reunião do Workshop: amanhã às 12h30 no CAPB.

-CCM: o pessoal do sexto-ano tá tentando implementar alguns pontos que foram tiradas na Comissão da Reforma, mas teve muito impasse entre os professores. Por exemplo redirecionar mais alunos do quinto ano para emergência.

*Conversa sobre Revalidação: será remarcada porque teremos o Ato no dia, não tem gente da ABEM e o cara do Simesp teria de sair mais cedo. Saiu notícia ontem que haverá revalidação, porém diferente da prova Revalida.

*Moletom: até o presente momento temos 22 interessados no moletom e já estamos sendo cobrados para mandarmos fazê-los. Temos um novo contato (que fez o moletom da Enfermagem), mais barato e com melhor bordado que tentaremos buscar.

*Compras CAPB: Matheus fez orçamento de Projetor, Caixa de Som e Impressora. Está no Facebook esperando que as pessoas da gestão votassem, esperávamos 10 pessoas (metade mais um). O investimento total daria por volta de 2800 reais. Foram discutidos os modelos cotados em reunião. Os presentes na reunião aprovam a compra dos artigos cotados mais um microfone e um mutirão para organizarmos a salinha.

*80 Anos do CAPB: a reunião marcada não pôde ocorrer devido ao Ato do Aumento da Passagem e deverá remarcada. As pessoas já devem ir pensando nas possibilidades do que fazer por uma semana.

*Lista de E-mail: foi construída uma lista de e-mails para melhorar a comunicação do CAPB com os estudantes de medicina da Unifesp. A lista foi divulgada em cada turma para que as pessoas pudessem colocar seus e-mails e receber atualizações de eventos, reuniões, assembleias, rodas de conversas e acontecimentos.

*Reuniões de Acúmulo: primeiro devemos focar as conversas sobre os assuntos mais recorrentes do momento como o Ato Médico, Revalidação, Manifestações.

*Conversa sobre Manifestações: o evento foi criado para sexta-feira para discutirmos as questões políticas do Ato. É em comum acordo que seria bom ler o texto apresentado no grupo do CAPB e fomentarmos as discussões. O evento será divulgado nos grupos.

*Ato Médico: foi aprovado ontem no Senado o texto do Ato Médico, estava há 10 anos tramitando. A medicina era uma das últimas profissões não regulamentada e por isso não sabíamos até onde o médico poderia atuar. Na área da saúde as outras profissões já têm suas funções estabelecidas. Então o objetivo do Ato Médico é delimitar as funções do profissional médico. Os outros profissionais de saúde não defendem o Ato Médico porque ele limita algumas ações somente ao médico. Foi feita uma discussão sobre o que os presentes na reunião pensam do Ato Médico.

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 10/06/13

Pautas: Informes e Repasses; Reuniões de Acumulo; Alojamento CAPB no FDS; Apoio ao Catraca Livre; Planejamento Campus SP; Assembleia Geral; Audiência Pública Campus SP; Picnic CAPB; 80 Anos CAPB; Comissão da Verdade da Unifesp

*Informes e Repasses:

-Anglo: sábado ocorreu a Jornada de Informação Profissional no Anglo Osasco, nós do CAPB estivemos presente (Matheus, Guilherme, Marco Aurelio, Thilie e Wumathylla). Conversamos com os estudantes do ensino médio, segundo e terceiro ano na maioria, que faziam perguntas diversas a respeito da medicina. Isso faz parte da parceria que estabelecemos com o Anglo, que tem patrocinado o nosso Workshop.

-CR-DCE: acontecerá este sábado, às 15h, sobre o Primeiro Congresso dos Estudantes da Unifesp.

-Bíceps: os textos estão prontos, exceto o sobre o PROVAB. Os textos estão grandes, estamos avaliando se faremos um ou dois bíceps para cada folha sulfite. Temos de tomar cuidado com o propósito do bíceps. Os textos podem ser resumidos. Os bíceps serão impressos quarta-feira à tarde.

-Reforma Curricular: as discussões não param, os professores não aceitam o que os estudantes colocam, estamos chegando no terceiro ano (a reforma foi feita do sexto ano para os inferiores). Mas continuamos seguindo firme.

-CLEV: teve reunião da comissão de mobilidade acadêmica na quinta-feira, levamos a pauta de receber os intercambistas e passou na CCM que eles nos apoiam. Podemos usar a estrutura do atual convênio de estágio com a Universidade do Porto. Ainda temos que ver a possibilidade de recebermos intercambistas que falam inglês (até então recebíamos estudantes apenas de Portugal).

-Greve Ufscar: terminou a greve dos estudantes de medicina da Ufscar após 80 dias, o máximo que conseguiram foi sessões de conversa com a prefeitura de São Carlos. O curso de medicina da Ufscar é muito dependente da relação coma prefeitura da cidade, através de contratos muito rápidos para o uso dos espaços para a graduação. O reitor da Ufscar disse que em relação ao Hospital Universitário, ficará tudo “bem” com relação a EBSERH. Apesar das críticas a essa empresa, para a Ufscar seria melhor que nada (a situação de agora). O atual presidente da EBSERH foi reitor da Ufscar, então é muito difícil promover algum debate por lá. O déficit de preceptores ainda continua complicado. As mobilizações continuam, tiraram uma carta de saída da greve com a possibilidade de fechar o curso de Medicina da Ufscar. O curso se encontra em precarização grande e as conquistas foram poucas.

-Greve Unesp: os estudantes de medicina da Unesp entraram em greve logo após o EREM. Ocorreu uma assembleia vitoriosa a respeito do posicionamento dos estudantes de medicina sobre a greve. Em seguida ocorreu uma assembleia geral do campus Botucatu e votaram pela adesão da greve mesmo. Vários outros campi da Unesp estão em greve também. Foram elencados alguns motivos: isonomia salarial entre os funcionários das 3 universidades estaduais, a questão do PIMESP e das cotas das universidades estaduais, paridade entre as categorias nas instâncias universitárias,  assistência estudantil em geral (Restaurante Universitário não há). A greve está bem forte na Unesp, em um momento histórico dessa universidade, com perspectivas boas de conquistas.

-CineCurtaCAPB: quinta-feira, 12h30, aqui no CAPB. Será exibido um episódio de Family Guy. Precisamos avisar nas salas de aula do primeiro e segundo ano.

-Reunião com Iochida: amanhã, 13h no CAPB com a professora Lucia Iochida, a respeito de uma preparação para o congresso da ABEM, aqui na EPM-Unifesp neste sábado sobre o PROVAB.

-Diga Não ao PROVAB: ocorrerá dia 14 de junho, das 8h às 12h, no CAOC da FMUSP.

-Ato Aumento Passagens: quinta-passada houve o segundo ato contra o aumento da passagem do transporte público. Os atos estão sendo puxados pelo Movimento Passe Livre. Ocorreu um murmúrio a respeito das manifestações porque os estudantes fecharam a rua inteira. Fica o convite para amanhã, o terceiro grande ato, às 17h na Av. Paulista. Concentração no CAPB às 16h45.

*Apoio ao Movimento Passe Livre: com a manifestação, a mídia coloca que as pessoas estão interferindo o direito de ir e vir, mas quando se coloca uma passagem a 3 reais e vinte centavos, estão restringindo o direito de trabalhadores e pessoas mais pobres a ir e vir utilizando o transporte público barato e de qualidade. Propomos escrever uma nota de apoio ao ato.

*Alojamento no CAPB para o Final de Semana: disponibilizaremos para os que gostariam de participar das discussões sobre o PROVAB que vão ocorrer na FMUSP e aqui na EPM-Unifesp.

*Reuniões de Acúmulo: propor essa reunião voltada para discutir mais profundamente os assuntos e as pautas discutidas. Junto com happy hour, comidas e bebidas. As pessoas trazem as demandas e os posicionamentos. Propor que já ocorra uma esta sexta-feira, às 18h, sobre PROVAB e Revalidação.

*Planejamento do Campus SP: Yago como membro do conselho de planejamento marcou uma conversa a diretora Rosana Puccini para perguntar a respeito do planejamento do campus. Ela disse que foi eleita no último conselho de campus uma Comissão de Planejamento do Campus, que age em 3 eixos principais: edifícios de pesquisa e laboratórios; imóveis assistenciais; edifícios acadêmicos. A comissão não é muito grande, mas contam com pessoal da infraestrutura. Ainda, a comissão realizará fóruns de apresentação e discussão de seus projetos. O principal ponto de ação é no bairro universitário. Com relação aos prédios, o edifício da “oftalmo”, que está sendo chamado de Hospital São Paulo II, precisa de um remanejamento de entradas (diferente para alunos e pacientes), foi aprovado no conselho de campus uma consultoria sobre as casinhas a serem remanejadas e o prédio tem prazo de dois anos para ser finalizado. Existe um projeto da subprefeitura da Vila Mariana de construção de uma UPA, administrada pela Unifesp no bairro, que servirá para desafogar o PS do HSP, com uso didático e acadêmico, localizado ao lado do prédio da “oftalmo”. Haverá a construção de um centro especializado de reabilitação, cuja área se encontra fragmentada. Existe um projeto de construção do prédio de pesquisa III, no cruzamento da Napoleão com a Pedro, onde se situa a Adunifesp, parte do projeto de verticalização. Em frente à Atletica/DCE, está planejado o instituto de criança e adolescente. Na rua Diogo de Faria, na antiga sede do CAPB, existirá um espaço de convivência, um centro de convenções para alunos, técnicos e professores, com uma possível entrada/saída na rua Borges Lagoa (próximo ao Pátio da Tribo). No cruzamento da rua Botucatu com Diogo de Faria, está planejado um edifício acadêmico, com salas de aulas e anfiteatros, para a substituição definitiva do EAD. Os representantes discentes do COPLAN do Campus SP se comprometem a pautar na próxima reunião do conselho a inserção discente na comissão do Bairro Universitário. Ademais, está sendo feito um levantamento de anfiteatro das disciplinas, que eram usados para fins exclusivos dela, agora para serem disponibilizados ao uso da Unifesp.

*Assembleia sobre Revalidação: a Erika, coordenadora de politica do CAPB, disse que acha melhor fazermos um debate/conversa antes da Assembleia Geral. Assim que todos os convidados confirmarem, podemos marcar o evento para quinta-feira à noite da próxima semana, às 18h30.

*Audiência Pública Campus SP: ocorrerá dia 02/07, às 12h. Vem sendo construída desde o Conselho de Entidades, que nos pediram para levantar as pautas de reivindicações estudantis. Marcamos uma reunião com todos os CA’s do Campus e organizamos nossas pautas e em seguida levamos ao Conselho de Entidades, que as ouviu e discutiu. Quanto à audiência do HSP, a própria reitora disse que irá organizar com o objetivo de apresentar o HSP para a comunidade Unifesp.

*PICNIC CAPB: queremos marcar um picnic no Ibirapuera. A marcar data.

*80 anos CAPB: temos que ver o que é viável para o CAPB. Festa (e discutir modelos de festas), série de eventos, conversa com velhos CAPBISTAS, apresentação histórica do CAPB. Marcar reunião extraordinária do CAPB com urgência, terça-feira à noite da próxima semana, dia 18. Fazer um CineCAPB dos 80 anos a respeito da história do CAPB na Ditadura para agregarmos o assunto da Comissão da Verdade.

*Comissão da Verdade da Unifesp: seguindo a linha federal, estadual e municipal, as instituições estão criando as suas comissões da verdade. A da Unifesp será aprovada no próximo CONSU. A Comissão será independente da gestão da reitoria. A ideia da comissão é pesquisar os arquivos, pegar depoimentos da comunidade, realizar um resgate histórico e um levantamento da época da ditadura na EPM. Serão criados Grupos de Trabalho a respeito do assunto. Foi pedido ao DCE representantes de alunos, inclusive do CAPB pois naquela época éramos o único Centro Acadêmico. Propomos a indicação do Lucas Carlini (linguini) como representante do CAPB para a Comissão.

