ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 08/10/2014

Pautas: Informes e Repasses, Congresso da Unifesp e Assembleia, Exame de Ordem e Bacharelado em Medicina.

*Informes e Repasses:

-RXEPM: foram feitas duas reuniões , foi discutido sobre os rumos do movimento e retomaremos as questões da Biblac, voltaremos a entregar panfletos. Foi pedido para que possam usar a impressora do CAPB para imprimir. Foi aprovado o uso da impressora. Ainda não há data de próxima reunião.

-Bíceps: Jack informou que os temas do Bíceps acabaram de ser divulgados. Foi falada sobre a importância de difundirmos as informações por diversos lugares.

-Moradia Estudantil: na semana passada, houve reunião com engenheiros, coordenador do campus Santo Amaro, Rosana Puccini e outras pessoas envolvidas na Moradia. O coordenador de Santo Amaro disse que o terreno foi criado em conjunto com movimentos sociais para realização de Extensão e futuramente Cursos de Graduação, e não havia sido planejado para moradia estudantil de estudantes da Vila Clementino. O arquiteto de Santo Amaro disse que o terreno é irregular, com desníveis e seria muito limitado para construção de Moradia. A Rosana sugeriu que a Moradia Estudantil fosse colocada no Plano Diretor do Campus São Paulo. A PRAE não estava presente. Ocorreu uma reunião ontem da Comissão do Campus SP com a Andrea da PRAE, a pró-reitora não ouviu os motivos da Comissão do Campus SP para realizarmos a moradia na Vila Clementino e ela disse que não conseguiria realizar a Moradia na Vila Clementino porque seria muito encarecido. Andrea ainda disse que tem muita disputa pelos terrenos da Vila Clementino. Lucas Carlini reforçou que devemos nos mobilizar para mantermos o outro lado da pressão.

*Congresso da Unifesp e Assembleia: ocorreu reunião do Conselho de Entidades, foi decidida por uma Assembleia de Todas as Categorias para a Eleição dos Delegados do Congresso da Unifesp. Os estudantes não estavam presentes na reunião do Conselho, porém foi divulgado na Intranet. O CAPB irá participar da Assembleia, a reunião ordinária da próxima semana será transferida para a próxima quarta e divulgaremos para os outros CAs do Campus participarem também.

*Exame de Ordem e Bacharelado em Medicina: foi criada uma polêmica sobre a questão do termo Bacharelado em Medicina e o termo Médico, emitido no diploma. Foi mostrado o posicionamento da DENEM quanto o assunto e também a resposta do MEC. Para o MEC, apenas foi esclarecido que ele reconhece os termos “Bacharéis em Medicina” e “Médicos” como sinônimos. Foi discutido também que isso pode abrir precedentes para a criação de Exame de Ordem para Medicina, o assunto será amadurecido durante a semana, divulgado no Facebook e traremos uma nova discussão na próxima reunião ordinária.

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação e de Relações Externas, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO DIA 01 DE OUTUBRO DE 2014, ÀS 12H10

Pautas: Repasses, Ato e Paralisação, Fechadura CAPB, Eleições CAPB, Seminário do CENEPES, Bíceps, EREM Porto Alegre.

*Repasses:

-EREM: começou com problema do ônibus, com 75% de presença com firma registrada, um processo muito burocrático, além de não ter mais passagem de avião. Amarilis deixou clara a reclamação pelo Wumathylla não ir porque teve que estudar. Foi um EREM curto, o que prejudicou, e ocorreram muitas mesas e poucas oficinas. Ficou claro que o modelo sem feriado não é bom. Também houve críticas à abordagem pouco prática a respeito de “Mais Médicos”, além de crítica à fala do Scalisa sobre Opressões. Elogios para a Mesa de sábado à noite. Críticas também à fala de mesa da Nathália Ortensis.

-Assembleia Estudantil: teve 170 pessoas, ocorreu na quadra nova da Atlética, foram votadas a questão de Restaurante, Moradia e Terreno. Na pauta de RU, foi aprovado que os estudantes querem o RU funcionando no jantar e aos finais de semana. Ana Paula criticou a forma como foi feita, não votando a ordem das pautas, prejudicando as duas primeiras pautas. Jack criticou a falta de participação concreta dos estudantes, pois não são legítimas as decisões na Assembleia, para ela a divulgação deveria ser feita em sala, expondo os problemas. Quanto à decisão do Ato pelo Terreno, não sabemos quando será a Assembleia da SPDM, não fomos divulgados. Quanto à Moradia, foi votado que os estudantes apoiam que ela seja feita aqui na Vila Clementino.

*Ato e Paralisação: fazer uma carta após o Ato para explicar o que está acontecendo, sobre a forma como o processo se deu, e tentarmos corrigir a forma de mobilização.

*Fechadura CAPB: falta fazer o pedido para a manutenção

*Eleições CAPB: conversar com Cinthya, Albanett, Bianca e Isa. Gabriela ainda está vendo a regularização do estatuto.

*Seminário do CENEPES: abriram as inscrições, tá 100 reais, será no fundão do Rio de Janeiro. Estamos vendo ônibus da regional. O CAPB irá financiar parte das inscrições dos interessados.

*Bíceps: se for feito, Jack pede ajuda. Balanço do Ano, da gestão, das mobilizações. Jack irá postar os temas no grupo CAPB.

*EREM Porto Alegre: Marco e Erika querem ir no EREM da regional Sul-1, nos dias 11 e 12 de outubro. O CAPB aprova financiamento de 500 reais.

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação e de Relações Externas, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 24/09/2014

Pautas: Repasses, Informes, Próximas Reuniões Ordinárias, Restaurante Universitária e Comissão de Moradia.

*Repasses:

-Mobilização na Reitoria: ocorreu mobilização pelo terreno durante uma reunião na Reitoria. Não queriam deixar representantes dos CAs subirem na reunião. Havia pressão para entrar no Hall, e a porta foi estourada. Com a ocupação do Hall, bloquearam os elevadores, mas subiram pelas escadas. Quando os representantes dos CAs chegaram, o presidente da SPDM já tinha saído. Uma porta foi arrombada, alunos subiram para o quinto andar. Quando o presidente da SPDM desceu, ele foi cercado pelos estudantes. Ele voltou ao prédio da reitoria, agredindo estudantes e ficando lá até o término do ato. A Soraya desceu, houve votação se ela falaria ou não, ganhou que ela falaria. Ela falou que a SPDM não quer assinar a cessão de 20 anos porque fere a filantropia da SPDM, que envolve o tripé ensino-pesquisa-extensão. A solução que arrumaram foi que fariam um grupo de trabalho para justificar esse tripé. Conseguimos espaço na assembleia da SPDM, para apresentar a proposta de cessão pela promotoria. A reitora também falou que levaria a proposta para o Consu e a Congregação e os estudantes, segundo ela, deveriam sensibilizar os professores para estarem do nosso lado. Caso não houvesse a cessão, existem duas propostas: retificação da escritura ou desapropriação. Ficou tirada uma Assembleia para esta quinta-feira, às 18h. A Soraya também falou que não renovou o contrato com a BIREME e OPAS.

-Reunião com CAs e Atlética: ocorreu ontem, às 12h. Foram feitas críticas ao fato de o ex-vice diretor interno da Atlética já estar lá na reunião da reitoria, antes de todos os outros estudantes. Foi questionada a carta de repúdio da AAAPB também, a justificativa deles foi que os “velhos” estavam questionando a atlética sobre os atos de depredação. Foi também falada da Assembleia, que deveria ser em conjunto os assuntos: RU, Moradia e Terreno (nesta ordem). Amarilis disse que seria bom fazer um histórico da SPDM, a proposta foi apoiada. Como encaminhamentos: manutenção de pedir a cessão, passar para a retificação do terreno ou desapropriação, sugerir paralisação.

-RXEPM: ontem houve reunião sobre discussão do ato e da audiência pública. Foram feitos repasses, convites para as assembleias. Ainda será marcada nova data para a próxima reunião.

-Comissão das Eletivas: houve reunião ontem. A comissão quer regulamentar as eletivas e as atividades complementares. A ideia é diminuir a grade horária de matérias gerais e aumentar a quantidade de eletivas. Querem estimular departamentos e disciplinas a criarem eletivas. Paulo Schor é o novo presidente da comissão, a Lúcia Ioshida virou a vice-presidente. Como sugestões estudantis, o departamento que não tiver eletiva ou tiver uma ruim, deveria ser punido. As eletivas deveriam ser um estímulo para atividades práticas.

*Informes:

-Assembleia Geral: ocorrerá amanhã, às 18h. O local ainda está a se definir.

*Próximas Reuniões Ordinárias: sugestão de mudar a data das próximas duas reuniões ordinárias. A próxima reunião será no pós-erem.

*Restaurante Universitário: a gerente do RU disse que aumentou a oferta de comida nesse final de semana e 80 refeições foram jogadas foram. Responder no sentido de avisar que ficamos várias semanas sem e agora que voltou, precisa de um tempo para reorganizar.

*Comissão de Moradia: ocorreu reunião da comissão e precisamos levar os argumentos para o Conselho do Campus São Paulo. Na última reunião do Conselho, sem nenhum estudante, os argumentos foram expostos, porém nossos argumentos foram rechaçados. Haverá antes uma reunião com PROPLAN, PRAE e a Comissão do Campus.

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação e de Relações Externas, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 15/09/2014

Pautas: Informes, Repasses, Assembleia, Reunião RXEPM, Barrettinho, Questão do Terreno, Fórum de Estágios e Vivências, Seminário do CENEPES, Espaços de Formação Pós-EREM, Apoio Questão das IFES.

*Informes:

-Audiência Pública Bandejão: amanhã às 12h no Clóvis Salgado. O objetivo é não deixar que tirem dos estudantes o funcionamento do RU nos jantares e aos finais de semana.

-Comissão de Mobilidade Acadêmica: dia 25 de setembro, às 11h.

*Repasses:

-Como Funciona a Sociedade: ocorreu o CFS II, com quórum de 11 pessoas, neste final de semana. Foi bem aproveitado pelos estudantes. Haverá neste final de semana em São Carlos o Como Funciona a Sociedade I para quem ainda não fez o curso, podemos financiar passagens.

