Afinal, para que serve o CAPB?

Fornecer e compartilhar informações: O CAPB é uma importante fonte de informações para o estudante de medicina da Unifesp/EPM. Na internet, nos murais e nas publicações (O Barrettinho e O Bíceps) é possível encontrar:

  • Agenda dos principais eventos da universidade: cursos, ligas acadêmicas, reuniões (CAPB e outros órgãos da universidade), eventos culturais;
  • Textos informativos e críticos sobre os principais temas que dizem respeito ao ensino e à prática da medicina nos dias atuais (lei do Ato Médico, exame do Cremesp, papel do SUS e da Atenção Básica, entre outros);
  • Informações sobre o movimento estudantil de medicina: encontros regionais e nacionais dos estudantes; posicionamentos, decisões e publicações de outras entidades representativas.

Discutir questões do curso e da medicina em geral: O CAPB é um espaço aberto e democrático para a discussão de problemas internos da universidade (professores, provas, aulas, estrutura física) e de questões importantes para os estudantes de medicina. É muito importante que todos discutam e deem sua opinião, para que se possa conhecer os principais problemas enfrentados e, assim, buscar as melhores soluções possíveis para eles.

Representar os estudantes de medicina: O CAPB é o espaço onde os problemas, as sugestões e os posicionamentos dos estudantes são discutidos para que sejam defendidos perante os departamentos, conselhos e comissões da universidade. Todos têm o direito de ocupar as vagas de representação discente e de levar as reivindicações aos órgãos competentes. Cabe à gestão do CAPB auxiliar os alunos nessa função, oferecendo informações e promovendo espaços para debates e tomada de decisões.

Divulgar as opiniões dos estudantes: Qualquer estudante pode expressar seu ponto de vista através de textos para os diversos meios de comunicação do CAPB: jornais “O Barrettinho” e “O Bíceps”, blog e lista de e-mails (grupo Yahoo!).

Participar do movimento estudantil de medicina: É através dos centros acadêmicos que os estudantes de medicina da Unifesp/EPM têm a oportunidade de participar de encontros regionais e nacionais que possibilitam conhecer outras faculdades e o modo como elas funcionam, discutir os problemas e questões políticas que envolvem a medicina e lutar por melhorias em todos esses aspectos.

Promover cursos, palestras e eventos culturais: É também função do CAPB promover eventos culturais, como saraus, festivais de música, apresentação de filmes, entre outros, além de cursos e palestra que contribuam não somente para a diversão, mas também para a obtenção de conhecimento tanto na área médica quanto em tópicos das ciências humanas (ciência política, filosofia, história, pedagogia, etc.) que sejam essenciais para a formação de um profissional crítico e completo.

Anúncios