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 03/06/2013

Pautas: Informes e Repasses; Festas Juninas; CineCurta; Revalidação; PROVAB; Assembleia Geral; Parceria com Anglo; Bíceps; SAP; Salinha e Sobras; Moletons

-Informes e Repasses:

*Conselho de Entidades: ocorreu segunda-feira dia 27/05. Teve início com uma discussão a respeito do conceito de Audiência Pública, um espaço com dois objetivos: prestação de contas pelas autoridades e discussão da comunidade a respeito de alguns temas públicos. Audiências Públicas serão realizadas com certa periodicidade em cada Campus para socializarmos informações, na presença da Reitoria e da Diretoria da cada Campus. A primeira será em Diadema. A próxima já é a de São Paulo, e o Campus SP na verdade terá duas: uma a respeito de generalidades e outra somente sobre o Hospital São Paulo. As datas são 02/07 (geral) e 10/07 (HSP). Precisamos marcar uma reunião com todos os CA’s do Campus para tirarmos as pautas de reivindicações dos alunos do Campus e levarmos para o próximo Conselho de Entidades que ocorrerá sexta-feira dia 07/06. A reunião com os CA’s ficou para quinta-feira, 06/06, às 19h.

*DCC: o órgão para fomentar a pesquisa e ligas, espaços acadêmicos extra-graduação. Marco Aurélio e Luciana planejam uma gestão grande e mudar o formato da gestão do DCC para que consigam tocar os trabalhos com maior eficácia. Eles querem ampliar para organizar melhor as atividades desenvolvidas.

*Reunião regional Sul-2 DENEM: será 08 e 09 de julho no CAOC.

-Festas Juninas: ocorrerá a festa junina da Unifesp no Clube Adamus, colocaram convite na intranet para montarmos barracas. Os estudantes devem participar da festa, cujo objetivo será a integração. O lucro da barraca poderá ficar com a entidade organizadora da barraca (CAPB). Tentaremos ficar com a barraca de pipoca. Também existe a possibilidade de fazermos uma festa junina do DCE. Houve comentários contra ocorrer a festa, ou com várias ressalvas. Sabemos que não existe comprometimento de várias pessoas e o trabalho acaba caindo na mão de uma ou duas pessoas. Sugeriram fazer uma festa na casa de alguém, com pessoas do CAPB e convidados, onde cada um levaria alguma comida. Outro ponto é que devemos comemorar os 80 Anos do CAPB, sendo a festa junina não prioridade. Ficou decidido em reunião que o CAPB não participará de festa junina de outros CA’s.

-CineCurta: poderíamos tentar fazer um na próxima semana aqui no CAPB na quinta-feira à noite, com um filme a respeito de opressões.

-Revalidação: foi uma das pautas polêmicas do EREM, espaço importante. Vários CAs já se organizaram e consultaram suas bases e precisamos organizar uma Assembleia Geral para discutirmos e tirarmos um posicionamento dos estudantes da Unifesp. A gestão tem que estudar o assunto para podermos informar os alunos. Outra sugestão foi que houvesse convidados ou que fizéssemos uma mesa de conversa. Temos que esclarecer as diferenças entre Revalidação de diplomas, Revalida (a prova), Revalida Sim (o movimento) e a vinda emergencial dos médicos estrangeiros. Ficou decidido que os convidados e a discussão serão na própria Assembleia Geral.

-PROVAB: divulgarmos a mesa que o CAOC está organizando, com a presença da Mapê (direção do CAOC) aqui para a divulgação.

-Assembleia Geral: pauta sobre Revalidação de diplomas. Escolher e avisar os convidados para que possamos decidir uma data.

-Parceria com Anglo: haverá a jornada de profissões em que fomos convidados para falarmos a respeito da medicina e, de vivência universitária e também a respeito da história da Escola Paulista de Medicina. Haverá um Estande nosso lá. Ocorrerá neste sábado dia 08/06 à tarde, teremos transporte para os interessados em participar. Precisamos de pessoas da gestão e de um médico já formado.

-Bíceps: os textos ficarão para esta sexta-feira. Os autores de cada texto são: PROVAB (Klaus e Carbone), Revalida (Bianca), Transporte (Marco) e Reforma (Amarilis e Wumathylla). Podemos usar a impressora do CAPB.

-SAP: o grupo que está organizando o evento quer uma reunião com a gestão do CAPB. Ficou marcada a reunião para segunda-feira dia 10/06, às 18h30.

-Salinha e Sobras: muitas coisas sobraram e estão depositadas na salinha. Precisamos organizar melhor a disposição.

-Moletons: abriremos uma segunda leva dos moletons, somente com a cor verde porque não completaríamos o número mínimo do pedido se dividíssemos. Pessoas ficarão responsáveis em cada sala.

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 27/05/2013

Pautas: Informes e Repasses, EREM, Reunião CA’s Campus SP, Bíceps.

*Informes e Repasses:

-Comissão de Reforma Curricular: a reforma tem sido feita de trás para frente, do sexto ano para o quinto, em diante. Os conteúdos estão sendo jogados para frente e não estão “cabendo” na grade curricular. Outro problema é que os departamentos não estão sendo comunicados a respeito da reforma, mas também pode ser bom para não provocar conflitos.

-Conselho de Graduação: houve votação de casos de jubilamento, sendo nenhum do Campus SP. Aconteceu a homologação dos Coordenadores de Cursos.

-Câmara de Graduação: foi discutido um dia para ter área verde, um dia livre para os estudantes. Pretendem pegar o dia das eletivas, à tarde padronizado para ser o pró-aluno de todos os cursos. Também foi discutido a respeito do Enade que será feito apenas pela turma 76 este ano e não pelos calouros. Foi repassado que o COREME da Unifesp não aprovou o bônus do PROVAB, mas não sairá na nota. Sobressai a autonomia universitária.

-Conselho de Planejamento: houve uma rodada de apresentações de cada presente na reunião. O pró-reitor de Planejamento é uma pessoa muito bem humorada e com ótimas ideias, é o prof. Esper Abrão. Discutiu-se a função da Pró-Reitoria de Planejamento (ProPlan) bem como o referido conselho. O planejamento deve ser baseado num conhecimento prévio sobre o assunto em questão, que deve ser analisado para o bem de todos os envolvidos. A ProPlan desenha ideias e dá suporte para que os órgãos executivos a cumpram, em todos os níveis (desde o Consu, passando pelas outras Pró-Reitorias, Direções de Campus, Unidades, Cursos, chegando ao Conselho de uma Disciplina). Foi apresentado o organograma da ProPlan dividida em departamentos (Planos Diretores, Edificações, Laboratórios, Imóveis) e em coordenadorias (Elaboração do Orçamento, Gestão de Informação, Desenvolvimento Institucional e de Estudos de Futuro, Sistema de Acompanhamento e Avaliação). O Pró-Reitor Adjunto, prof. Pedro Arantes, arquiteto do campus Guarulhos, falou sobre as duas maiores carências da Unifesp: Infraestrutura e Recursos Humanos, havendo a necessidade de criar as Pró-Reitorias de Planejamento e de Gestão com Pessoas, respectivamente (esta ainda é uma secretaria). Falou-se sobre algumas tarefas já realizadas e em realização para os 100 primeiros dias, dentre os quais se destacam: as palestras “Ciência Numa Hora Dessas?”, Plano de Desenvolvimento Institucional, Plano Diretor de Infraestrutura (para os campi da expansão), retomada do projeto Bairro Universitário da Vila Clementino, Moradia Estudantil juntamente com a PRAE para elaboração de áreas para concurso, Programa de Laboratório para verificar demandas, Biblioteca de Referência, Contratações de novos funcionários. Foi apresentada uma proposta de trabalho em Câmaras específicas direcionadas às necessidades de cada campus, junto à diretoria e o conselho do mesmo. Firmou o acordo das datas para as próximas reuniões do Coplan: toda segunda quinta-feira do mês, das 10h às 13h.

-CR-DCE: houve uma má-divulgação do evento. O fato é que ocorreu e fizeram repasse da Reunião com a PRAE para verificar as demandas dos campi com os representantes do DCE, querem desenvolver atividades em conjunto, por exemplo, fóruns de discussão (sendo a primeira proposta sobre Saúde Mental). Aconteceu uma avaliação das eleições de representação discente dos Conselhos, houve uma única chapa que concorreu com o chapão unificado (eles não elegeram ninguém), com pautas similares, o que foi questionado, mas sem muitas respostas. Quase no teto do término da reunião, conversou-se a respeito do Congresso Estudantil da Unifesp, precisam definir três coisas básicas do congresso: data, local (campus) e regimento. No próximo dia 15, sábado, haverá um CR-DCE aqui em SP às 15h para continuarem os trabalhos a respeito do Congresso.

-Moletom: chegam hoje às 15h aqui no CAPB. Haverá controle.

*EREM: o ônibus sairá às 22h. Propusemos que fizéssemos um social dentro do ônibus, mas o CAPB não arcará com os custos. Varemos vaquinha ou cada um trará a sua bebida. Ficou o aviso de levarmos blusas de frio e guarda-chuva. Qualquer problema que acontecer, procurar as pessoas da gestão do CAPB. O horário da volta de domingo é difícil de saber por causa dos acontecimentos do dia. Os alojamentos tentarão ser divididos por delegação, em sala de aula.

*Reunião CA’s Campus SP: precisamos marcar um dia com reunião com todos os CAs, principalmente com as reuniões em conjunto com a Rosana. Pautas principais são BANDEX, Moradia Estudantil e Segurança.

*Bíceps: houve sugestão para retorno do Bíceps, um folhetim informativo a respeito do que tem rolado na Universidade e no CAPB, como primeiros temas: PROVAB, Revalida, Transporte e Reforma (prazo para sexta depois do EREM, 06/06/13).

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 20/05/2013

Pautas: Divulgação Acadêmica via Facebook, Informes, Repasses, Planejamento/Articulação para Reunião ABEM, Esquenta com Biomed

*Divulgação Acadêmica via Facebook: Wumathylla faz uma liga que realiza um curso chamado Estigma e Outras Drogas. Ele sugeriu a ideia de que o CAPB pudesse divulgar eventos acadêmicos como esses da Escola por nossas mídias. Os presentes concordam que seria uma boa ideia, mas os pedidos devem ser analisados (Cursos Introdutórios de Ligas não devem ser divulgados). O número de divulgações deve ser limitado.

*Informes:

-Pré-EREM: ocorrerá na terça-feira dia 21 às 19h, no Anfiteatro A. Esperamos que alunos de outras faculdades venham. Será algo rápido, acreditamos que com 1 hora damos conta.

-Moletons: realmente a solicitação era até terça-feira e pagamento até sexta-feira, houve um desentendimento e havia limitação de quantidade. O CAPB gostaria de pedir desculpas aos que vieram nos procurar e não puderam adquirir, pretendemos fazer um segundo lote. O primeiro lote foi programado para irmos ao EREM. Precisamos levar em conta as pessoas que pediram primeiro e pagaram para darmos prioridade.

-Inscrições EREM: pagamos 41 inscrições, o ônibus tem 44 vagas. Temos 37 inscrições pagas. O CAOC se disponibilizou para comprar as inscrições que sobrarem. Podem se inscrever quatro pessoas no ônibus na hora, o que abriria outra possibilidade de esperarmos para ver. Por contraste, votamos que devemos vender as inscrições remanescentes para o CAOC hoje.