-Comissão de Moradia Estudantil: ocorreu a terceira reunião na última terça-feira, agora a Comissão está quase completa. A Viviane do NAE mais uma vez disse que a PRAE está pressionando para a moradia ser em Santo Amaro, trouxemos uma carta explicando nossos motivos detalhados para não ser em Santo Amaro. A PRAE e a PROPLAN quer participar de uma reunião para expor o porquê de ser em Santo Amaro. Certamente existem acordos com prefeitura para haver construção da Unifesp naquela região.

*Assembleia: a Assembleia deverá ocorrer após a reunião da Comissão com a PRAE e PROPLAN, deverá englobar assuntos em conjunto: Terreno, Biblac, Moradia e RU.

*Reunião RXEPM: foi conversado sobre o caráter da audiência pública do bandejão, que temos de ir para barrar o processo. Após a Audiência, haverá reunião do RX.

*Barrettinho: terá um Barrettinho informando sobre as questões do RU (escrito por Yago e Linguini), da Biblac (escrito pela Jackeline) e da Moradia estudantil (escrito pelo Soldado e Luciana), que será distribuído amplamente na Audiência. Será impresso hoje à noite. Incluir o assunto do Terreno no Barrettinho.

*Questão do Terreno: estão ocorrendo programações simultâneas. Verbas têm sido arrecadadas para reformas no terreno, para justificarmos obras para as prefeituras. Todas as adequações não foram feitas e está prestes a ser mandada a última multa com risco de interdição. Também está sendo feito um contrato entre a Unifesp e SPDM. Esta não quer um contrato maior que 3 anos. A Unifesp precisa de um contrato de 25 anos para investir no terreno. O tempo está acabando, o Arthur Sapia pediu a reunião, porém a SPDM não aceita a cessão por mais de 25 anos. A reunião deve ser definitiva, na quinta-feira. Não há provavelmente uma solução amigável para ser resolvida, partirão para questões administrativas. Linguini se colocou questionando a forma como os estudantes foram abandonados na mobilização e a negociação ficou entre reuniões. Arthur disse que o processo de desapropriação, tirado em Assembleia, seria demorado e não conseguiria resolver as questões atuais. Giselle também questionou porque não se chamou outra Assembleia no momento em que a resolutividade não estava andando. Para as próximas atitudes, retomar as mobilizações estudantis, convocar os estudantes para Assembleia, informar amplamente a situação e tomar atitudes em conjunto com os estudantes.

*Fórum de Estágios e Vivências: tínhamos fechado de o CAPB comprar 3 passagens, porém ninguém comprou e as passagens estão caras agora. Matheus ressalta a importância de haver pelo menos 1 pessoa do CAPB que queria tocar a CLEV. O Caio Teló irá financiado pelo CAPB.

*Seminário do CENEPES: quem tiver interesse a ir ao CENEPES do RJ, divulgar nomes no grupo do CAPB. Não há transporte aéreo. Indicativo de pedir ônibus PRAE, ou então ônibus da Regional.

*Espaços de Formação Pós-EREM: Gabriela viu os nomes dos assuntos políticos, mas não conseguimos marcar datas.

*Apoio Questão das IFES: Soraya pediu um apoio do CAPB por ela não ter assinado a carta de apoio à Dilma, que todas as Instituições Federais de Ensino Superior assinaram, exceto 4. O CAPB não irá produzir a nota.

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação e de Relações Externas, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 08/09/2014

Pautas: Repasses, Informes, Convite para EREM, Indicação de Comissões, Unidade Curricular de Administração, Moradia Estudantil, Eleições CAPB/COBREM, Portas CAPB, Bíceps, Financiamento CFS1, Apoio Medicina PUCCAMP e Unemat.

*Repasses:

-ECEXU: Encontro de Capacitação de Extensão Universitária, encontro da DENEM, ocorreu este final de semana, na Nova Palestina, uma ocupação do MTST. Havia 80 inscritos, superando o as expectativas. Discutido sobre educação e extensão popular, determinação social do processo saúde-doença pelo Fórum Popular de Saúde. A Vivência foi muito boa, aprendendo sobre o trabalho coletivo e a organização dos assentados. Como encaminhamento, convidar alguém do Movimento para fazer espaços. Sobre Extensão, o objetivo era se organizar com outros movimentos populares para articular a classe para lutar por reivindicações.

-Bandejão: quando houve a mudança da empresa e separação do RU do Campus SP e dos Funcionários da SPDM, a PRAE tomou por ciência que o contrato do RU do Campus São Paulo contempla o funcionamento do RU em horários estendidos além do expediente. Tal ocorrido vai contra o que o CAE determinou para todos os Campi que RUs só funcionariam durante a semana e em horário de almoço. A Profa. Rosana (do Campus SP) em conversa com a Profa. Andrea (da PRAE) conseguiu que o contrato novo contemplasse jantar durante a semana alegando que os cursos do Campus São Paulo são integrais, porém manter o funcionamento do RU (principalmente aos domingos), é algo que seria inviável para a PRAE. Será marcada uma audiência pública com os alunos, a Direção do Campus SP e a PRAE, provavelmente terça-feira dia 16/09, às 12h. Até lá, divulgarmos notas sobre os acontecimentos pelo perfil do CAPB e RXEPM.

-Acontecimentos da Intermed: questão de brigas entre torcidas, com uso de fatos trágicos e opressores para ir contra outras torcidas. Erika propõe levar a pauta para a COCULT da DENEM para soltar uma nota criticando o comportamento geral das torcidas na Intermed, buscando informações com pessoas que estavam presentes. O CAPB irá apoiar a nota da COCULT, com resgate histórico.

*Informe:

-Pré-EREM: ocorrerá na próxima segunda-feira, às 18h no CAPB. Tema de Determinação Social do Processo Saúde-Doença. O Texto base está no evento.

-Encontro Feminista: ocorrerá na USP de 18 a 20 de outubro, na FMUSP. A programação está sendo decidida nas reuniões da Frente Feminista. EMEusp.wordpress.com é o blog para as inscrições. Inscrição sem alimentação é 10 reais e com alimentação para os 3 dias tá 30 reais.

-Dívida Pública do Núcleo de Estudos: amanhã ás 14h no Lindemberg. Erika gostaria de divulgar pelo perfil do CAPB. O CAPB concorda.

*Convite para EREM: o Felipe Scalisa pediu para que o CAPB enviasse um convite para o Koba da Comissão da Verdade participasse do EREM custeado. O CAPB discorda do convite.

*Indicação de Comissões: CCM (Fabio fabiomarmirolli@gmail.com, Gabriela gabripar@gmail.com, Thiago thiago.s.coelho@gmail.com, Albanett albanettbarreto@gmail.com, Matheus matheusepm78@gmail.com), Eletivas (Luciana luciana.di.giovanni@gmail.com, Yago yago_cb@hotmail.com), Mobilidade Acadêmica (Caio Teló caiohtelo@hotmail.com, Amarilis amarilisacm@gmail.com, Suplente Maisa maisa.rfrancisco@gmail.com), Tutoria (Maisa maisa.rfrancisco@gmail.com, Thiago thiago.s.coelho@gmail.com).

*Unidade Curricular de Administração: perguntaram para os representantes sobre qual a posição dos estudantes a respeito de uma UC sobre Administração. O objetivo é tensionar para que seja uma UC a respeito de Gestão Pública, com uma nota do CAPB.

*Moradia Estudantil: a reitoria tá pressionando para ter moradia estudantil em vários campi. Sendo que a PRAE quer que a Moradia Estudantil do Campus São Paulo em Santo Amaro. Os estudantes do Campus São Paulo já expuseram diversas vezes os argumentos contrários a ser a moradia em Santo Amaro, e a PRAE continua pressionando para que saia a Moradia lá. Fizemos uma carta com diversos dados a respeito de terrenos ociosos e dados do porque a moradia estudantil deve ser aqui. Marco pede para divulgar informações pelo facebook do CAPB. O CAPB está de acordo. Os outros CAs concordaram em chamar uma Assembleia.

*Eleições CAPB/COBREM: temos que começar a pensar as eleições do CAPB/COBREM. Começar a pensar a Comissão Eleitoral, com pessoas que não podem concorrer a chapas, sugestões de pessoas: Isa 79, Bianca 78, Cinthia 81. O novo estatuto será usado. O contador tem de ser acertado, a Gabriela verá essa questão.

*Portas CAPB: as 3 chaves da porta externa ficarão distribuídas em lugares diferentes do bairro. Yago, Amarilis e Albanett. A porta do CAPB será fechada toda sexta às 18h. Matheus irá comprar a chave tetra.

*Bíceps: agora que arrumamos a porta e chave tetra, Jack sugere de comprarmos impressora A3/A4 a 1700 reais para imprimirmos Bíceps. CAPB aprova a compra. Vender a impressora velha.

*Financiamento CFS1: Jéssica Almeida da 81 vai a Santos fazer o CFS1 e deseja financiamento. O CAPB financiará 50 reais.

*Apoio Medicina PUCCAMP e Unemat: a Unemat está em greve, pediu para que lermos a pauta do manifesto dele. Fazer uma nota de apoio às pautas e também legitimar o trabalho da DENEM na nota. Amarilis se dispõe a elaborar, com ajuda da Erika. Quanto à questão da PUCCAMP da reunião anterior, Erika irá elaborar a nota.

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação e de Relações Externas, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRiA DO CAPB DO DIA 25/08/2014

Pautas: Repasses, Informes, Financiamento ECEXU, Financiamento EREM, Pré-EREM, Texto no Bisturi, Bíceps, Ocupações em Belo Horizonte, Próximo Assunto Político.

*Repasses:

-Comissão de Transporte: ocorreu reunião, estão fazendo um contrato para fechar com empresa mais barata. No contrato, descobriram que queriam pegar ônibus até 20h, porém não serviria para o Vila Maria que acaba às 21h. Irão refazer o contrato.

-Congregação da EPM: ocorreu na última terça, será criada uma Comissão para discussão para do Curso e Departamento de Odontologia. Foi pedido um Representante Discente. Fábio da 82 será o indicado.

-RXEPM: o próximo foco do RX será a Biblac, irá fazer panfletos no Congresso do PIBIC.

-Reunião Reitoria: os representantes que foram presentes consideraram pouco proveitosa a reunião. Os assuntos importantes: foram feitos dossiês sobre as moradias da Unifesp. Osasco e São José dos Campos estão mais adiantados. Andréa, pró-reitora de assuntos estudantis, disse que se a moradia estudantil do Campus SP não for em Santo Amaro, não vai ter, mesmo com os alunos se posicionando contra com críticas expostas.

*Moradia Estudantil: ocorreu a segunda reunião da Comissão de Moradia Estudantil, pediram o termo dos estudantes se posicionando contra a moradia sendo em Santo Amaro. Na segunda reunião, a reitoria e a PRAE querem que a moradia seja lá. A PRAE e a Reitoria estão também pressionando o NAE e a Direção de Campus para que a moradia saia em Santo Amaro. A comissão é responsável também por fazer o termo de referência para colocar o que queremos para a Moradia Estudantil. No dia 15 de agosto fizeram um edital de chamamento do escritório de arquitetura para fazer as moradias estudantis com base nos termos de referência. Marcar reunião com outros CAs para perceber as demandas dos outros cursos também e talvez sugerir uma Assembleia do Campus São Paulo.

-ENMUP: Encontro Nacional pelo Movimento Universidade Popular ocorreu no começo do mês, evento no qual a DENEM topou em participar. A carta de encaminhamentos foi postada no grupo do CAPB. Ficou delimitada a discussão que a universidade deve ir pelo caminho da transformação social no modelo anticapitalista. Como estratégia agora, o enfoque está na EBSERH, com moção de repúdio a formas de privatização da gestão. No dia 20 de dezembro, em Goiás, ocorrerá nova reunião, para discutir melhoramentos na comunicação e articulação do movimento.

*Informes:

-Posse AMEREPAM: ocorrerá na próxima segunda-feira, às 19h. Klaus, ex-membro do CAPB, é presidente da nova chama da Associação dos Médicos Residentes da Escola Paulista de Medicina.

-Aula Pública: haverá dia 09 de setembro às 14h sobre Dívida Pública e as Políticas para Saúde e Educação, no teatro Lindemberg.

*Financiamento ECEXU: ocorrerá dias 4 a 7 de setembro, organizado pelo CAMA na Santa Casa, numa ocupação. O Encontro de Capacitação em Extensão Universitária, com vivência das ocupações pela cidade. A programação política está bem estruturada. Financiamento até 500 reais de inscrição.

*Financiamento EREM: estender os financiamentos de acordo com necessidade das pessoas. Divulgar que promovemos auxílio para pessoas com dificuldade financeira.

*Pré-EREM: um pré-erem organizativo e outro pré-erem sobre Determinação Social do Processo Saúde Doença, com leitura de texto e discussão. O Pré-EREM sobre DSPSD será dia 15 de setembro, às 18h.

*Texto no Bisturi: a diretora do jornal Bisturi perguntou se queremos trocar textos para publicarmos entre CAOC e CAPB. O CAPB concorda em trocar poemas.

*Bíceps: Jack propõe que os textos sejam escritos por várias pessoas, antecipadamente em relação à data de lançamento, e que sejam lançados institucionalmente.  Também sugeriu comprar impressora A3 após o problema da porta do CAPB ser resolvido.

*Ocupações em Belo Horizonte: foi explicado o fato na Reunião Ordinária do CAPB. Foi comentado que as lutas não devem ser um fim em si mesmo. O CAPB irá apoiar esta carta.

*Próximo Assunto Político: aceitamos sugestões. Sugestão: casos de estupro.

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação e de Relações Externas, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 18/08/2014

Pautas: Informes, Repasses, Representação Discente Oncologia, FEV, Portas CAPB, Carta Moradia Estudantil, Próximo Assunto Político, Greve na USP, CineCAPB “Tempos Modernos”.

*Informes:

-Congregação da EPM: amanhã tem congregação da EPM às 8h30 no Leitão da Cunha. Terá como pauta criação do departamento de odontologia. Devemos avaliar sobre colocarmos nosso posicionamento lá e trazer as informações.

-Reunião com PRAE: sábado às 11h na PRAE. Pautas são Moradia, Transporte e Segurança. Luciana e Marco irão.

-Reunião da ABEM: terá este sábado, durante a manhã.

-III ECEXU: ocorrerá o Encontro de Capacitação em Extensão Universitária, 5 a 7 de setembro, no CAMA da Santa Casa.

*Repasses:

-Reunião Comissão PDInfra: ocorreu na terça-feira às 11h para chamar os Coordenadores de Curso para discudir o prédio acadêmico nas suas respectivas reuniões de cada curso. Jackeline, que compareceu à reunião, disse que o prédio não deverá ser estudantil, apenas de salas de aula e laboratório. O estacionamento seria subterrâneo

-Reunião Direção Biblac: ocorreu na última quarta-feira. A reunião que tinha sido para falar sobre Silêncio na Biblioteca, foi redirecionada de assunto pois o CAPB concorda que não existe espaço suficientes para estudos em grupo no Campus São Paulo, por isso o espaço da Biblac é essencial para isso. Foi falado que haverá mudança do regimento da Biblioteca, o que torna oportuno o momento para reivindicarmos novas conquistas para a Biblac. Também foi falado sobre o projeto de desocupar o prédio da BIREME e usá-lo como estrutura da Biblac e sobre as dificuldades disso porque quem gere a BIREME é a Reitoria em conjunto com outras organizações, inclusive internacionais. Além disso, foi falado da possibilidade de realizar mudanças como expansão do tempo de aluguel dos livros. Ocorrerá reunião com outros CAs para discutir o assunto.

-Reunião da Regional DENEM: ocorreu este final de semana. Ocorreram informes, o mais importante sobre a PUCCAMP, a respeito do financiamento da Atlética com o dinheiro das Comissões de Formatura. Alguns alunos resolveram denunciar. A universidade está rachada e a universidade está apoiando a Atlética. Está havendo perseguição contra os alunos. A DENEM se colocou para apoiar esses alunos, juridica e financeiramente. A programação do EREM foi aprovada, o convite para o evento está feito. Marco Aurélio está fazendo as inscrições coletivas. Também foi discutido sobre a criação do Fórum das DCNs, com proposta de ser sediado na Unifesp dia 11/10/14, um lugar central e envolvido com a DENEM. O segundo fórum seria na Unicamp. Foi feita a programação com mesas de manhã e jornada à tarde. Para o CAPB, aguardamos se existe disponibilidade de anfiteatro. Exame do CREMESP, locais devem fazer espaços de discussão.

-RXEPM: Reuni: ocorreu espaço do RXEPM sobre discussão do Reuni, o papel da universidade, expansão das escolas públicas e ascenção das escolas privadas. Foi comentado sobre a deteorização dos colégios públicos em crescimento dos privados, em comparação do que está ocorrendo com a universidade. Amanhã às 14h terá reunião no Gianotti para decidir os próximos passos do movimento.

*Representação Discente Oncologia: Marcela da turma 80 disse que está sendo criada uma comissão sobre a oncologia do HSP. Ela pediu para ser indicada como representante discente. Thiago Coelho pediu para que Marcela fizesse repasses sobre assuntos relevantes. O CAPB aprova a indicação dela.

*FEV: Amarilis e Marco querem continuar sendo CLEV. Caio Teló e Hiran da turma 80 se propuseram a ser CLEV também. O CAPB irá financiar as 4 passagens.

*Portas CAPB: amanhã o marcineiro da Unifesp virá instalar as novas portas às 8h da manhã.

*Próximo Assunto Político: manter o convite para semana que vem, estudar o assunto sobre Greve na USP.

*Greve na USP: Felipe Scalisa não pôde vir aqui nem outro representante.

*Carta sobre Moradia Estudantil: o CAPB irá assinar a carta proposta pelo Gabriel Blinder.

*CineCAPB “Tempos Modernos”: sugestão de assistirmos o filme. Fica a proposta para depois da intermed. Jackeline tem o filme.

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação e de Relações Externas, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 11/08/2014

Pautas: Informes, Repasse, Machismo na Festa AAARL, Novas DCNs, Greve na USP, Bíceps, Como Funciona a Sociedade II.

*Informes:

-Comissão Plano Diretor SP: amanhã às 11h, Jack poderá ir.

-Mesa Novas DCNs para curso Medicina: ocorrerá amanhã às 12h, no anfiteatro Clóvis Salgado. A Monique da Denem e a Lúcia Iochida da Abem já confirmaram presença.

-RXEPM: Reuni: espaço de formação sobre Reuni e sucateamento das universidades públicas, amanhã às 14h, no anfiteatro AGF.

-Reunião Coord. Biblac: a coordenadora da biblioteca chamou o CAPB para uma reunião sobre o Silêncio na Biblioteca, às 13h da quarta-feira. É uma reunião válida para falar que não temos espaço para estudo em comum. A ideia é não morrer aí o problema, mas divulgar o problema para a comunidade acadêmica.

*Repasse:

-Reunião da Gestão: foram elencados assuntos para as próximas rodas de conversa e também foi levantada a ideia de trazer assuntos políticos para as Reuniões Ordinárias.

*Machismo em Festa da AAARL: foi apresentado o ocorrido da festa da AAARL, lida a carta de posicionamento do CARL. O CAPB concorda em apoiar a carta. Foi realizada uma discussão a respeito do machismo na sociedade e no meio universitário. Amarilis e Erika pode escrever o textinho de apoio.

*Novas DCNs: foram lidas as novas DCNs para preparação à mesa de amanhã e também comentados alguns pontos durante a reunião.

*Greve na USP: a Lígia não poderá vir hoje. Fica para a próxima reunião, inclusive com o convite para um estudante da Medicina para fazer uma discussão sobre o impacto da greve no curso deles.

*Bíceps: Jackeline gostaria de imprimir o Bíceps colorido. Amarilis irá verificar uma impressora 3A.