-2º Assume Unifesp: dia 24 ocorrera o evento composto por uma mesa de debate e após um social. A organização esta sendo feita por pessoas do DCE.

-PRAE: hoje às 15h haverá reunião aqui no DCE para conversar a respeito dos processos dos estudantes de Guarulhos. Vai se montar um novo grupo para avaliar a situação.

*Repasses:

-CONSU: a professora Soraya fez um informe sobre audiência publica na zona leste que foi bem sucedida, foi criado um grupo de trabalho com a prefeitura, estão vendo as questões do terreno. O grupo de trabalho também esta na tentativa de resgatar a ideia do Bairro Universitário. Haverá outras audiências em todos os campi para prestação de contas dos primeiros dias da gestão da reitoria e também dos assuntos da greve. A Unifesp esta devolvendo o prédio do Largo do Paiçandu, houve suspensão dos concursos para o Curso de Direito. Houve pauta das eleições, foram colocadas criticas ao sistema para serem aprimoradas na próxima eleição. Foi aprovado o orçamento de 2013, que não vai dar conta de suprir o segundo semestre. Foi criado o departamento de bibliotecas, uma estrutura ligada a reitoria, para facilitar os pedidos de acervos e compras, estão verificando a compra de um novo sistema.

-Congregação EPM: terça ocorreu a congregação, foi discutida a pauta sobre o Provab e a EPM foi contra o bônus e contra o trancamento de vagas.

-Reunião Diretora Campus: em conjunto com os outros CA’s, 3 pautas principais foram discutidas: Biblioteca (+Paltex), Restaurante Universitário e Segurança. Quanto à biblioteca, a Diretora Rosana deu a entender que o processo de contratação para novos funcionários está num estágio avançado e até no meio do ano o horário de funcionamento será ampliado. A princípio a Diretora sugeriu que fosse às 21h, mas a encarregada pela biblioteca disse que por experiência dela o movimento só fica até as 20h30. Ainda assim a professora Rosana disse que irá brigar para manter 21h. A Paltex, organização que vende livros e materiais médicos mais baratos, será reaberta também até o meio do ano. Quanto ao Restaurante Universitário, o problema da licitação para a verificação da viga que sustenta o prédio ainda continua desde o incêndio e por isso a outra parte ainda não foi reformada. Acredita-se que até o final do ano isso já tenha sido verificado. A Diretora disse que a estrutura do RU precisa ser reformada, com problemas de encanamento, dentre outros, o que levaria ao fechamento por no mínimo 1 ano, o que nos traz o problema de não ter outro lugar para servir refeições visto que o Pátio da Tribo se encontra enfestado por morcegos. Quanto à Segurança, pouco se avançou neste campo, mas a Diretora ainda se comprometeu a levar adiante esta questão juntamente com as parcerias com a prefeitura a respeito do Bairro Universitário.

-Reunião com CAOC e CAMA: a princípio a reunião seria entre CAPB e CAOC, mas contou com a participação do CAMA também. Os estudantes da Santa Casa trouxeram informações importantes a respeito da questão do Revalida e do movimento que está ocorrendo. Foi feita uma discussão sobre a entrada dos médicos cubanos, sobre o método de avaliação e sobre o movimento. Concluiu-se que somos a favor de uma avaliação para entrada dos médicos e que precisamos debater sobre a prova do Revalida. Quanto ao movimento, propusemos uma carta a ser lida na Reunião da APM com mudanças tais como do lugar de origem (da APM para a Avenida Paulista), de nome e de direcionamento das questões defendidas. Os presentes na reunião do CAPB concordam que devemos ter cautela caso formos entrar no movimento Revalida Sim.

-Reunião APM: nenhum presente representante do CAPB. Soubemos pelo CAOC que houve uma conquista da mudança do local de origem.

*Planejamento/Articulação para Reunião ABEM: vamos marcar uma reunião especifica para isso. Tentar trazer professores contra o PROVAB nessa reunião. Sugeriram a ideia da EPM se desassociar da ABEM.

*Esquenta com Biomed: eles irão para o InterBio no mesmo dia do EREM, lançou-se a questão se podemos fazer um social com eles. Os presentes na reunião do CAPB concordaram, conversaremos mais com eles.

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 13/05/2013

Pautas: Informes e Repasses, Reunião com CAOC, Moletom, Compras e Vendas, Revalida, Pré-EREM, Inscrições EREM, Festa Junina Unifesp, Virada Cultural.

*Informes e Repasses:

-Eleições dos Conselhos: ocorreram as eleições dos conselhos, 93% da chapa unificada foi eleita. Erika e Albanett no Conselho Universitário, Matheus no Conselho de Assuntos Estudantis, Yago no Conselho de Planejamento, Amarilis no Conselho de Administração, Thiago Coelho no de Graduação, no Conselho do Campus SP o chapão não conseguiu se eleger, na Congregação todos do CAPB entraram. Na formação do chapão e divulgação do resultado, ocorreram algumas intrigas, pois alguns estudantes resolveram sair da chapa por opção própria e reclamaram porque o campus SJC não conseguiu se eleger no Conselho Universitário.

-Repasse sobre PROVAB: como discutido na reunião passada, o Klaus foi para Brasília, houve votação. As entidades do governo votaram a favor do programa, exceto a Secretária Executiva da CNRM/MEC. Outras entidades se mostraram contrárias: CFM, AMB, FENAM, FABM, ANMR. A nossa surpresa foi que a ABEM votou a favor do programa e por isso o voto de minerva do governo foi a favor da manutenção do programa. O Wumathylla, que é suplente discente da ABEM, disse que todos se encontram indignados com essa decisão. O CAPB acha válido escrever uma carta ou alguma outra forma de se mostrar contra a decisão e expor na próxima reunião da ABEM que será na Unifesp dia 15 de junho. Estamos vendo representantes para uma mesa nossa com discussão sobre PROVAB dia 05 de junho, sendo o Klaus representante discente.

-Coordenação Local de Estágios e Vivências [CLEV-Intercâmbio]: houve reunião da Comissão do Curso Médico na qual apresentamos o nosso programa de intercâmbio. A CCM aprovou nosso projeto, mas não sabemos se há estrutura para recebermos estudantes. Estamos indo atrás disso bem como dos departamentos dispostos a receber intercambistas. Será tranquilo fazer equivalência dos estudantes daqui da Unifesp, desde que incluído o programa na Comissão. Queremos propor que a equivalência seja por objetivo da Unidade Curricular, do contrário dificilmente haverá equivalência. Está para sair o edital de vagas remanescentes e a seleção será por pontos.

-CCM: comentaram a respeito da unificação dos pró-alunos para terça-feira à tarde para facilitar atividades extracurriculares. Houve comentários sobre o transporte, estão contando atualmente com quatro veículos pequenos, situação que deve ficar assim até dia 15 de junho pelo menos. Estão também tentando redistribuir matérias do ciclo básico e do clínico.

*Reunião com CAOC: a presidente do CAOC sugeriu que fizéssemos uma nova reunião porque já temos assuntos acumulados sobre PROVAB, Revalida e ECEM. O CAPB concorda que poderia ser lá na FMUSP nesta quinta-feira.

*Moletom: depositamos 50 moletons e repassaremos os tamanhos já decididos amanhã.

*Compras e Vendas: precisamos decidir uma forma melhor de administrar nosso dinheiro de vendas. Todo mundo da gestão deve se comprometer a fazer os depósitos de quantias acumuladas. Precisamos marcar uma reunião da gestão para discutirmos as finanças.

*Revalida: existe programa de revalidação de programas de estudantes formados em faculdades no exterior, uma prova muito difícil. A discussão veio à tona com a vinda de cerca de 6000 médicos cubanos para o Brasil. Confundem-se os argumentos com as discussões sobre Exame de Ordem, na questão de avaliar as instituições de ensino. Deve-se focar a discussão no nosso sistema de saúde: colocar os médicos do exterior em espaços precários de saúde irá mudar a vida da população local? A estrutura não irá mudar, nem os investimentos. Haverá médicos cuidando de excessivos de famílias. Existem comentários corporativistas para contratar médicos brasileiros nos serviços do Brasil, mas não há discussões sobre melhoras e ampliação das universidades brasileiras. A qualidade dos médicos cubanos é inquestionável, os índices de saúde de Cuba são excelentes, com uma lógica de funcionamento que devemos levar em consideração. Mas a discussão é difícil pelos argumentos já colocados. Seria bom se conseguíssemos duas pessoas, uma contra e outra a favor, para formarmos um debate aqui na Unifesp. Presentes na reunião expuseram suas opiniões a favor de uma prova e de um processo de revalidação, mas que pode ser discutida na maneira de ser feita porque países diferentes possuem uma realidade de saúde diferente. A questão da língua local também deve ser vista. O CAPB não chegou a um consenso, mas precisamos de outros espaços para discussão do assunto.

*Pré-EREM: Thiago e Wumathylla ainda verão uma data adequada. Será avisado com quase uma semana de antecedência.

*Inscrições EREM: quinta-feira acabam as inscrições do CAPB para o EREM.

*Festa Junina Unifesp: o pessoal da organização da festa da reitora Soraya gostaria de fazer uma festa unificada e cada departamento estaria convidado pra fazer uma barraca e vender alguma coisa. Estão convidando os centros acadêmicos para fazerem uma barraca também. O Sócio-Cultural ficará por conta de ver com os outros CAs.

*Virada Cultural: surgiu um programa de juntar toda galera do CAPB e fazermos um programa em conjunto. Havíamos disponibilizado o DCE para o pessoal da UEL se alojar.

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 06 DE MAIO DE 2013

Pautas: Informes e Repasses, PROVAB/Bônus, Discussão e Balanço CineCAPB, Eleições Conselhos Centrais, EREM e Pré-EREM, ECEM, Moletom.

*Informes e Repasses:

-Reunião Regional: realizada em Botucatu, sábado, foi comentado sobre o EREM, estamos hoje com quase 400 pessoas inscritas, pensamos em limitar o numero de pessoas porque comportamos estruturalmente 450 pessoas. Pediram aos coordenadores da regional chegarem 1 dia antes.  Quem quiser auxiliar na organização, eles disponibilizaram uma lista.

-PROGRAD: entrou em contato com o DCE para uma conversa hoje às 15h com as entidades estudantis, para uma conversa inicial. Consideramos um novo espaço de conversa. Pautar as questões da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.

-Reunião com Diretoria do Campus: levar o dossiê da greve, lembrar o roubo no prédio de pesquisa. Acontecerá sexta-feira dia 10 às 12h.

-Anglo: ainda precisamos verificar verbas para o Barrettinho. Haverá outra palestra feita pelos membros do CAPB, dia 20/05. Dia 08 de junho haverá amostra de profissões, pediram material de apresentação da Escola. Pediram um professor para irem até lá, será num sábado.

*PROVAB/Bônus: Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica, uma proposta de interiorização da medicina. Recém-formados se inscrevem no programa, municípios cadastrados recebem esses médicos. O recém-formado vai, trabalha e recebe um salário de acordo com a região. Com 1 ano você ganha 10% de bônus na residência, com 2 anos tem 20%. A Comissão de Residência Média (COREME) da EPM-Unifesp aprovou não aceitar o bônus PROVAB e temos respaldo da autonomia universitária para tal. O sexto-ano vai divulgar um abaixo-assinado e pede a assinatura de todos os alunos da instituição. O Klaus, sexto ano, escreveu uma carta e irá levar para Brasília, apresentar à Secretária Nacional de Residência Médica. A leitura da carta foi feita e o CAPB aprova por 26 votos a favor, 0 contra, 3 abstenções.

*Discussão e Balanço CineCAPB: 25 reais precisam ser pagos ao Vitor 79 que comprou pipoca com o dinheiro dele. A discussão não pôde ser realizada por ter acabado muito tarde. A ideia é ver se dá pra fazer mais CineCAPBs, talvez com curtas-metragens.