*Como Funciona a Sociedade II: surgiu o problema da festa do CALP no dia anterior no DCE. Iremos fazer o curso aqui no CAPB.

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação e de Relações Externas, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 04/08/2014

Pautas: Repasses, Informes, Portas CAPB, FEV, Workshop Medicina Unifesp, Como Funciona a Sociedade II.

*Repasses:

-Comissão das Eletivas: na terça-feira passada ocorreu a reunião, presentes a Luicia Iochida, a Daniela Secretária, uma representante da Biomed e outra da Fonoaudiologia, além da Luciana, representante discente do CAPB. Comissão de apoio a Comissão do Curso Médico, que ainda não foi oficializada. Projeto de adequação das eletivas próprias de cada curso, além de eletivas multicursos. Foi falado do incentivo à criação das eletivas. Também foi falado que os créditos só valerão de Eletivas, não mais de Ligas e ICs (o número mínimo será de 6 créditos). Eles tem interesse em estimular os Departamentos criarem eletivas, mas eles não podem obrigar. Fica a cargo do professor a criação de eletivas. Não há regulamento para a criação de eletivas. Luciana pedirá um gráfico para visualização de número de vagas.

-Encontro Científico dos Estudantes de Medicina: estiveram presentes do CAPB Gabriela e Caio Teló. O ECEM ocorreu em Brasília na UNB. Sobre as deliberações, ocorreu um Ato em direção ao Ministério da Saúde, conseguiram uma Reunião com o Ministro da Saúde. No Grupo de Trabalho sobre Movimento Estudantil na Medicina, sendo os assuntos levantados, a representatividade dos CAs não ser passiva, com trabalho de base. Também foi aprovada a questão de aproximação com movimentos sociais como o Fórum Popular de Saúde e a Frente contra a Privatização de Saúde, foi aprovada a aproximação com outras Executivas de Curso. Surgiu uma proposta de aproximação com a UNE e ANEL, que foi suprimida e rejeitada. No GDT de opressões ocorreu uma discussão bastante evoluída e foi aprovado um texto, com muito sucesso. Na Reunião da Regional, o DANC não apresentou a pré-programação detalhada do EREM Curitiba (existe o esqueleto da programação e foi discutida a existência um fórum de opressões), entregaram o cartaz de divulgação. A próxima Reunião da Regional será dias 15, 16 e 17 no CAOC. Na reunião foi informada a greve da Unesp e talvez esta semana eles saiam de greve. Foram trazidos cartazes dos encontros: EREM, CENEPES, ECExU. Também recebemos cartilhas das coordenações: ligas, extensão, opressões, saúde mental. A regional Sudeste 2 fez bandeiras pra cada regional.

-Comissão do HSP2: estavam presentes poucas pessoas. Era uma reunião de apresentação de que o terreno é da Unifesp e a administração é da SPDM. Terá um estacionamento privado. A proposta é levar casinhas para lá, mas existem mais casinhas do que comporta o hospital. Não há propostas concretas para lugares dos estudantes estudarem. Há proposta para Call-Center para consultas à distância. Proposta do Thiago: fazer uma proposta de carta de questionamento sobre em que espaços essas decisões foram tomadas. A Ana poderia começar a carta e outros estudantes complementam.

-Reunião com Diretoria Campus SP: reunião com a profa. Rosana, presentes 2 alunos da Biomed, 2 da Medicina. Estão fazendo levantamento dos anfiteatros e dos corredores e banheiros, sem previsão. O Michel, que administrava a questão dos anfiteatros, saiu do cargo e está desorganizado por conta disso, há um déficit de funcionários no Campus SP. Quanto ao curso de Odonto, estava no planejamento da Unifesp abrir, porém está em discussão ainda. As discussões estão pairando, inclusive na próxima reunião da Congregação da EPM é pauta a criação no departamento de Odonto. A Tecnologia de Informação da Unifesp é caótica, estão tentando unificar, mas por conta do déficit de funcionários no Campus, não há como resolver. Quanto a segurança do DCE, reforçar os seguranças a cobrarem o uso dos crachás. Quanto ao terreno Atlética, DCE, EPE e Radiologia, a disputa está no âmbito jurídico, a desapropriação não está sendo pautada. A cessão de 25 anos é o que a Unifesp pediu, mas a SPDM não concorda. Sobre o HSP2, a previsão está para 2017. Quanto a política de eventos, a Diretora do Campus não deu solução definitiva e disse que isso é no âmbito da PROEx e PRAE.

-Plano Diretor Campus SP: a reunião foi hoje. Foram feitos informes. A Vila Clementino foi incluída no PD da Vila Mariana como polo de referência em Saúde e Ciência, o que favorece investimentos e arquitetura urbanística por parte do município na região. A licitação da empresa está em processo para o Plano Diretor do Campus e também de 3 primeiros prédios que ficaram separados: um prédio Acadêmico (na rua Diogo de Faria, onde foi sede do CAPB), no Estacionamento C um prédio de Pesquisa/Laboratórios (com estacionamento subterrâneo), e outro Assistencial na Rua Pedro de Toledo, Varpa, Otonis (que ainda falta decidir que tipo será: Pediátrico, Ortopédico…). Quanto à participação estudantil na decisão do prédio Acadêmico, disseram que já estavam representados na Comissão do Plano Diretor e também na Comissão do Curso Médico.

-Reunião com CAs: foi aprovada a criação do DA do Campus São Paulo, um órgão administrativo do prédio. O estatuto foi criado e está para avaliação dos CAs e do DCC.

*Informes:

-Congregação da EPM: foi transferida para terça-feira dia 19/08, às 8h30. É pauta a criação do Departamento de Odontologia.

-Mesa sobre Novas DCNs: ocorrerá terça-feira que vem, às 12h no Clóvis Salgado. O CAPB irá convidar Rimarcs e outras pessoas importantes de graduação. Além de criar cartazes de divulgação.

-EREM Curitiba: as inscrições estão abertas. O primeiro prazo é 70 reais. O pedido do ônibus foi feito. Faremos inscrições coletivas.

-Reunião da Gestão: estava planejada para amanhã às 14h30. A reunião foi mantida. Mandar as pautas hoje.

*Portas CAPB: a Jack verá se o segurança poderá receber as portas e comprará também pela internet.

*FEV: ficaram decididas 3 passagens, querem ir Marco Aurélio, Amarilis, Caio Teló. Conversar com o Hiran também se ele tem interesse.

*Workshop Medicina Unifesp: precisamos fazer certificados. A Gabi vai fazer devoluções de dinheiro. A Luciana se dispôs a fazer o certificado. O Caio Teló imprime.

*Como Funciona a Sociedade II: já temos monitor, Gabs da Unicamp. Podemos criar evento no Face. Nos dias 13 e 14 de setembro.

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação e de Relações Externas, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 28/07/2014

Pautas: Repasses, Informes, Reunião da Regional DENEM, Congresso da Unifesp, Reunião da Gestão, Próximos Eventos Políticos, Portas CAPB, Workshop Medicina Unifesp, Materiais do CAPB, Salinha do CAPB, Agenda do CAPB.

*Repasses:

-Reunião Comissão do RU: ocorreu na última sexta-feira. Foi falado que a reforma da viga é complexa, porém eles tentarão ver com a Pro-Plan se os projetos de reforma do RU podem ser incluídos nas habilitações de empresas pré-licitadas (para agilizar processos licitatórios). Com a informatização do sistema, há um problema da falta de funcionários para computador na entrada. Atualmente membros da Comissão do RU têm se revezado, porém a solução definitiva será ver com a empresa terceirizada de segurança se eles podem disponibilizar um funcionário. Quanto aos tickets antigos, eles serão repostos na próxima semana, na Diretoria do Campus São Paulo. Entre melhorias a se fazer, está resolver a quantidade de alimentos que não está sendo suficiente, colocação de wifi no RU e também de um televisor para visualização de informações e do saldo de créditos.

-Crachás Unifesp: foi feito o ofício para questionarmos o valor abusivo dos crachás da Unifesp e está aprovado na Reunião Ordinária do CAPB.

*Informes:

-Reunião com Diretoria do Campus: haverá reunião com a Rosana Puccini quarta-feira 12h. São pautas: bebedouros de água, biblioteca, marcação de anfiteatros. Sugestão de pauta, política de eventos.

-Reunião com CAs do Campus: haverá reunião amanhã às 18h30 com todos os CAs do Campus SP aqui no CAPB.

-Reunião Comissão HSP2: a Ana Paula da 81 levantou a pauta que haverá reunião desta comissão e pediu sugestões de reivindicações para levar para a Comissão. Foi discutido no CAPB que essa primeira reunião é mais para coletar informações.

*Reunião da Regional DENEM: foi pedido ao CAOC para sediar a reunião e eles aprovaram. O CAPB está de acordo com isso.

*Congresso da Unifesp: o Congresso da Unifesp vai ser discutido na reunião de sábado na Reitoria. Ele será um evento com pautas e teses levantadas por alunos, professores e técnicos, a serem discutidos neste evento e mandadas para aprovação do Conselho Universitário. O CAPB está atrasado para se organizar pautas de interesse estudantil. Foi discutido os tipos de conquistas que podemos conseguir a partir deste Congresso. Colocar a questão de Política de Eventos como pauta do Congresso. O Wumathylla sugere também o Transporte da Unifesp. Erika sugere de dialogarmos com as categorias docente e técnico-administrativa para organizarmos teses em conjunto, haverá reunião às 10h no Anf A para isso. Criar um arquivo do Google Drive para compartilharmos informações e pautar essa questão toda reunião para analisarmos progresso.

*Reunião da Gestão:  Yago não sabe se irá poder. Matheus Barbosa não poderá ir com certeza. Manter a data.

*Próximos Eventos Políticos: Como Funciona a Sociedade II irá ocorrer, sugestão de fazer o Processo de Formação de Consciência. Sugestão de data 13 e 14 de setembro para CFS2, Linguini verá o monitor, caso não conseguir ver o Wagner. Sugestão de indicativo de data para 11 e 12 de Outubro.

*Portas CAPB: Yago postará no grupo os datos técnicos, Matheus verá de comprar com a mãe dele, além de outras pessoas se mobilizarem para isso.

*Workshop Medicina Unifesp: Marco questiona a proatividade das pessoas do CAPB na organização do evento. O evento foi um sucesso, recebemos elogios da organização. Faltaram fios de sutura, mas pagamos os que compramos na hora. Tivemos mais de 13 mil reais de lucro líquido e as finanças do CAPB estão garantidas para mais um ano. O trabalho foi menor do que o ano passado. A lojinha foi um sucesso. Faltam devoluções de dinheiro. Luciana falou da questão de “passar a bola” do evento para as turmas seguintes, no caso a 81. O Marco tem uma tabela de materiais que sobraram. Foi reforçado o papel do Workshop de financiador das atividades do Movimento Estudantil. Matheus ainda colocou a questão de o Workshop ser uma apresentação inicial de que existe o Movimento Estudantil e, por exemplo, apresentar a Determinação Social do Processo Saúde-Doença.

*Materiais do CAPB: verificar estetos e esfigmos que foram comprados para ver se eles estão funcionantes. Sugestão de fazer uma instrumentoteca, com contratos e valor simbólico. Proposta de fixar a TV na parede aprovada.

*Salinha do CAPB: a salinha do CAPB está caótica e pede SOS para arrumar.

*Agenda do CAPB: atualizar as pessoas que podem mudar os eventos da agenda do CAPB. Atualizar com os eventos.

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação e de Relações Externas, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 21/07/2014

Pautas: Repasses, Comissão Disciplinas Eletivas, Restaurante Universitário, Moletons CAPB, Crachás Unifesp, Porta CAPB, Reunião da Gestão e Workshop Medicina Unifesp.

*Repasses:

-Reunião da Comissão “Apoio à Gestão”: foi criada uma comissão incentivada pelo prof. Antônio Carlos Lopes, diretor da EPM. É presidente da Comissão o discente Arthur Sapia. Foram convocados apenas alguns representantes de sala para participarem da reunião. O prof. ACL pediu para que esses estudantes levantassem problemas existentes na EPM e entregassem para ele, a fim de que ele possa encaminhá-los diretamente à Congregação da EPM. Foram questionadas as verdadeiras intenções dessa comissão, além de sua composição e também a forma como as resoluções dela se darão, ignorando outras instâncias da universidade.

-E-mails sobre Terreno das Entidades Estudantis: como apontado pela profa. Soraya, reitora da Unifesp, estão ocorrendo reuniões a respeito da situação do Terreno das Entidades Estudantis, negociações entre AAAPB, Campus SP e SPDM, sendo que as entidades de representação estudantil (Centros Acadêmicos) nem a Unifesp estão sendo convidadas para participar. Como encaminhamento desta pauta, reuniremos com os outros CAs daqui 15 dias para reunirmos informações e para elaborar uma carta pedindo esclarecimentos.

-Conselho Universitário: a representante discente Erika compareceu à Reunião do CONSU, mas não pôde fazer o Repasse na Reunião Ordinária do CAPB. Como assunto principal desse CONSU foi uma fraude na documentação em concurso de Urologia. Encaminhamento dessa pauta é para ficarmos atentos à possível pauta sobre o novo curso de Odontologia.

*Comissão de Disciplinas Eletivas: Luciana fala como DCC (Departamento de Cultura Científica) nesta pauta, ela participará de Reunião com a Profa. Lucia Iochida, entre outros, para discutir os problemas das Disciplinas Eletivas na Unifesp. Foram elencados problemas como sistema de inscrição, vagas insuficientes.

*Restaurante Universitário: as reivindicações foram atendidas desde a última Reunião Ordinária do CAPB, os tickets da empresa anterior estão sendo negociados pela PRAE (Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis) para reembolso. Sugestão dessa pauta ser mensal para acompanhamento do RU.

*Moletons CAPB: há demanda para uma nova leva de Moletons do CAPB. Fazer uma arte nova com o novo logo, além de outros artigos como shorts, samba canção.

*Crachás Unifesp: foi levantado o preço abusivo (de 72,50 reais) para se pedir um novo crachá da Unifesp, bem como a falta de data no crachá. Yago escreverá um ofício questionando e enviará para as autoridades competentes.

*Porta CAPB: a procura por marceneiros está difícil, Yago ainda está negociando com algumas opções. Sugestão de grade interna para a porta da salinha do CAPB.

*Reunião da Gestão: marcada para terça-feira dia 05/08, às 14h30. Perguntar no grupo da gestão se todos podem.

*Workshop Medicina Unifesp:

-Inscricões: temos 16 do cuja + 10 de escolas públicas, aceitar as inscrições dos que fizeram no dia em que fecharam as inscrições.

-Café de Welcome fechou para 200 pessoas, Amarilis verá isso mais os dois Coffee Breaks para 400 pessoas cada.

-Materiais: verificar papel higiênico e sabonetes. Línguas de sutura foram encomendadas, verificar fios, agulhas, luvas. Para oficina de imobilização: 300m de malha tubular, 300 pacotes de tala engessada, 600 pacotes de faixa, algodão suficiente para 300 imobilizações. Para a oficina de intubação, comprar pilhas. Comprar sacos de lixo.

-Sobre Guias e Monitores, haverá reunião amanhã e quarta, meio dia, para explicarmos o Workshop. Verificar professor da fala docente.

Nós, Gabriela Andrade e Yago Carvalho Baldin, Coordenadores do CAPB, lavramos essa ata e damos fé a seu conteúdo.

//

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 14/07/2014

Pautas: Informes; Pedido de Esclarecimento sobre as atividades do CAPB; Bíceps; Workshop Medicina Unifesp; ECEM e Carta de Respaldo do CAPB; Festa dos 81 anos do CAPB

*Informes:

-Porta do CAPB: amanhã às 14h30 o técnico virá para ver a porta, chave tetra na porta da salinha. Gabriela receberá o marceneiro.

-Reunião com a PRAE: foi transferida a reunião para sábado dia 02 de agosto às 10h. A pauta é moradia estudantil, restaurante universitário e transporte.

-Mesa sobre Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Medicina: a mesa foi marcada para 12 de agosto terça-feira, meio dia às duas, as duas palestrantes confirmaram. A Monique, coordenadora geral da DENEM, presente na reunião do CAPB, sugeriu que fizessem uma fala sobre como anda o processo da reforma curricular na Unifesp, foi sugerido o nome do Soldado 79.

-Restaurante Universitário: a fila hoje foi muito grande, o sistema não está informatizado. Os alunos compraram excesso de tickets antigos e não puderam usar. Hoje não podia comprar mais de um ticket. Em compensação, a qualidade da comida melhorou bastante. Semana que vem traremos a pauta novamente para avaliar em uma semana.

*Pedido de Esclarecimento sobre as atividades do CAPB: foi postado um pedido de esclarecimento sobre a presença do CAPB em reuniões e comissões da Unifesp. Foi lida a carta de resposta e discutido pontos a mudar para podermos postar a resposta hoje.

*Bíceps: a edição do jornal ficou pronta antes das férias. Jackeline enviará o jornal em PDF e Yago postará em jpeg no Facebook do CAPB.

*Workshop Medicina Unifesp: a pessoa das ecobags não responde. As camisetas faltam colocar o logo do CAPB nela. Marco Aurélio fará um inventário até a próxima reunião, falará com o cara do esfigmo/esteto e também ligará para o cara da língua de boi. Terça e quarta que vem reunião com guias e monitores.

*Encontro Científico dos Estudantes de Medicina e carta de respaldo do CAPB: ECEM, o maior encontro deliberativo da DENEM ocorrerá dias 23 a 31 de julho. Como existe uma dificuldade de estudantes da Unifesp para ir, o CAPB fará carta de respaldo pra ROEx e pra RR aprovada para o Caio Teló. Aprovado financiamento de 3 passagens pro ECEM e 3 passagens pro FEV.

*Festa dos 81 anos do CAPB: o CAPB por optou não realizar a festa.

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação e de Relações Externas, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 19/05/2014

Pautas: Informes, Repasses, Organização Conjunta dos CAs SP, Porta do CALP, Bíceps, Premiação da EPM, Workshop Medicina Unifesp, Confraternização CAs Med SP.

 *Informes:

-Reunião com CAs: amanhã às 18h15 para discutir repasses da Reunião com a Soraya e também a organização em conjunto com os CAs de São Paulo. Na última reunião foi pedido pelo DCC que este órgão administrasse os armários do DCE e os quadros de avisos, cobrando uma porcentagem. O CAPB aprova.

-Ato pelos Espaços Estudantis: amanhã às 14h, saída na AAAPB em direção à Reitoria, tem Ato pela manutenção do terreno das entidades estudantis. A discussão estava girando a respeito de Desapropriação ou de Cessão temporária. A Luciana e Yago sugeriram para colocar explicitamente que queremos uma Desapropriação.

-Roda de Conversa “Mais Médicos”: hoje às 18h tem Roda de Conversa sobre “Mais Médicos”, Simone e Ana irão coordenar o espaço.

*Repasses:

-Reunião Problemas 3º e 4º anos: foram levantadas as questões e feita uma nota para ser divulgada no Bíceps. Dentre os problemas levantados são: falta plano pedagógico, falta planejamento da tarefa dos professores, uma comunicação entre os departamentos e uma coordenação centralizada da graduação para organizar todos esses problemas. Haverá uma próxima reunião para a leitura da carta. Foi feita uma discussão a respeito de reclamações específicas de disciplinas tais como DDI e a desorganização do secretário da disciplina e do mau uso do horário de aula, ou a Semiologia com discrepâncias de grupos e o ensinamento de Clínica Médica, ou ainda os professores da Patologia que faltam às aulas. O quarto ano irá organizar uma reunião com a turma e cada coordenador de bloco ou representante para fazer as reclamações.