*Eleições Conselhos Centrais: temos o chapão unificado que precisamos divulgar na turma 80. Ficou divulgação no grupo das turmas e nos grupos em conjunto, disponibilizar colinhas no DCE e na Biblac.

*EREM e Pré-EREM: precisamos definir o pré-EREM na próxima semana. Questões como os assuntos e os dias ainda estão em aberto devido à disponibilidade dos coordenadores regionais.

*ECEM: houve uma proposta na Reunião Regional da gente fazer o ECEM 2014 em São Paulo, na USP, em conjunto o CAPB e o CAOC. A questão ainda está em aberto. Haverá reunião com CAOC aqui no CAPB nesta quinta-feira à noite.

*Moletom: verificamos o preço com a empresa mais barata, porém o tecido era ruim. Mandamos para outra empresa que cobra mais por um maior tamanho. Está marcada para amanhã às 16h30 aqui no CAPB para a nova empresa trazer uns exemplares e verificarmos a qualidade do tecido. Precisamos do agasalho pronto até o dia do EREM. Divulgar nos grupos das turmas até sexta, quando fecharemos a lista com nomes e tamanhos.

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 29/04/2013

Pautas: Informes e Repasses (Comissão de Reforma Curricular, Conselho de Assuntos Estudantis, Segurança Campus SP, Semana de Arte Paulista); CineCAPB; Moletom CAPB; Pré-EREM; Eleição para Conselhos Centrais; Congresso estudantil da UNIFESP

*Informes e Repasses:

-Comissão de Reforma Curricular: no começo se encontrava esvaziada. Querem remanejar as aulas da grade curricular, sendo o principal ponto o sexto ano possuir apenas emergências, o que cria problema das outras 400h/aula do atual sexto ano.

-Conselho de Assuntos Estudantis: último pela eleição do ano passado. Aprovado o Código de Conduta Estudantil (ainda deve passar pelo Conselho Universitário). Problema no artigo quinto: pedido para detalhar os tipos de conflitos “leves”, “médios” e “graves” (se estes podem ou não levar à expulsão do estudante, foi votado que sim). Ficou decidido que cada caso será avaliado individualmente por uma Comissão (aprovada pelo CAE) porque não há como prever todos os casos. Foi aprovada uma nova pró-reitora adjunta de Assuntos Estudantis: profa. Conceição (da enfermagem), o que leva a duas reflexões (ela foi pró-reitora de extensão na gestão da reitoria anterior e também foi diretora do campus Guarulhos, relatada por fechar os espaços estudantis do campus). Também foi levantada a possibilidade de cota de impressões para estudantes, pois somente dois campi possuem, mas a decisão final ficará com cada diretoria de campus (parece-nos que no campus SP cada estudante tem direito a 20 impressões, próximo ao “prédio palito”). Como última pauta, foram criadas duas novas comissões: Moradia Estudantil e Conduta/Direitos Estudantis. Problema: pouca representatividade dos estudantes (apenas 1 da graduação sendo a comissão composta de 9 membros).

-Segurança Campus SP: entraram no Edifício de Pesquisa II e no Edifício de Ciências Biomédicas e roubaram equipamentos e celulares. Não há fiscalização da entrada como pedir crachá, sendo os seguranças ineficientes. Também há relatos de roubos dentro do próprio Hospital São Paulo, inclusive no conforto médico. Relatar casos à Diretora de Campus e buscar possíveis soluções.

-Semana de Arte Paulista: a SAP está sendo organizada por alunos, para a exposição de atividades culturais. Quinta-feira às 14h ocorrerá a segunda reunião na sala do CAPB. Todos estão convidados a participar.

*CineCAPB: quinta-feira às 18h, no anfiteatro Lemos Torres. Haverá pipoca e refrigerante. Ver DVD ou filme em Pendrive com Marco 80 ou Vitor 79. Exibiremos “Na Natureza Selvagem”.

*Moletom CAPB: desenho definitivo foi feito. Ver prazos finais (até o EREM), preços a definir com as empresas. Após isso, repassar para todas as turmas e verificar os pedidos de compras, que serão feitas somente por encomenda. Precisamos verificar a qualidade dos moletons.

*Pré-EREM: Thiago 80 e Wumathylloa 79/80 (são coordenadores regionais da DENEM) verão os assuntos abordados. Fazer um encontro em conjunto com a USP.

*Eleições Conselhos Centrais: os panfletos estão prontos, começar a divulgação da chapa unificada. Ir às salas das turmas 80 e 81 pessoalmente, divulgar online para as outras turmas e também nos diversos meios online.

*Congresso Estudantil da Unifesp: houve reunião no sábado para começar os trabalhos do congresso que será em novembro, estavam presentes as entidades do DCE e do CAPB. Os grupos políticos da Unifesp enviarão teses (temas) para serem avaliadas. No congresso será eleita a próxima chapa do DCE. Todos os cursos da Unifesp terão representantes na comissão organizadora do congresso. O CAPB indicará Erika 78/79 e Lucas Carlini 80.

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

Ata da Reunião Ordinária do CAPB do dia 22/4/2013

*Informes e Repasses:

-Sabotagem do plebiscito EBSERH: houve mais cédulas do que assinaturas. Algumas listas de presença sumiram do SINTUNIFESP. Será anulado o processo ou não?

-CR-DCE: esvaziado de pessoas.

*Transporte da UNIFESP: desde a transição da antiga para a nova reitoria, não houve a renovação dos contratos de transporte. Para uma nova, seria necessário uma licitação demorada (3 meses). O paliativo feito com um transporte de Guarulhos acabou. A situação parece que estará resolvida até o segundo semestre.

*Seminário de Saúde do CAPB: os temas do primeiro dia, pela manhã, seriam uma mesa sobre conjuntura política e econômica tanto nacional quanto internacional, criação do SUS, reforma sanitária, privatização da vida. Pela tarde, financiamento da saúde. Segundo dia, pela manhã, as consequências de uma sociedade doente, drogas e internação compulsória e desenvolvimento social em saúde. A verba seria proveniente do setor de pró-eventos da PRAE para um seminário de dois dias. A proposta com o orçamento tem de estar pronto até 10 de maio e enviado à PRAE. Provável data são os dias 21 e 22 de setembro, das 9:00 ao meio-dia e das 14:00 às 18:00, e o provável local, o teatro Marcus Lindemberg. Erika fará o orçamento.

*CINECAPB: dia 02, quinta-feira às 18 horas! Local a definir.

*Pendências do CAMPUS São Paulo: levantar quais são as pendências do campus para levar para a reunião com a Rosana. Sexta-feira, 10 de maio, do meio-dia às 13:00, no anfiteatro do quinto andar do edifício Otávio Carvalho. Convidar o pessoal dos outros CAs.

*Barrettinho: proposta de uma coluna de reportagem de caráter bem crítico no Barrettinho.

*Moletom: mudanças no desenho do moletom? Atualmente, temos “UNIFESP”, “Medicina” e “EPM” na frente. Parece que não haverá alteração…

*Pré-EREM: dias 08 e 09 de maio. Os coordenadores regionais devem comparecer.

*NESP: núcleo de estudo em saúde pública, existe em outras universidades. Formação política conjunta de todos os CAs. Quarta-feira no horário do almoço. Aberto à comunidade. Data a confirmar. Temas sobre a fundação das saúde: OSs, por exemplo. Espaços quinzenais com texto base. Alguém deve se responsabilizar para preparar uma apresentação do tema. Como primeiro tema, poderia ser a EBSERH e a SPDM. Como serviços privados podem afetar a qualidade de ensino e de serviços da saúde? Parece que o horário de quarta no almoço não é mais viável para nós, do CAPB.

Eu, Linus Jan No, Coordenador de Intercâmbio, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 15/04/2013

Pautas: Informes e Repasses, CineCAPB, Edital PROGRAD, Virada Cultural, Pré-EREM, Calendário Calouros, Moletom.

*Informes e Repasses:

-Reunião Diretoria Campus SP: a nova diretora Rosana do Campus SP começou propondo uma reunião mensal, toda primeira sexta-feira. Ela quer ouvir as nossas necessidades mais urgentes: falamos sobre biblioteca, refeitório, anfiteatros e segurança. No geral, ela foi bem receptiva e se dispôs a ir atrás de respostas.

-Reunião com CAOC: pauta principal foi sobre o PROVAB, elaboramos uma carta criticando através de 7 pontos o programa , que apenas propõe um deslocamento temporário de médicos recém-formados para regiões pobres, sem melhoria de infraestrutura nem perspectiva de fixação do médico na região. Prevemos organizar mobilizações em todas as universidades públicas do estado de SP. Na EPM/Unifesp o sexto ano já está se mobilizando, elaborou uma carta e a Diretoria do Campus se mostrou contra o projeto também.

-Oficina Regional ABEM “Teste Progresso”: dia 19 vai ocorrer na Anhembi Morumbi essa oficina. Avisaremos em breve como vai ser.

-Como Funciona a Sociedade: ocorreu esse final de semana, pensamos que haveria duas turmas, mas acabou tendo 18 desistências. Em termos de organização foi tranquilo. A Bianca achou o curso bom, mas critica a monitoria porque eles não souberam conduzir bem nem deixar os participantes comentarem. A Ana Paula criticou a pontualidade. A Thais achou difícil chegar à conclusão que os monitores gostariam que chegássemos.

-CR-DCE: começou com diversos informes, em seguida discutiu-se a eleição dos conselhos. Ficou decidido que formaremos uma chapa conjunta dos estudantes de todos os campi, mesmo com a discordância da ultraesquerda de Guarulhos (que irá lançar uma chapa à parte). Essa chapa unificada deve ter coesão com o que vai ser defendido nos Conselhos. Estamos mapeando todos os inscritos de todos os cursos para darmos formação à chapa.

-Comissão Reforma Curricular: ocorreu uma briga porque não aceitaram a forma como o professor Eduardo Medeiros aceitou. Foi uma reunião bem conturbada e confusa a respeito de flexibilidade do currículo e questões de eletiva.

-Comissão Curso Médico: foi pautada uma avaliação seriada sobre cada bloco (básico, clínico e internato), sobre cada módulo (no término deste). Pauta principal foi a Carta feita por 5 pessoas da 79 demonstrando os problemas existentes na graduação, nas aulas. Foi algo diferente porque os professores nunca levaram a sério reclamações, com algum impacto pois houve 180 assinaturas das turmas 79 e 80. A carta foi repudiada por uma professora da obstetrícia, mas a maior parte dos professores, inclusive o professor Rimarcs, defendeu os alunos e a carta.

-Comissão Autonomia Espaços Estudantis: reunião hoje às 9h da manhã, comissão criada ano passado, para verificar os problemas dos espaços estudantis nos diversos campi, então se formou a comissão para estudar o tema. Na reunião foi discutida a questão do Centro Acadêmico da Baixada Santista, que era unificado, mas foi dissolvido e cada curso vai criar o seu CA. A diretora do Campus fechou o CA enquanto não houvesse um representante legal para responder. Nessa comissão, deu-se várias ideias como, por exemplo, o DCE ficar como representante, mas a diretora não gostou da ideia. Ficou decidido pegar exemplos de outras faculdades para fazer um fórum a respeito de Autonomia dos Espaços Estudantis.

-Assembleia Geral Campus SP e Questão Terreno Atlética/DCE: foi esvaziada (menos de 100 estudantes), sem quórum (170 estudantes), em que se informou que a Pró-Reitoria de Administração conseguiu uma brecha para continuar pagando as contas temporariamente. Os técnicos se mostraram dispostos a nos ajudar e estão do nosso lado na luta contra a SPDM. Semana passada, depois da reunião com a diretoria do campus, chamaram a Albanett para dizer que havia um despacho da Pró-Reitoria de Administração, que conta a história do problema das contas do terreno. Como resultado, precisamos descrever todas as atividades desenvolvidas nos espaços estudantis que justificassem o pagamento das contas do terreno pela Unifesp. Precisamos marcar uma reunião com os outros CA’s para isso.