-ROEx/RR: teve um espaço de formação sobre a Copa, elogiado pelo Matheus. No primeiro dia de discussões, surgiu um repasse de uma estudante da Faculdade Evangélica do Paraná, falando a respeito das Novas Diretrizes Curriculares que mudaram e o CAPB não organizou nada a respeito do assunto. A elaboração das Diretrizes foi feita pelo Hosp. Sírio Libanês e precisamos nos informar sobre isso e a partir disso tomar ações. Fazer uma roda de conversa sobre o assunto. Também foi discutida a programação do CENEPES da UFRJ em novembro no feriado da consciência negra, que contará com um fórum com eixos de preconceitos nos atendimentos à saúde. Foi decidido o tema do Ato do ECEM: Saúde e Educação como Direito, os Desafios do Financiamento Público. Também o COBREM tá em discussão, irão abrir candidatura para sediar. Foi tirada a programação do ECEXU no CAMA da Santa Casa e o FEV foi aprovado para o final de semana do dia 19 de novembro, em Vitória. Da RR, foi aprovado o segundo evento em Marília no feriado de Corpus Christi e este ano terá DOIS EREMs. A programação será apresentada e aprovada na RR no CPEM esta sexta feira, em São José do Rio Preto e precisamos mandar representantes. Pagaremos 3 passagens para representantes.

-Congregação Extraordinária EPM: a ampliação de vagas que eles se referiram era sobre Docente. O repasse do Ricardo Smith disse que ampliaremos as vagas dos estudantes e só assim poderemos expandir as vagas docentes. A ideia é criar um Pool de reservas de vagas para deslocarem as vagas dos departamentos com menos para os com mais demandas. A outra pauta foi sobre 30 horas, dos técnicos, com discussões pouco diretivas.

*Organização Conjunta dos CAs SP: foi proposta a criação de um DA para a organização estudantil em conjunto bem como a administração do prédio do DCE. O CAPB concorda com a função única de administração do prédio.

*Porta do CALP: no ECEV, a pauta do CALP foi pichada. Eles pediram para limparmos. Marco Aurélio se dispõe a resolver.

*Bíceps: Jackeline pede para mandarem os textos. Matheus e Gabriela precisam fazer o texto sobre a insatisfação das infraestruturas da Unifesp. Yago complementará o texto dele. Erika e Gabriela farão texto sobre EREM Marília. O DCC está com o projeto de avaliar as eletivas, gostaria de publicar no Bíceps. O CAPB concorda.

*Premiação da EPM: haverá uma entrega de medalhas numa reunião solene feita pela EPM na quarta-feira, às 11h no Leitão da Cunha. Entre outros, o Governador de São Paulo será homenageado. Os outros Campi estão pensando em um ato. Quem puder ir no Ato e fazer cartaz, está convidado!

*Workshop Medicina Unifesp: a questão do Luis Alonso cadastrando o evento, Erika está correndo atrás disso. A TOCE está garantida. Já temos quase 30 inscrições, que estão sendo verificadas e sistematizadas. Reunião quinta-feira à noite da Comissão do Workshop.

*Confraternização CAs Med de SP: o Felipe da Unicid sugeriu a ideia de fazer uma festa em conjunto de todos os CAs de Medicina da Cidade de São Paulo. O CAPB apoia.

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação e de Relações Externas, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 12/05/2014

Pautas: Informes, Workshop Medicina Unifesp, Texto no Jornal da EPM, Bíceps, ROEx, Reunião da Regional.

 *Informes:

-Congregação Extraordinária da EPM: quinta-feira, às 8h no Leitão da Cunha. Relatório da Comissão sobre Expansão das Vagas de Medicina na EPM.

-Assembleia Geral do Campus SP Unifesp: amanhã, às 16h na Quadra Velha da AAAPB. Às 14h reunião na AAAPB para discutir o formato da Assembleia.

-CineCAPB “Saúde do Trabalhador”: quinta-feira, às 12h aqui no CAPB. Documentário “Carne e Osso”, com discussão.

-Reunião problemas 3º e 4º anos: sexta-feira, às 12h. Erika marcará anfiteatro.

*Workshop Medicina Unifesp: o evento para cadastramento do Workshop foi criado para as pessoas trabalharem. Conseguimos o Centro Alfa e ainda falta pedir para o Luis Alonso ser o professor responsável. Murad tentará conseguir a TOCE. Erika ficará responsável pelo site. Dia 26/07. Fazer levantamento do que temos e o que precisa de material. Definir vagas e preços. 300 vagas (20 de erro), definido 90 reais. Mais 15 vagas de graça para o CUJA e 15 vagas para terceiro ano de escolas públicas, mediante a comprovante. Amarilis e Gabriela ficarão nas inscrições. Inscrições via Google Docs com Nome, RG, CPF, Contato de Emergência, deixar claro que as vagas acabam e a inscrição só estará confirmada com uma foto legível do comprovante de pagamento, com transferência direta ou depósito identificado. Fazer sacolinhas para os inscritos e pulseirinhas. Marco ficará responsável pelas finanças do evento. Ver o Coffee.

*Texto no Jornal da EPM: secretária do ACL ofereceu uma coluna no jornal da EPM. Não aceitaremos a coluna.

*Bíceps: haverá patrocínio para a impressão do Bíceps. Jack pensou em outros textos para a edição. Prazo final para a entrega dos textos, domingo. Thiago, Luciana e Erika fazem o texto sobre Reunião 3º e 4º anos. Texto de falta de apoio da Unifesp para eventos até domingo, Gabriela e Matheus. Texto sobre as eletivas. Ana escreve sobre chamativo para EREM.

*ROEx: este final de semana no CAOC. Quem quiser pagar 5 reais sem alimentação nem alojamento pode. Financiamento para Gabriela e Erika dos 60 reais, verificar depois o gasto do Lucas.

*Reunião da Regional e Posicionamento do CAPB: haverá uma Reunião Regional durante a ROEx no domingo, com pauta do EREM. O DACA da FAMEMA propõe um evento para este semestre no feriado de Corpus Christi. O CAPB é favorável à realização do evento.

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação e de Relações Externas, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 05/05/2014

Pautas: Informes, Repasses, Workshop Medicina Unifesp, EREM, ROEx.

*Informes:

-Congregação EPM: amanhã às 8h no Leitão da Cunha.

-Reunião com ACL: hoje às 13h30 na diretoria da EPM. Gabriela e Erika irão.

-CineCAPB: ocorrerá esta quinta-feira, às 18h. “Quanto vale ou é por quilo?”. Cada um traz sua pipoca e refri.

-Reunião 3o e 4o anos: sexta-feira, 12h. Simone verá anfiteatro.

-Barrettinho: a data final da entrega dos textos, sexta-feira dia 09.

*Repasses:

-Plano Diretor de Infraestrutura: é um projeto que busca soluções para os problemas infraestruturais de cada campus a curto, médio e longo prazo. No Campus São Paulo, os desafios são imensos por se situar no meio de uma cidade, as estruturas do Campus têm de se ajustar com a paisagem urbana, integrada no contexto da cidade. É também um desafio a circulação de pessoas e vagas de estacionamento. Ainda assim, o Campus possui prédios com diferentes idades, que precisam de diferentes cuidados. Finalmente, é preciso atrelar o projeto do desenvolvimento do Campus ao do bairro Vila Mariana, para que consigamos da prefeitura incentivos para que esta região se torne um polo da saúde, com investimentos municipais nas ruas, calçadas, iluminação e acessibilidade na região.

-RXEPM: esta semana começará a passar o abaixo-assinado para as melhorias do Bandex porque antes do dia 10 de junho ela irá renovar o contrato com a empresa. Haverá ato de entrega do abaixo-assinado, que antes será passado por diversos alunos. Erika escaneará o contrato do Bandex para publicarmos.

*Workshop Medicina Unifesp: Amarilis vai ao Centro Alfa para tentar reservar na data do Workshop, dia 26 de julho.

*EREM: o EREM seria no feriado de Corpus Christi, porém foi adiado. Verificar a questão do transporte.

*ROEx: CAOC, dias 16, 17 e 18 de maio. As pautas foram lidas na reunião ordinária, mas estão no evento. A inscrição para a ROEx está 60 reais, iremos pesquisar se a alimentação e o alojamento podem ser dissociados do preço da inscrição, depois discutiremos o financiamento.

*Sala do CAPB: o CAPB autoriza a ligarmos para a Terezinha para ela fazer manutenção na cortina. Quanto às portas do CAPB, pesquisaremos mais portas. Jack irá verificar com o pai dela a respeito delas. Iremos trocar as duas portas do CAPB. Quanto às cópias da chave, quem quiser fará sua própria cópia.

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação e de Relações Externas, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 28/04/2014

Pautas: Repasses, Pré-EREM, Como Funciona a Unifesp, Reunião Problemas 3º e 4º Anos, Barrettinho, CineCAPB, Fechamento Vinhada, Workshop Medicina Unifesp, Carta sobre Anfiteatros e Centro Alfa.

*Repasses:
-Conselho de Planejamento: ocorreu na terça-feira dia 15/04, às 9h, com muitas discussões de informes. Foi falado a respeito do orçamento da Unifesp, porque o que a Reitoria pediu, o governo garantiu uma menor parte e desta parte, só foi entregue 10%. Todos os presentes no Conselho se mostraram muito insatisfeitos. Também comentaram a respeito da baixa participação dos estudantes nos conselhos, comissões, eventos, simpósios, grupos de estudo da PRAE, PROPLAN e outros. O Yago defendeu como estudante que se não houver garantia mínima de transporte para estudantes de outros Campi e abono de falta, não tem a menor condição da participação estudantil em eventos como esses. Isso sem contar nossa grade horária e estrutura curricular que não nos permite flexibilidade, com eventos marcados durante o expediente. Foi apresentada e discutida a Cartilha de Orçamento (apresentada também no grupo CAPB no Facebook). Foi falado que os processos licitatórios, agora feitos em conjunto, estão sendo formalizados e padronizados, o que deve garantir aceleração dos processos. A questão da moradia estudantil no Campus São Paulo está sendo revista, a profa. Rosana Puccini garantiu que há outros espaços mais próximos do Campus. E finalmente foi falado que a profa. Soraya tem sido vista como opositora ao governo na ANDIFES (o fórum de discussão dos Reitores de Universidades Federais), um lugar usado principalmente para a formação de novos políticos governistas. Desta pauta foi tirada uma reunião com a profa Rosana Puccini para dia 30 de Maio, com assuntos: Moradia Estudantil, Reforma do Restaurante Universitário, Biblioteca e o que mais houver.

-RXEPM Unifesp: na última reunião, ficou decidido que a próxima seria amanhã às 16h. O contrato do RU encerra em julho deste ano e tiraram que faremos um abaixo assinado para que o próximo contrato seja assinado com melhorias na qualidade da refeição. Há pessoas da TS e da Fono participando também.
*Pré-EREM: a Coord. Política tinha pensado em fazer espaços de discussões políticas e informativos a respeito do EREM. Temas pensados: “Mais Médicos” 19/05 às 18h, CineCAPB “Saúde do Trabalhador” 15/05 às 12h e o Pré-EREM 28/05 às 12h.

*Como Funciona a Unifesp: adiado.

*Reunião Problemas 3o e 4o Anos: dia 09 de maio às 12h.

*Barrettinho: temas “Corte de Verbas” (Yago e Lucas), “RXEPM RU” (Lucas), “Workshop Divulgação” (Luciana), “Explicação sobre a BIREME” (Jack) e “Temas Pré-EREM” (Jack). Prazo dia 09/05.

*CineCAPB: sugestão de filme “Quanto Vale ou É Por Quilo?” quinta, 08/05 às 18h.

*Fechamento Vinhada: Luciana acredita que não há prejuízo. Teremos que arrumar o vidro da janela. Sobraram alguns Vinhos. As taças ainda não chegaram. Amanhã às 18h teremos reunião de fechamento da festa.

*Workshop Medicina Unifesp: ficou para dia 26/07, Lindemberg, Est. C, anfiteatros menores. A programação será a mesma do ano passado. Precisamos ver os materiais a serem comprados: gesso, língua, material de oficina de mobilização. Centro Alfa é o próximo passo a avançar.

*Carta sobre Anfiteatros e Centro Alfa: Matheus e Gabriela farão a carta sobre insatisfações nas marcações de anfiteatros e do centro alfa.

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação e de Relações Externas, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 14/04/2014

Pautas: Informes e Repasses, Vinhada, Reunião da Regional, Debate Candidatos a Governadores, Pré-EREM e EREM, Oficina de Intercâmbio, CineCAPB, Sobre a Gestão.

*Informes e Repasses:

-Conselho Universitário: o repasse mais importante foi da limitação orçamentária, o governo liberou somente 50% do previsto. A reitora entrou em contato com outros reitores e eles estão escolhendo o que pagar. Conseguiram liberação de adicionais, mas não deve durar muito. Os outros Campi estão tendo problema de Segurança, a empresa não tem repassado o salário para os funcionários. A pró-reitora de administração prometeu quebrar o contrato com a empresa. A diretora do Campus SP pediu para fazer um informe dizendo que o dinheiro do Campus não vai dar e haverá uma reunião do Conselho de Campus para decidir onde será o destino da verba, poderíamos mandar um e-mail pedindo para informar sobre a data desse Conselho para irmos. Foi prorrogada a data das Eleições para Conselhos Discentes porque não há verba para realizar duas eleições este ano. Foi implantada a Comissão Permanente das 30 horas, para começar a escolher os setores piloto para a implantação. Foi criada uma Superintendência para organizar a Tecnologia de Informação na Unifesp porque não há padronização das informações atualmente.

-ECEV: ocorreu este final de semana aqui no CAPB, apesar das dificuldades, foi um encontro bom, com quase 100 pessoas, o maior encontro de intercâmbio da DENEM nos últimos anos. Muitas pessoas de faculdades sem CLEV ainda, mas com interesse em abrir. Em relação às finanças, o evento ficou no azul. Os espaços de formação política foram proveitosos. Albanett propõe fazermos uma nota colocando os pontos dizendo que não temos apoio da Universidade para realizarmos eventos que beneficiam os alunos e a própria universidade, Matheus fica responsável. O próximo evento de intercâmbio será o FEV – Fórum de Estágios e Vivências, em Vitória. Haverá uma ROEx (Reunião dos Órgãos Executivos) no FEV (em setembro/outubro) para aprovar editais de intercâmbio.

-Comissão de Moradia Estudantil: Gabriel Blinder foi na reunião, faltou estudante da enfermagem e fonoaudiologia. Presença de professores e técnicos. O objetivo da Comissão é escrever um texto de referência sobre o que esperamos de Moradia Estudantil. A Moradia não será em Santo Amaro!!! Por enquanto será na Estado de Israel. Por enquanto temos de fazer uma carta em conjunto dos CAs para falarmos do interesse de não ser em Santo Amaro, mas na Vila Clementino.

-Quinto Ato Contra a Copa: amanhã a tarde, estão convidados.

-RaioXEPM: reunião esta quarta-feira no horário de almoço. Reunião do Terceiro e Quarto ano na sexta-feira dia 25 de abril no almoço.

*Vinhada: a Luciana gostaria de mandar comprar as coisas esta semana, colocou no grupo quinta-feira e ninguém respondeu. Foi feito repasse e discussão a respeito das finanças. Sobre a escala do horário a Luciana vai sortear. Amanhã faremos uma ida à tarde na 25 de março para comprar decorações. Sobre as músicas fizemos uma escala dos horários das músicas, o Yago pede a lista das músicas que irá fazer a playlist.

*Reunião da Regional: no mesmo final de semana da Vinhada ocorrerá a RR em Curitiba/PR. Foi proposta a ida financiada de um membro do CAPB para ir. Wumathylla irá na RR.

*Debate Candidatos Governadores: o CAMA propôs que realizássemos um debate com os candidatos a governadores de SP, em conjunto CAPB, CAMA e CAOC. Ficamos abertos a uma primeira reunião para sabermos mais como é.

*Pré-EREM e EREM: não tem como discutir o Pré-EREM porque ainda não temos informações suficientes. Foi aprovado o financiamento para a inscrição de pessoas com dificuldades financeiras para o EREM.

*Oficina de Intercâmbio: Matheus gostaria de marcar uma oficina de intercâmbio ainda para esta semana, quinta-feira meio dia.

*CineCAPB: Igor está pensando em fazer com mais freqüência, não necessariamente com participação da gestão, mas podendo ajudar. Fica a sugestão de fazer um na semana que vem.

*Sobre a Gestão: Lucas colocou algumas questões sobre a saída do Thiago da gestão. Colocou a questão de que, na opinião dele, as programações do CAPB sempre foram transparentes e passadas para todos da gestão antes de acontecerem. Todas as atividades que vem sendo feitas pela Coordenação de Política foram aprovadas em reunião ordinária. Além disso, disse que o fato das pessoas serem organizadas em grupos políticos diferentes não significa que haverá manipulação, mas que apenas enriquece o debate político e isso deve ser visto como algo positivo.

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação e de Relações Externas, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

Ata da Reunião Ordinária do Centro Acadêmico Pereira Barretto (CAPB) do dia 07 de Abril de 2014, às 12h10 na sede do CAPB

*Informes e repasses:

– conversa diretora BIBLAC: Andreia. Erika e Yago presentes. Pediu pra divulgar coisas positivas da biblac. Passamos o email da gestão. Estão com falta de funcionários e os que vão, ficam pouco tempo. 12 funcionários, contando com os estudantes. Comprarão e-books. BIBLAC com presença de pessoas do bairro, devido à infraestrutra, talvez coloquem senhas nos computadores. Estão arrumando os armários, pois houve roubos. Segurança: não há câmeras e poucos seguranças.

– Vinhada (divulgação, preços e comidas): começaram as vendas. Comprem. Erick do cats fará os cartazes de divulgação, amanhã terá um rascunho. Vinho fechado. Cerveja ainda não. Pizza fechada. Gelo 20kg. Pedir o tamborzão da manutenção. Bala de coco serão vendidas pela Leticia – Enf. Semana que vem (15/04), à tarde, caravana à 25 de maio para fazer compras.

– semana ditadura: dois filmes e conversa com Ceici. Evento do coletivo Construção (MEDUSP).

– reunião Nair (álcool e drogas): queria saber a reunião do capb com relação às drogas. Reclamou que não fomos no evento dia 26/03. Ela quer marcar um seminário sobre drogas, tipo um painel (pessoas pró e contras proibicionismo) e, a partir daí, tirar alguma posição/ação. Poderia liberar para espaços estudantis, mas o conceito de espaço acadêmico dificulta as coisas. Todos os CAE’s de todos os campi estão discutindo a questão. Queria fazer tudo até começo de maio, mas não será possível. Fazer eventos em dia que não temos aula.

– Mais Médicos:  Thiago: Passar pela reunião ordinária, para discutir se for urgente. Na opinião do Thiago, o capb deve funcionar como sempre funcionou, para construir junto.

– Prédio DCE: arrumarão o bebedouro e pias, segundo Santana.

*Pautas:

– Pré-erem: mais médicos, saúde do trabalhador, reforma sanitária, graduação/universidade/situação da unifesp-educação + caderno de textos. Tarefas: pensar mais temas, divulgar (internet, cartaz e salas).

– RR PR: Ctba. problema para alojamento porque o DCE deles vai ter festa. Estão vendo alternativas. Definir quem vai pela regional e pelo CAPB. CAPB bancará uma pessoa. Data: 25, 26 e 27 de Abril.

– ECEV: this weekend. 80 pessoas mais ou menos. Começa sexta à tarde. Precisa cuidar do c.a e dos anfis, trabalhar nas festas e nas refeições. Nomes de quem vai trabalhar. Erika, Jackeline, Simone, Ana, Lucas e Luciana. (Yago) O resto ta OK. Calouros aula junto: amanha de manha (ANFA).

– Trabalho obrigatório na Saúde Pública: noticia da Folha. Novas diretrizes, 30% do estagio NÃO-REMUNERADO no SUS. Avaliação a cada 2 anos dos cursos de Medicina.

– Reunião 3º e 4º ano: mudar data. Preferencialmente 6ª.

– Alojas DCE: dia 16 a 21 de Abril, evento que a Erika pediu. Utilizará o DCE como dormitório. Érika fica responsável.