*CineCAPB: não poderá ser amanhã porque o único anfiteatro disponível está com o projetor ruim. Tentaremos na próxima semana. Como primeiro filme propusemos Into The Wild.

*Edital PRAE: lançaram dois editais importantes pra nós: transportes extracurriculares, podemos pedir 2 passagens de avião para o ECEM Belém do Pará; e de pró-eventos, para idealização do Workshop e o Seminário de Saúde do CAPB que estamos planejando.

*Virada Cultural: queremos disponibilizar o DCE como um espaço para as pessoas da regional se encontrarem durante o evento e talvez se abrigarem aqui. Deve ter segurança da Unifesp para vigiarem.

*Pré-EREM: ficou marcado 08 e 09/05 pré-EREM do CAPB, explicaremos o que é o encontro, o que tem que levar, o tema do encontro.

*Calendário Calouros: unificamos os 3 calendários dos calouros e publicaremos hoje ainda para que todos usem.

*Moletom: mandamos o orçamento para as empresas, o modelo seria canguru, mas precisamos do desenho definitivo. As cores ganharam a votação: verde escuro para fundo e gelo para cor da letra. Tentaremos o preço mais barato possível e o Gonzo ainda verá o desenho.

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 08/04/13

Pautas: Informes e Repasses, Representação Discente, CineCAPB, Assembleia Geral, Como Funciona a Sociedade, Agendamento de Reunião com CA’s SP, EREM, Relógio para o CAPB, Moletom do CAPB.

-Informes e Repasses:

*CR-DCE: Conselho Representativo do DCE convocado com bastante antecedência, precisa de 8 entidades representativas para acontecer, porém havia apenas 6 entidades (mas 9 cursos). Foi um CR só de discussão, fizemos os informes sobre o prédio da Unifesp, convocamos todos para a Assembleia Geral de quarta-feira. A Baixada Santista está com problema de organização do Centro Acadêmico de lá. Foram discutidas as eleições para representantes discentes, para montarmos uma chapa unificada com coerência nas representações dos Conselhos Centrais. Ainda foi discutido o Primeiro Congresso dos Estudantes da UNIFESP, vai ser formada uma comissão organizadora do evento, que está sendo sugerido para ocorrer no final do ano.

*Casinha dos Alunos: mudou de endereço, agora fica na Rua Botucatu, entre a Borges Lagoa e a Diogo de Faria.

-Representação Discente: mandaremos do CAPB para os conselhos:

CONSU: Erika e Albanett

CAE: Matheus

CG: Thiago

CADM: Amarilis

COPLAN: Ellen

Conselho do Campus SP: Wumathylla e Gonzo

Congregação: possui 18 vagas e precisamos eleger o maior numero possível.

-CineCAPB: os calouros sugeriram que ocorresse na terça da semana que vem. Anfiteatro JMR, das 12 – 16h, marcado para essa data.

-Assembleia Geral: ocorrerá na quarta-feira, no Anfiteatro A, todos tem direito a voz e voto. Na mesa estarão presentes os 5 CA’s do Campus São Paulo.

-Como Funciona a Sociedade: mínimo de 15 pessoas por turma, já temos 35 inscritos, portanto abrimos duas turmas. Muitas pessoas de fora virão fazer, por exemplo, 6 da medicina Unesp, pessoas de várias turmas da EPM, outras da PUC e da Unifesp que cursam outros cursos. Dividiremos as turmas para ficar turmas com diversidade, pessoas de outras áreas, pessoas já formadas. Precisamos de uma cafeteira!!!

-Agendamento de Reunião com CA’s SP: terça, amanhã as 18h. Pautas são armário, vinhada e conselhos centrais.

-EREM: as vagas do ônibus estão quase acabando, faltam cerca de 10 que estão acabando muito rápido. Algumas pessoas da gestão irão um pouco mais cedo para ajudar as pessoas da Unesp na organização do evento porque ano passado ocorreu aqui e já temos experiência.

-Relógio para o CAPB: podíamos comprar um relógio novo para o CAPB.

-Moletom do CAPB: o CAPB irá fazer um moletom, pensar nos modelos. Foram discutidos: cor verde escuro, se faremos exclusivamente “Medicina UNIFESP”, “Medicina EPM UNIFESP”, os símbolos… a discussão continua…

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 01/04/13

Pautas: Informes e Repasses; Relação SPDM-Atlética/DCE-Unifesp; Definição dos Conselhos da EPM; Reuniões; Eventos

-Informes e Repasses:

*ECEV: encontro que ocorreu no Rio de Janeiro, bem diferente dos outros encontros da DENEM porque nele se fala bastante sobre o funcionamento do intercâmbio e o que cabe a cada parte do processo. Foi um pouco esvaziado, com cerca de 15 CLEVs. Foi o primeiro encontro com uma tentativa de mostrar o porquê que a DENEM promove intercâmbio (através de espaços de formação). Acontecia uma troca de experiência em todos os espaços, o que foi bem positivo e a parte de divulgação das informações sobre intercâmbio foi bem explicada (poderia ter sido mais conciso). De encaminhamentos, vai haver um novo edital que não ocorrerá por sorteio, para servir como treinamento/teste para o edital do final do ano (com vagas novas). Foi discutido sobre a reabertura dos Estágios Nacionais, com a possibilidade de enriquecer a troca sobre doenças endêmicas. Vamos pautar nos Conselhos sobre a possibilidade de abrir vagas para recebermos alunos na Unifesp porque a procura pela cidade de São Paulo é gigantesca.

-Relação SPDM-Atlética/DCE-Unifesp: a SPDM é a empresa privada que gere o Hospital São Paulo. O terreno da atlética e do DCE pertence à SPDM e quem pagava a conta de água/luz/gás era a reitoria da Unifesp, o que é errado porque uma entidade pública não pode pagar essas contas. A reitoria ofereceu a proposta de um contrato de cessão provisória do terreno (assim ela poderia continuar pagando as contas), o que foi negado pela SPDM. O terreno se encontra penhorado, o que pode dificultar as negociações. Encaminhamentos para o caso foi escrever uma carta informativa e divulgar de várias formas, marcar uma Assembleia Geral para informar todos os alunos a respeito do assunto (quarta-feira 10/04, meio dia), segue o evento: http://www.facebook.com/events/239039312902099/?ref=2

-Reuniões:

*Reunião com CAOC: a última reunião foi pouco produtiva, as próximas devemos fazer um esforço para mantermos o foco. A próxima reunião será lá e precisamos tirar uma data.

*Reunião Extensão AAAPB: marcar para a próxima semana para discutir o Workshop. Talvez próxima segunda, às 18h.

*Reunião com outros CAs sobre eleições para os Conselhos Centrais e outros assuntos: ainda precisamos marcar uma data, talvez na próxima semana (até dia 12/04!).

-Definição dos Conselhos da EPM: decidir alunos que serão mobilizados para os Conselhos indicados pelo CAPB:

*Coordenação do Curso Médico (Marco e Thiago, Matheus e Isabela, Kalil e Carbone), Câmara de Graduação (Thiago e Justin), Comissão de Reforma Curricular (Matheus, Thiago, Luana, Amarilis, Belém, “Calouros”), Comissão de Mobilidade Acadêmica (Matheus e Thiliê), Comissão das Eletivas (Wumathylla e Linus), Pro-MED/Pro-Saúde (Wumathylla).

*Departamentos: são muitos e deve-se ter um aluno em cada. Fazer uma análise das disciplinas mais e menos estruturadas e mandar de acordo com a demanda. Deve-se ter alunos nos departamentos: Cirurgia (Bianca e Matheus), Medicina Preventiva (Erika e Amarilis), Pediatria (Luana e Marco), Medicina (Thiago, Linus e Yago), G.O. (Bianca, Wumathylla e Isabela[?]), Org. Funcional (Linus), Morfologia (Ana Paula).

-Eventos:

*Pré-EREM: sugeriram que fosse feito no PubMed do CAOC. Mas faremos um aqui no CAPB também, provavelmente nos dias 08 e 09 de maio.

*Oficina de Intercâmbio: quinta-feira dia 04, às 18h.

*CineCAPB: precisamos de sugestões de filmes (Ensaio sobre a Cegueira, Obsolescência Programada, Na Natureza Selvagem, Admirável Mundo Novo…) e de data.

*Workshop: na data sugerida pelo Anglo para ocorrer o evento, o laboratório de Anatomia não estará disponível. Reunião para discutirmos o Workshop hoje, às 18h30.

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

ATA DA REUNIÃO ORIDINÁRIA DO CAPB DO DIA 25/03/13

Repasse do CCM

A condição das escolas médicas particulares está melhor que as públicas, segundo Bráulio na reunião do CCM de hoje.

Reativação da comissão de reforma curricular e avaliação do curso.

Falha do programa que permite realizar um doutorado no meio da graduação como incentivo para formar profissionais e cientistas. O programa teve pouca adesão dos alunos da medicina, e, aos da biomedicina, foi visto como uma oportunidade de seguir carreira clínica, desviando do objetivo inicial de formar cientistas.

Sem pauta sobre intercâmbio pela falta de tempo na reunião.

Boa vontade de maior cobrança dos professores, como avaliação ao final de cada aula e punição aos professores quando cometerem falta com os deveres acadêmicos.

Repasse da Reunião da ABEM

Temática da avaliação da educação médica, dos próprios profissionais da área médica. Nenhuma resolução concreta.

Repasse da Reunião dos 80 anos da EPM

O evento do CAPB será em setembro. Entramos em contato com o pessoal da turma 52 para trazer ex-CAPBistas e montar a história do CA.

A comemoração dos 80 anos da EPM começa 14 de junho.

Balanço da Vinhada

Entrada de 2700 com gasto de 1200 pelo CAPB, 300 pelo CALP e, provavelmente, o mesmo da CALP pelo CAAB. Assim, parece haver pequena margem de lucro.

Pessoas estavam reclamando que a cerveja estava ruim, mas o problema foi o vinho, que adulterou o sabor da cerveja.

Alguns defeitos da festa por falta de experiência foram o controle das pessoas, que vieram cedo, foram embora cedo, esvaziando a festa muito rápido. Temos de trancar as portas de certos espaços que não queremos pessoas circulando. Por exemplo, pessoas sujando algumas salas, itens sumindo.

O feedback das pessoas foi positivo. Alguns até ofereceram ajuda para próximos eventos.

Possibilidade de fazer uma nova “Anamnese” para o segundo semestre. Fazer contratações de empresas, investir em infraestrutura como caixa de som, tenda para em casos de chuva, geladeira para as bebidas, etc.

Parece que houve injustiça quanto à escala de trabalho, porque uns trabalharam muito, outros só aproveitaram a festa, além da questão da limpeza, que foi problemática.

Uma maior organização é necessária, principalmente com as pessoas que trabalhariam na festa, para padronizar e supervisionar as tarefas.

Candidatura aos Conselhos Centrais

Abriram as inscrições para os conselhos centrais, e o CAPB tem de ver quais alunos farão parte disso. As inscrições terminam 12 de abril.

De seis passaram para sete discentes no CONSU. O CAE se manteve um por campo. O conselho de graduação passou para doze representantes discentes. Administração são três representantes. Mais informações em publicação anexa.

Questão do terreno da SPDM: Atlética, DCE, EPE e Departamento de Radiologia

Desapropriação do terreno ou aluguel do terreno para a UNIFESP. Como o terreno é propriedade privada, a nova reitoria da UNIFESP não aceita mais pagar as despesas referentes à Atlética e DCE.

EREM: divulgação e inscrições

CAPB irá efetuar o pagamento de 40 inscrições, referente ao número de lugares no ônibus. As primeiras adesões feitas com o CAPB serão para reembolsar o caixa.

Precisamos de uma escala de trabalho para a organização. A ordem de preenchimento dessas vagas será por ordem de inscrição.

Eu, Linus Jan No, Coordenador de Intercâmbio, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

ATA DA REUNIÃO ORIDINÁRIA DO CAPB DO DIA 18/03/13

Pautas: Informes e Repasses (Medicina Preventiva, Reunião dos 80 anos EPM, Reunião ABEM em Campinas, USP-RP, UFSCAR); Avaliação da semana de recepção; Inscrições EREM; Calendário de Atividades (Como Funciona a Sociedade I); Vinhada; Barrettinho.

-Informes e Repasses:

*Medicina Preventiva: foi despejada do prédio devido à fiação antiga e às condições precárias do imóvel. Eles foram realocados provisoriamente para o antigo prédio da reitoria, no quarto andar. A ideia deles é que tenham um prédio novo exclusivo.

*Reunião dos 80 anos EPM: amanhã às 13h, no quinto andar do prédio da Botucatu, 740. A questão é que atividade o CAPB irá desenvolver, se ficaremos com a ideia de trazer ex-CAPBistas e contar a história do CAPB porque fazemos aniversário junto com a EPM. Aproveitar hoje à tarde para escrever uma proposta concreta e apresentar amanhã.

*USP-RP: a eleição pra direção do Campus de Ribeirão Preto foi feita em uma consulta à comunidade, a lista tríplice foi mandada para o reitor Rodas e ele escolheu o segundo colocado, ligado politicamente ao Rodas. Os estudantes votaram por uma paralisação e haverá uma manifestação amanhã às 9h em frente à reitoria da USP. Os estudantes estão muito indignados pela falta de democracia na universidade. Faremos uma moção de apoio aos estudantes e tentaremos participar das manifestações.

*Ufscar: semana passada os estudantes da Ufscar, que estão passado por muitas dificuldades do curso (poucos docentes, pouca estrutura, poucas atividades, sem ter transporte e lugar pra onde ir, não há hospital escola por lá, existe dificuldade para conseguir convênio), fizeram uma assembleia e resolveram fazer uma paralisação. Propomos uma moção de apoio e em solidariedade pela situação dos estudantes de medicina da Ufscar.

*Reunião ABEM em Campinas: sexta-feira dia 22 acontecerá reunião da Associação Brasileira de Educação Médica, irá durar o dia inteiro, para avaliar os cursos de medicina. Wumathylla e Erika estarão presentes para ver como está se montando a contra-proposta ao exame do Cremesp.

-Avaliação da Semana de Recepção: Alexandre 81 elogiou a aula de respeito ao cadáver no laboratório de anatomia. Bárbara 81 achou cansativo ficar ouvindo pessoas falando na segunda de manhã. No mais, as outras atividades foram elogiadas. Discutiu-se a dinâmica do CAPB, também elogiada. Houve reclamação do atraso na noite dos pais.

-Inscrições EREM: o EREM é um encontro didático de iniciação do movimento estudantil, explicaremos a dinâmica com mais profundidade no evento do pré-EREM. Conseguimos o transporte de um ônibus pela Unifesp (com 44 lugares) e as inscrições do pacote completo para os quatro dias sai por 65 reais no primeiro prazo, gostaríamos de fazer as inscrições em bloco pelo CAPB. O EREM ocorrerá no feriado de Corpus Christie (30/05 – 02/06) e permite que comparemos nossas atividades da EPM-Unifesp com outras escolas médicas, comparando as semelhanças e diferenças.

-Calendário de Atividades: pré-EREM 08 e 09/05.

*Como Funciona a Sociedade I: curso de formação política em um final de semana para 15 – 25 pessoas, com várias dinâmicas e interações, dado por um grupo chamado Núcleo de Educação Popular 13 de maio. Temos que ver os calendários da Atlética e dos Calouros para não bater com eventos ou provas. Talvez a data fica para dias 13 e 14 de abril. Evento no Facebook: http://www.facebook.com/events/165516016937361/?ref=3

-Vinhada: reunião final amanhã dia 19/03, às 18h para fechar tudo o que foi decidido. Os ingressos já podem ser adquiridos e vai ser através de lista, anotando o nome separado de cada curso e turma, haverá divisão de gastos e de lucros. Evento no Facebook: http://www.facebook.com/events/139196609589212/?fref=ts

-Barrettinho: a versão final do jornal do CAPB ficou pronta, fomos fazer o orçamento no XAXIM (com a propaganda, ficará 250 reais uma tiragem de 200 jornais). Ficará pronto na quarta-feira, que pode ser  logo entregue para os calouros.

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 11/03/13

Pautas: Informes e Repasses (Reunião com CAOC, Repasse Câmara de Graduação); Armários CAPB; Dinâmica CAPB; Vinhada; Carteirinhas CAPB

-Informes e Repasses:

*Reunião com CAOC: começamos falando sobre o jornal Barrettinho e que não vai ter como fazer na gráfica que havíamos estudado. Foi falado extensivamente sobre a grade curricular da Unifesp.

*Repasse Câmara de Graduação: houve comentários sobre o exame do Cremesp, o coordenador do curso médico Rimarcs tentou marcar uma reunião com o pessoal do Cremesp e eles se mostraram abertos para discutir sobre a prova. O professor Fujita disse que os estudantes com melhores notas no exame fazem MedCurso e são muito bons na teoria, mas se preocupa com a prática desses alunos. Os professores concordam num aspecto: existem docentes que não dão aula e estudantes que são preguiçosos e sem boa conduta. O professor Batista acredita que em maior parte os docentes não conseguem ensinar direito. Quanto aos alunos, o professor Fujita disse que um código de ética (o regimento dos alunos) já existe e que os estudantes têm de saber sobre isso, o problema está na publicação desse código e que deve haver uma forma de punir. Seria bom que os estudantes lessem o código e fizessem sugestões, repassadas para os representantes discentes na Câmara.

-Armários CAPB: os alunos do CA da biomedicina querem uma conversa a respeito dos armários do CAPB no corredor do DCE. As pessoas do CAPB não tem uma posição definida, mas achamos que a disposição da sala ficou muito melhor com os armários do lado de fora. Na votação, por 6 votos a 3, foi decidido que apoiamos os armários do lado de fora, mas conversaremos com os outros CA´s, expondo nosso posicionamento.

-Dinâmica CAPB: foi feita a explicação para os membros presentes… ocorrerá quarta-feira dia 13/03/13, às 14h no Anfiteatro A.

-Vinhada: as discussões não estão andando ultimamente (precisamos retomá-las), mas o modelo da festa está pronto. Serão servidos vinho, cerveja, vodka com refrigerante, jurupinga, água. Para os calouros, cobraremos 1 real simbólico para o controle, anotaremos os nomes em lista ou daremos convites. Dia 22/03/13, sexta-feira, ocorrerá a festa. Em cada sala de CA será vendida alguma coisa. Quanto ao som, tentar conseguir duas caixas.

-Carteirinhas CAPB: os membros do CAPB propuseram na última reunião uma carteirinha do CAPB com custo simbólico para todos os estudantes de medicina da Unifesp, válido como documento com data e que comprova a matrícula. Fazer o cadastro com todos os alunos que desejam.

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 05/03/13

Pautas: Informes e Repasses (-); Semana de Recepção e Dinâmica do CAPB; Nota de pesar JP/Simesp; Barrettinho; 80 anos EPM; Eleições campus São Paulo; Cortinas CAPB; Diadema

*Informes e Repasses:

-ROEx (Reunião de Órgãos Executivos) DENEM (Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina): foi em Belo Horizonte, esse final de semana, com cerca de 30 Centros Acadêmicos, para decidirem, entre outras coisas, o ECEM, foram definidas as inscrições e programação. Foram passados mais detalhes sobre o ECEV (Encontro de Capacitação em Estágios e Vivências) na UERJ, a respeito de intercâmbios. Na ROEx surgiram indicativos dos próximos encontros, o seminário do CENEPES foi sugerido na UFSC. A próxima ROEx será dias 17, 18 e 19 de maio, em Brasília. O CAPB precisa aprovar que o FEV (Fórum de Estágios e Vivências) seja aqui em setembro, um encontro com cerca de 100 a 120 pessoas.
—-ECEM (Encontro Científico dos Estudantes de Medicina): 21 a 28 de julho, em Belém do Pará.

-Reunião com CA´s: poucas pessoas, falamos mais a respeito da vinhada, conversamos a respeito que a melhor data seria na semana depois da recepção dos calouros, na sexta-feira dia 22/03/13. Será Open de vinho e as outras bebidas serão baratas. Queremos cobrar entrada simbólica apenas para controle de quantidade de pessoas. Com relação aos Conselhos Centrais, precisamos de um levantamento dos cargos e dos papéis, além das pessoas que gostariam de participarem.

-Reunião com CAOC: esta quinta-feira, 07/03/13 provavelmente às 19 ou 20h, aqui no CAPB. Preparar bebidas e receber as pessoas do CAOC muito bem, como fomos recebidos lá, na vez anterior. Faremos uma vaquinha para comprarmos as bebidas.

-Sugestões acadêmicas: com a nova reitoria, alguns alunos empolgados procuraram pessoas do CA com a idéia de mudanças e sugeriram dois pontos muito práticos, a ausência de uma carteirinha estudantil (CAE ou parceria com os outros CA´s) e a ausência de um sistema de divulgação de notas e faltas (PROGRAD).

*Semana de Recepção e Dinâmica do CAPB: dia 15/03/13, sexta-feira, a AMEPM quer um espaço para apresentar a associação e o projeto de tutoria do Prof. Medina. Não compete ao CAPB fazer o horário da semana de recepção (e sim à PRAE), mas o CAPB entende que o horário está livre e pode ser usado. Na quarta-feira, dia 13/03/13, após a dinâmica do CAPB, fazer um happy hour no prédio do DCE.

*Nota de pesar JP/Simesp: era um médico residente, 33 anos, nosso maior contato da DENEM com o Sindicato dos Médicos, faleceu ontem. Faremos uma nota de pesar a respeito do acontecimento, ressaltando a atividade política dele.

*Barrettinho: começando a edição do Barrettinho para entregarmos na semana dos calouros, mandamos o pedido de orçamento em papel jornal, que ficaria muito caro pela tiragem que fizemos, na empresa que o CAOC já imprimia. Podemos pedir para a Diretoria da Escola, com o professor Antônio Carlos. Texto de 80 anos do CAPB com Gisele 76 para sexta-feira.

*80 anos EPM: Wumathylla, Yago e Amarílis foram à reunião, a Atlética, as secretárias do prof. Antonio Carlos, ex-alunos já formados estavam presente. Nessa reunião, a idéia é fazer algo em julho ou agosto. O evento científico ficou por conta do CAPB ou o DCC, entrevistas com pessoas velhas já formadas. Podemos apresentar sobre a vida política da universidade.

*Eleições campus São Paulo: como tudo foi acertado dia 5 de fevereiro, calouros e R1´s de residência não poderão votar. Conversa com cada chapa na quarta e quinta-feira, no horário de almoço.

*Cortinas CAPB: precisamos olhar as opções e pedir o dinheiro para os professores.

*Diadema: estágio do quinto ano na Atenção Básica de Diadema. A EPM passa muito pouco tempo com estágio em atenção geral à saúde. Íamos para Diadema por uma questão política, as Unidades Básicas de Saúde da região da EPM são privatizadas pela SPDM e os professores de Saúde Coletiva resolveram levar esse estágio para Diadema, onde o sistema de saúde pública é muito bem organizado. A prefeitura de Diadema mudou e conseguiu em 2 meses acabar com um sistema de saúde de 20 anos de história. Uma das unidades que passávamos, que continha médicas concursadas e que fizeram parte do movimento estudantil de medicina, da DENEM. A nova prefeitura pediu para que as médicas fossem transferidas, mas o movimento social do bairro promoveu um ato, que sofreram repressão e está havendo uma perseguição política muito grande na cidade. O nosso estágio está em jogo e talvez iremos passar em São Bernardo agora. Seria interessante uma moção do CAPB com relação a isso.

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 25/02/13

Pautas: Informes e Repasses (*); Encontro de Capacitação de Estágios e Vivência (ECEV); Inscrições cotistas no Encontro Regional dos Estudantes de Medicina (EREM); Armários e Barrettinho; Semana de recepção e Dinâmica do CAPB; Regimento sobre o Comportamento dos Alunos; Eleições direção do campus; Reunião com outros CA’s para substituição dos representantes discentes nos conselhos.

-Informes e Repasses:

*reunião regional Sul-2: esse final de semana houve reunião da Regional Sul-2 da DENEM aqui no CAPB para discutir o planejamento da gestão e do EREM 2013. Daqui de SP, os coordenadores são Thiago e Wumathylla do CAPB e Mapê do CAOC. Houve discussão de frentes sobre aproximação da DENEM com relação às Escolas Privadas e também sobre Opressões (de gênero e sexo, por exemplo). Foram tiradas algumas ações sobre essas frentes discutidas, a serem postadas em Ata da Reunião da Regional Sul-2.

*matricula terceira chamada: alunos da Turma 80 poderão receber os calouros.

*CCM: repasse sobre dados das provas de residência, prof Gilmar fez uma apresentação com base nos alunos do antigo quinto ano (turma 76), os dados correspondem a um desempenho muito bom em GO, notas baixas em Cirurgia. Debateu-se sobre deficiências na prova aplicada para possíveis melhoras e novas discussões. Da turma 75, entraram 59 de 116 alunos em programas de residência médica em 2013, porém muitos queriam a mesma especialidade.

*Pró Reitoria de Assuntos Estudantis: assumiram hoje os novos cargos, com uma concepção de universidade muito mais próxima do que o CAPB acredita em relação às gestões anteriores. Esta semana ainda vai sair um Edital para custear algumas despesas da Semana de Recepção.

*Carro Reitoria Campus São Paulo: de meia em meia hora havia um carro que transportava (em frente do prédio da Oftalmologia), porém a empresa terceirizada não pagou o motorista e hoje o transporte foi interrompido.

-Encontro de Capacitação de Estágios e Vivência (ECEV): realizado pela Coordenação da DENEM que trabalha com intercâmbio, para as pessoas terem o primeiro contato ou maior contato com o intercâmbio da DENEM para poderem trabalhar em suas escolas. Será na UERJ, 29, 30 e 31/03. Foi colocado em discussão se o CAPB vai bancar passagens e/ou inscrições e sim, o bancaremos 4 passagens de ônibus ida/volta porque recebemos caixa para isso e pode ser considerado um investimento (as inscrições ficam por conta dos estudantes).

-Inscrições cotistas no Encontro Regional dos Estudantes de Medicina (EREM): proposta da Thaís da UEL para que houvesse inscrições especiais para pessoas que não têm condições para pagar as inscrições. Por enquanto, cada CA fiscalizaria as condições das pessoas e faria as inscrições da pessoa, mandando os dados para a CO-EREM. O CAPS (Unesp) sugeriu inscrições parceladas. O CAPB já pagava as inscrições dos estudantes sem condições financeiras. Se o CA não tiver dinheiro em caixa, podemos ver com a Regional possibilidades para os casos individuais.

-Armários e Barrettinho: renovação começa esta semana, precisamos de pessoas para recolher dinheiro. Mandem os textos do Barrettinho até quarta-feira dia 27/02.

-Semana de recepção e Dinâmica do CAPB: quarta-feira anoite agora haverá a reunião com os sociais dos outros CA´s para vinhada. Amanhã, às 18h reunião para discutir a dinâmica do CAPB.

-Regimento sobre o Comportamento dos Alunos: o Regimento foi aprovado numa reunião cujo representante discente não recebeu convite, mas consta que ele aprovou o regimento. A comissão e a reunião são consideradas “fantasma” e acreditamos que a lei será apenas “para inglês ver”.

-Eleições direção do campus: foram discutidas as duas chapas. Marcar reuniões com as chapas.

-Reunião com outros CA`s para substituição dos representantes discentes nos conselhos: Thiago Coelho, suplente Marco Aurélio na CCM do ciclo básico; Matheus Barbosa, suplente Isabela Tavares na CCM do ciclo médio; Erika Plascak no Conselho Universitário. Discutir as outras comissões no grupo do CAPB e terminar as escolhas na próxima reunião.

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 18/02/13

Pautas: Informes e Repasses; Matrícula segunda chamada; Semana de recepção e dinâmica do capb; Barretinho, pendências; Proposta a ser construída pelo CAPB aos futuros CAPBistas; Armários do CAPB; Reuniões:  Regional Sul-2 no CAPB / ABEM em campinas dia 22 / Com CAOC.

-Informes e Repasses:

*O funcionário do Circuito Universitário da Skol não respondeu a mensagem, mas continuaremos tentando contato.

*Incidente no prédio do DCE: reunião do Levante que se estabeleceu irregularmente no prédio, fazendo uso indevido dos espaços (o que pode prejudicar pessoas, o CAPB e os outros CAs), marcar reunião com os outros CAs para ver como podemos gerenciar melhor os espaços.

*Informe do Conselho Universitário: os novos pró-reitores foram homologados, exceto o de planejamento ( http://dgi.unifesp.br/sites/comunicacao/index.php?c=Noticia&m=ler&cod=4c96e103 ). Eleição para os próximos conselhos em abril, a posse será em junho.

*Processo eleitoral do Diretor do Campus SP: Rosana Puccine x Marinho.

-Matrícula segunda chamada: Acontecerá no Anfiteatro A. DMs (Atlética) da turma 80 devem ficar com os calouros no pedágio. Reforçar que as pessoas tragam os calouros para o CAPB. Estimular que os calouros peguem um padrinho. Fiscalizar a entrega dos guias para os calouros.

-Semana de Recepção e Dinâmica do CAPB: organizar a festa da vinhada que está sendo desenvolvida com os outros CAs. Precisamos combinar a dinâmica da recepção o mais rápido possível. Dinâmica do CAPB será a respeito do caso clínico, processo saúde e adoecimento. Fazer enquete no Facebook para marcar reunião para discutir a dinâmica.

-Barretinho, pendências: tem que estar pronto e impresso até dia 14/03. Prazo de entrega dos textos: 27/02 (quarta-feira).

-Proposta a ser construída pelo CAPB aos futuros CAPBistas: nas primeiras reuniões com os calouros, detalhar e explicar as pessoas importantes da faculdade, os lugares, siglas, comissões.

-Armários do CAPB: redefinir os preços dos armários. Novos preços: 50 reais anual; 30 reais semestral.

-Reuniões:

*Reunião Regional Sul-2 no CAPB, dias 23 e 24/02.

*Reunião da ABEM em campinas dia 22/02.

*Reunião com CAOC: TRANSFERIDA PARA 07/03, às 19h. Receber os membros do CAOC no CAPB, organizar as bebidas e comidas.

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 04/02/13

Pautas: Informes e Repasses (CR-DCE, Comissão do Curso Médico, Reunião com ACL, Reunião sobre Autonomia nos Espaços Estudantis); Matrícula (Apadrinhamento, Fiscais, sala CAPB, Tour); Reunião com Anglo; Reforma da Sala do CAPB.

-Informes e Repasses:

*CR-DCE: realizar calouradas para a apresentação do DCE para os calouros.

*CCM: o CREMESP divulgou a nota do Exame e a Escola Paulista de Medicina da Unifesp ficou em quinto lugar com 66,9% da prova (o primeiro lugar ficou com 70%), o que causou revoltas e indignações. As piores notas foram em saúde mental e saúde pública e o nosso representante discente questionou se haverá um repasse para esses departamentos tentarem discutir e melhorar o ensino. Eles disseram que sim. Ademais, há reclamação de que estudantes estão com baixa frequência CCM, teoricamente deveriam estar lá, mas não estão.

*Reunião com ACL: com a secretária do ACL apenas, ela disse que querem fazer uma semana de promoção da EPM, com visitas de cursinho, corrida “EPM vai à rua”, festa de encerramento na Atlética com Bebida.

*Reunião sobre Autonomia nos Espaços Estudantis: com uma hora de atraso, vários estudantes apresentando várias entidades estudantis e uma professora de Santos que faz parte do CAE (Conselho dos Assuntos Estudantis) deu uma aula de uma hora sobre território. Não houve discussão sobre autonomia dos espaços estudantis de fato.

-Matrícula: Não houve impressão dos Guias dos Calouros devido a um desentendimento com a Diretoria da Escola Paulista, o diretor disse que se procurarmos uma gráfica ele pagará e ficará pronto para amanhã. As camisetas serão entregues hoje no CAPB entre as 17 e 19h.

*Apadrinhamento no estacionamento C, juntamente com calouro sem teto (dividir pessoas e revezar turnos): Vítor Pereira, Marco Aurélio, Fernanda Gualtieri, Amarilis Maldonado e Johny Gonçalves.

*Fiscais (usarão bata) vistoriando se tudo está ocorrendo bem, tanto no anfiteatro Marcos Lidenberg, no Estacionamento C e principalmente no tour (se todos os lugares estão sendo visitados): Isabela Tavares, Yago Carvalho Baldin e Guilherme Salemi Riechelmann.

*Coordenadores Gerais do CAPB na sala para apresentá-lo durante o tour: Wumathylla Santana e Albanett Barreto, mais Thiago Coelho (Coordenador de Comunicação).

*Tour com os calouros (usará bata): Vinícius Menezes Campos

-Reunião com Anglo: reunião com o Anglo sobre uma palestra para os vestibulandos com os alunos da Unifesp, virão ao CAPB quinta-feira 10h30 para acertarmos detalhes. Thiago e Wumathylla o receberão.

-Reforma da Sala do CAPB: falta fazer o pedido de dinheiro para terminarmos a reforma: cortinas, mesa, cadeiras, sofá, relógio, projetor e tela.

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 28 DE JANEIRO DE 2013

Pautas: Reunião com CAOC; Reforma da sala do CAPB; Debate CREMESP; Matrícula e Semana de Recepção; Encontros: DENEM e CR-DCE.

Reunião com CAOC: quinta 24/01 no CAOC, fomos à FMUSP para estabelecer uma relação em conjunto, pautas e interesses comuns. A gente combinou de fazer reuniões mensais, na ultima quinta-feira do mês, alternando os lugares, e foi criado um grupo no Facebook para a manutenção do contato. Uma das preocupações do CAOC é com a semana de recepção, pois a Atlética de lá costuma puxar calouros nos horários das atividades deles. Visto isso, sugerimos festas com conteúdo cultural (como eles fazem de costume), tentar atrair calouros para o EREM e fazermos um pré-EREM juntos. O Inter-USP é um problema, mas pessoas que não treinam podem se mobilizar para ir e levar calouros. Falamos também sobre a impressão em conjunto dos jornais dos CAs, para baratear o preço, faremos colunas permanentes de cada CA no jornal do outro. Planejamos também festas em conjunto, pequenas a principio (social de terça-feira), mas planejar uma festa grande no final do ano. Também queremos discutir a questão do currículo, para compararmos. Sobre o Circuito Universitário, pegamos o contato da empresa B2 com a Skol para conversarmos e marcarmos uma reunião presencial. A reunião do dia 28/02 pode sofrer mudança de horários devido a RoEX da DENEM.

Reforma da sala do CAPB: não sujem a sala nova! As paredes e portas foram pintadas, tomadas foram trocadas, as fechaduras estão sendo trocadas também. A parede lousa poderá ser usada a partir de quarta-feira. Os armários devem ficar fora da sala para ganharmos mais espaço. Com a liberação do armário, há espaço para a geladeira do Circuito Universitário. Falta comprar cortina, suporte, mesa, tela para projeção, projetor, cadeiras novas. Falta colocar o mural de aviso e o quadro de planejamento com fita na parede. Ver sofás novos.

Debate do CREMESP: repórter da TV Educativa do ABC quer fazer uma matéria especial sobre exame de ordem e exame do CREMESP, vai ser uma matéria completa e ela quer fazer um debate com os alunos daqui da Unifesp. Ela quer quatro alunos, um de cada ano, dia 06/02, às 17h. Problema: horário de ligas das 18h. Tentar marcar 1h mais cedo.

Matrícula e Semana de Recepção: pegar na PROGRAD (reitoria) a lista com nomes e endereços para mandar a carta para os aprovados. Camisetas dos calouros estão sendo feitas, ficarão prontas para o dia da matrícula, dia 05/02. Faremos café-da-manhã para a matrícula. As carteirinhas do apadrinhamento serão enviadas hoje e ficarão prontas amanhã. Quanto ao calouro sem teto, precisamos de pessoas que disponibilizem casas para os calouros. A dinâmica do CAPB será um caso clínico apresentado por um ator, os calouros vão pesquisar e irão descobrir as condições socioeconômicas, promoveremos um debate. Marcar reunião com outros CAs para ver a questão da vinhada.

Encontro do CR-DCE: dia 02/02, no prédio do DCE. Comparecer quem puder!

Encontros DENEM: 23 e 24/02, reunião da regional no CAPB; 28/02 – 03/03 RoEX em Belo Horizonte; 29 – 31/03 ECEV na UERJ; segunda RoEX em Brasília sem data ainda; ECEM no Pará sem data ainda.

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 21 DE JANEIRO DE 2013

Pautas: Informes e Repasses; Transferência de cargos representativos; Repasses da Sub-Comissão I; Ageda Google CAPB; Reunião com ACL; Reforma Sala CAPB; Mobilização Cremesp, hoje 17h; Matricula e semana de recepção.

Informes e Repasses: dia 30 de janeiro às 14h, na Reitoria, reunião sobre autonomia dos espaços estudantis. As inscrições fecharam para o Intercambio, no total 16, e o resultado sai dia 30.

Transferência de Cargos Representativos: alunos representantes das congregações, pensar nas trocas de cargos. Escolher alunos com maior frequência nas reuniões.

Repasses da Sub-Comissão I: sobre a reunião a respeito do PET será marcada para quinta feira.

Agenda do Google do CAPB: agenda criada no google agendas para os membros do CAPB adicionarem datas de eventos. Mandar feedback sobre contas Gmail e Hotmail que não conseguiram acessar.

Reunião ACL: noite de gala para recepção dos calouros, dia 14/03, teatro do Ibirapuera, o prof. Antônio Carlos Lopes falará sobre a história da EPM bem como sobre as tradições. Haverá apresentação dos corais da Unifesp e da USP e da orquestra do Hospital do Einstein. Em seguida, coquetel e todos os calouros ganharão um avental personalizado da Escola. Cada calouro receberá 15 convites. Quanto ao Show da Escola, o show de talentos, o ACL quer que mandemos e-mail para cada representante de turma e procurarmos talentos. Mas não haverá incentivo para participações, então desanimou a equipe de organização.

Reforma sala do CAPB: final de semana dos dias 1, 2 e 3 de fevereiro. Parede lousa, tela para projetar Datashow.  Decidir a mesa nova que compraremos. Anotar: cotação das tintas (creme e tinta lousa), massa corrida, rolos, bandeja, pinceis, tinta para portas, tela retrátil para projeção, mesa, pufes, 5 cadeiras, decoração, cortinas, espátula, sacos, placa metal CAPB, tomadas, capa sofá azul, almofada sofá madeira, projetor. Mudança das posições dos sofás. Sede móvel do CAPB.

Mobilização do Cremesp, hoje as 17h: reunião no Cremesp a respeito do resultado das escolas médicas no exame. Saída do CAPB hoje próximo das 16h30.

Matrícula e Semana de Recepção: reunião com NAE já está tudo decidido para as matrículas dos calouros. A questão do guia de sobrevivência, o guia da medicina está concluído e deveremos enviar pra gráfica da Unifesp hoje os guias de todos os cursos. Sobre a reunião de sexta feira passada, analisamos os preços e as datas das camisetas bem como iniciamos a discussão sobre a dinâmica do CAPB. Reunião com os outros CA´s para organizar a vinhada.

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

ATA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 14 DE JANEIRO DE 2013

Pautas: Informes e Repasses CCM; Infraestrutura do DCE; Recepção calouros; Inscrições Intercâmbio; Informes e Repasses COBREM.

Informes e Repasses CCM: reunião de pauta única: PET, que estava sendo adiada. PET é programa de estudo de trabalho vinculado pelo Ministério da Saúde. Foi sugerida uma reserva de horário em um dia padrão em todos os cursos em todos os anos. Pela sugestão, o PET seria contado como eletiva nesse projeto, mas os coordenadores dos cursos querem um dia inteiro reservado, o que deve ser muito discutido. A outra opção é deixar livres dois meses concentrados e seguidos para os estudantes buscarem intercâmbio, estágios complementares ou extensão.

Infraestrutura do DCE: presidente da Atlética comentou que houve um incêndio no DCE por curto circuito e havia apenas um extintor de água sem pressão. Precisa haver uma reunião de todos os CAs para comprar extintores, luz de emergência, faixas luminescentes e outros artigos para aumentar a segurança. Questão: o imóvel do DCE é em conjunto com a Atlética e o dono é a SPDM. Questão 2: quem deve providenciar essa segurança é a universidade, portanto devemos antes procurar o órgão competente, SESMT.

Recepção calouros: o contrato do calouro sem teto está sendo preparado, deve haver divulgação. As carteirinhas do apadrinhamento devem ficar prontas até semana que vem.  Podemos conversar na PROGRAD para liberarem a lista de aprovados (com CEP) alguns dias antes de ser oficialmente divulgada para o CAPB mandar a carta de aprovados. A questão das batas que podem não sair até o dia da primeira matrícula. Planejar materiais para vender.

Inscrições Intercâmbio: eram para ser encerradas nesse domingo 13/01/13, mas como o site está sendo usado pela primeira vez, está havendo problemas no site e as pessoas não estão conseguindo se inscrever adequadamente. As inscrições, portanto, vão ser prorrogadas até a sexta 18/01/13. O sistema está sendo corrigido e para o ano que vem não deve ser ruim.

Informes e Repasses COBREM: 05 -13/01, em Ouro Preto, MG. A faculdade de medicina é nova na UFOP, o centro acadêmico deles tem se fortalecido. A candidatura da Sede da DENEM foi lançada com duas pessoas da UFOP e uma pessoa da UFU, em Minas Gerais. A sede deve ser melhor do que as duas últimas, menos passivas, mas ainda não seria a melhor opção, pois politicamente eles são um pouco fracos ainda. Todas as candidaturas foram únicas. O Cobrem é dividido em 3 eixos:

1)Formação politica: 3 dias, aprofundada, mesas muito boas, mas houve várias modificações nos palestrante, pois a programação foi aprovada um mês antes e em muitos dos espaços tiveram que chamar os suplentes.

2) Planejamento: a DENEM elege as frentes de luta ao longo do ano, todo ano as frentes são revistas e são sugeridas novas frentes, a respeito de diversos temas

3) Plenárias: são eleitas as frentes tocadas para frente: organizacional (que é fixa todo ano), mercantilização da educação (questão das escolas pagas e subordinação das escolas públicas à lógica capital) saúde e opressões. As frentes são aprofundadas na dinâmica da árvore, são elencados os problemas em nós críticos e os níveis do problema (raiz, caule ou folha), após a formação da árvore, são elencadas frases que descrevem o problema, depois se descreve a situação ideal e por fim são elencadas as possíveis operações e mobilizações.

Além disso, foram eleitas a Coordenação Nacional, a CREX e as candidaturas do CENEPES. Matheus e Erika do CAPB foram eleitos para a Coordenação Científica da DENEM e as perspectivas são boas para a Sede eleita. Finalmente, houve um reforço na Coordenação de Finanças a respeito da prestação de contas da DENEM e foram eleitas algumas Candidaturas para Encontros, que se seguem:
-Primeira Roex: UniBH, 22, 23 e 24/02, vão ser respaldadas as coordenações regionais não respaldadas no COBREM.
*A reunião da regional Sul-2 deve ocorrer no CAMA, Santa Casa.

-Segunda Roex: Brasília, sem data ainda.

-ECEV: Rio de Janeiro, UERJ, três indicativos de datas não definidos.

-COBREM: 2014, Niterói, UFF.

-CENEPES e FEV, lançar uma das duas candidaturas para o CAPB.

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

Ata da reunião ordinária do CAPB do dia 07 de janeiro de 2013, às 12h10.

Pautas: Pagina do CAPB FACEBOOK; Francês; Organização Tarefas/Prazos

Pagina do CAPB FACEBOOK: publicações politizadas na pagina, diminuir a quantidade. Usar pagina para assuntos oficiais. Ata postada no blog, divulgada no facebook com o link. Programar pautas antes das reuniões e postá-las na pagina. Problema: pautas recentes do próprio dia, por exemplo, as da Congregação do Curso Médico (CCM), que pode ser postada como repasse.

Francês: uma escola “Aliança Francesa” com convenio com a USP e Mackenzie, mas que não tem com a Unifesp ainda. Uma entidade tem que entrar em contato com eles, o CAPB poderia fazê-lo. A proposta inicial é desconto na matricula ou matricula coletiva. Podemos procurar o patrocínio para fazer propagandas no guia de calouros ou na matricula, por exemplo. O CAPB acha viável negociar com a escola.

Organização Tarefas/Prazos:

1)      Textos, Artes e Patrocínios do Guia de Recepção dos Calouros: prazo para entrega 21/01/13. Guia pronto para gráfica, a ser mandado dia 24/01/13. Questão das batas, serão 160, falta pedir o orçamento e levar para o Diretor de Campus.

2)      Tirar um dia da semana que vem para resolver as atividades do CAPB para os calouros nas primeiras semanas: sexta-feira, 18/01/13, a partir das 18h.

3)      Apadrinhamento: faltam 10 pessoas. Reforçar ideia de que não precisa doar material, apenas se dispor a orientar o calouro.

4)      Sexta-feira 11/01/13, reunião com os outros CAs e a Atletica para organizar a matricula e a semana de recepção. Semana que vem levaremos tudo pronto para o NAE.

5)      Organização/Faxina do CAPB: tirar rachaduras e pintar (ou colocar papel de parede), resolver a questão da lousa e da cortina. Dias 25, 26 e 27/01.

6)      Na próxima semana a reunião será com o NAE e os Coordenadores de Curso para apresentar e discutir como será a semana de recepção. Atividade dinâmica do capb, falar com CAs de outras faculdades.

7)      Barretinho edição especial de calouros para a recepção. Enviar textos até dia 01/02/13.

8)      Fechar a arte e a camiseta dos calouros e a para vender na lojinha.

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

//