//

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 31/03/2014

Pautas: Informes e Repasses; Workshop Medicina Unifesp; Vinhada; EREM e Pré-EREM; Relatório de Limpeza e Manutenção; Raio X EPM; Representação na Clínica Médica; Roda de Conversa “Mais Médicos”; Logo do CAPB; CEPEM.

*Informes e Repasses:

-Reunião Diretoria da Biblac: amanhã às 16h. Marcar lugar.

-Reunião com CA’s: ocorreu na última quinta-feira. O CATS irá se mudar para a salinha dos computadores, os computadores se mudarão para a salinha do xaxim e as baterias para a sala atual do CATS. Isso tudo irá acontecer depois do ECEV para dar mais espaço para alojamento dos encontristas. Quanto ao ECEV, apenas o CALP rejeitou alojamento, o CAF ainda irá ver. Quanto à Vinhada, o CALP e o CATS toparam aderir, o CAAB já tinha rejeitado e o CAF ainda irá ver. Nova reunião marcada para próxima quinta-feira, às 18h.

-Reunião com Reitora: ocorreu terça-feira às 15h. A Reitora comentou sobre a baixa participação dos alunos nos órgãos colegiados. Ela pretende ter maior diálogo com os estudantes e para isso irá fazer reuniões aos sábados com os alunos dos Centros Acadêmicos de cada Campus e de todos os Campi juntos. Foi falado também a respeito da regulamentação das matrículas da Unifesp nos diversos Campi, faremos um ofício realizando o pedido à PROGRAD. Perguntamos a respeito da questão do HSP II, pois não sabemos como as coisas têm sido feitas, mas nem a Reitora sabe. Também foi pedido um ofício para esclarecer as decisões tomadas a respeito disso. Além disso, foram pedidos dois representantes discentes para o Conselho Gestor do HSP. A Erika se propõe a ser dessa comissão. Falaremos com a enfermagem sobre um representante deles.

-Comissão de Transportes: a Comissão quer mandar um questionário para os estudantes pedindo a nossa visão a respeito do transporte. Basicamente fazem um apanhado geral de como está e como gostariam que fosse. Passaremos um questionário para os estudantes. Mandaram um relatório de ocorrências com coisas acontecendo errado no transporte para deixarem a disposição dos alunos usarem.

-Intercalouros: a competição ocorreu na AAAPB neste final de semana. Ocorreram vários problemas de violência, xingamentos excessivos, desrespeito aos atletas, nudez, cusparadas e desrespeito de outras regras do regulamento. Tal atitude levou à retirada da São Francisco e da ECA – USP da competição. O CAPB publicará uma nota de repúdio sobre o assunto.

*Workshop Medicina Unifesp: devido aos eventos do dia 16 de agosto, a data em que havíamos reservado o Laboratório de Anatomia, o Workshop será mudado para dia 23 de agosto, sem Anatomia Prática.

*Vinhada: foi criado um grupo de organização e a Luciana fez um post organizativo. O logo da Vinhada foi escolhido e as Taças aprovadas. Temos que trabalhar na divulgação da festa.

*EREM e Pré-EREM: pensar em financiamento de inscrições para atrair calouros e em temas para Pré-EREM.

*Relatório Limpeza/Manutenção: alguém tem que ficar por conta de fazer um relatório. No CAPB: tomada perto da porta da salinha, portas com fechaduras defeituosas. No DCE: bebedouros saindo com pouca água, banheiros com vasos inutilizáveis, fiação da salinha do Xaxim. Criar um Google Docs compartilhado com os outros CAs.

*Raio X EPM: está na fase da denúncia, haverá panfletos a respeito do bandejão. Começará a fase da Biblac. Fica o convite para a participação de outras pessoas. Foi discutida a questão dos problemas de graduação do terceiro e quarto ano e ficou marcada a Reunião para discutir os problemas desses anos sexta-feira dia 11/04.

*Representação na Clínica Médica: precisa de dois representantes discentes para a Clínica Médica. Foi pedido um ofício do CAPB respaldando a indicação da Amarilis e do Gabriel Barroso.

*Roda de Conversa “Mais Médicos”: transferida para maio como Pré-EREM.

*Logo do CAPB: foi aprovado um novo logo para o CAPB “sem serifa”.

*CEPEM: por enquanto não há representante da gestão no Congresso. Amarilis pediu para que tivesse algum representante do CAPB, mas discutiu-se a relevância disso e chegou-se à conclusão que os alunos que tiverem interesse poderão ir por conta própria.

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação e de Relações Externas, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 24/03/2014

Pautas: Informes e Repasses; Vinhada; Reunião com a Reitora; Workshop Medicina Unifesp; Vinhada; Reunião com a Reitora; Congresso na FMUSP; Como Funciona a Unifesp; Roda de Conversa “Mais Médicos”.

*Informes e Repasses:

-Comissão do Curso Médico: foi discutida a aprovação de estágios de estudantes da América do Sul aqui na Unifesp. A tutoria foi aprovada, irá passar na Congregação e deve começar no próximo semestre.

-Congregação EPM: a diretora do Campus profa. Rosana Puccini fez um informes sobre orçamento e não há dinheiro para fazer tudo o que precisamos. Receberemos 30 milhões este ano sendo que ano passado gastamos 45 milhões. O Campus São Paulo é o que mais recebe verba por causa da proporção de alunos da matriz Andifes.

-Assembleia dos Estudantes de Medicina: quarta-feira 12h no Moacyr Álvaro. O Estatuto vai ser lido e quem discordar de algum trecho levanta a mão.

-Reunião dos CAs: Foi discutido sobre os espaços do DCC/CATS/Baterias. Algumas tarefas foram divididas sobre medição das salas, ver viabilidade de mudanças/espaço, de infraestrutura, de dinheiro, de falar com o DCE e com a universidade. Foi feito o pedido do alojamento nas salas dos outros CAs durante o ECEV. Foi proposta a participação dos outros CAs na Vinhada. Foi dividido o número de delegados do Congresso da Unifesp entre os CAs: 4 da medicina, 3 da enfermagem, 2 da fonoaudiologia, 2 da tecnologias em saúde e 2 da biomedicina. Cada curso terá de fazer assembleias para eleger os seus delegados. Remarcar nova reunião para esta quinta-feira.

-Como Funciona a Sociedade: 19 pessoas inscritas, 15 vieram. No segundo dia teve 4 desistências. A última dinâmica não deu pra ocorrer. O curso ocorreu relativamente bem. O dinheiro será depositado para o CAPB. Seria interessante programar o próximo, fica sugerido para Maio um CFS II.

*Vinhada: foi falado com os outros CAs para eles participarem da organização. Eles estão convidados para participarem da Reunião de Organização (ainda precisa de data). O vinho do ano passado foi comprado no atacado Makro. Dia 15 de abril, à tarde no pró-aluno compraremos as coisas.

*Reunião com a Reitora: a Soraya pediu para que fizéssemos uma reunião com ela amanhã às 14h com todos do CAPB.

*Workshop Medicina Unifesp: amanhã às 16h, todos estão convidados para a reunião.

*Congresso na FMUSP: haverá o sorteio dos 3 nomes dos interessados. O Yago foi o representante sorteado.

*Como Funciona a Unifesp: haverá essa palestra para todos os membros. Temas: História da Unifesp, Movimentação Estudantil e Trâmites Burocráticos. Foi proposta uma alteração de data para dia 6 de maio.

*Roda de Conversa “Mais Médicos”: foi pedido para remarcar fica a sugestão para depois da semana sobre a Ditadura Militar.

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação e de Relações Externas, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 17/03/2014

Pautas: Informes e Repasses, Assembleia Geral dos Estudantes de Medicina, Restaurante Universitário, Sala do CAPB, Comissão de Transporte, Bíceps, ECEV, Semana Overdose CAPB e Vinhada.

*Informes e Repasses:

-Reunião com CA´s: três assuntos foram discutidos – a sala do CATS, a sala das Baterias da Enf/Biomed e o dinheiro da Semana de Recepção. Quanto à sala do CATS eles propuseram ficar com a sala do DCC, e o DCC ir para o xérox do térreo. Para o CAPB, isso é algo que deve ser conversado entre as duas entidades. Consideramos que a sala dos computadores poderia ser usada pelo CATS de uma melhor forma e os computadores ocupariam a sala atual do CATS. Quanto às salas das Baterias, o CAPB sugere que a Enf pode continuar usando a sala atual e o CAPB propõe que a Biomed use a dispensa do DCE. O dinheiro da Semana de Recepção será usado da seguinte forma: 300 reais para gastos no Xaxim e 100 reais para gastos na papelaria.

-Reunião da Regional DENEM: ocorreu esse final de semana, no CAOC, com presença de 8 CA´s. Foi discutida a programação do EREM: os horários, mesas, painéis, oficinas, palestrantes. Este ano o EREM contará com uma novidade: a participação em um Ato contra a Copa. Será dias 19, 20, 21 e 22 de junho, na UFPR.

-Como Funciona a Sociedade I: ocorrerá este final de semana, já temos o número mínimo de inscritos. Divulgar na sala dos calouros na quarta-feira.

-Congresso da Unifesp: foi a penúltima pauta do CONSU. Formou-se uma Comissão com 16 pessoas para a organização do Congresso, cujo tema será Universidade, Democracia e Sociedade. Será nos 3 dias pós Intermed e não haverá aula nesses dias. Envolverá os 6 Campi aqui no Campus São Paulo, com deliberações superiores inclusive ao CONSU. O número de delegados são 300, sendo 100 de cada categoria. E Erika postou no grupo CAPB as regras do Congresso. Para a mesa de abertura, vão chamar alguém de fora da Unifesp pra falar sobre Universidade. Marcar uma reunião com os CA´s para propor o modelo de Assembleia que faremos para a eleição dos delegados, sendo 13 em Assembleia.

*Assembleia Geral dos Estudantes de Medicina: dia 26/03, 12h, no anfiteatro MA. A Reunião Ordinária autoriza a fazer cartazes de divulgação.

*Restaurante Universitário: o RU ficou fechado durante o final de semana, alegando problema de energia elétrica. A Reunião Ordinária autoriza mandar um ofício para a Direção do Campus pedindo esclarecimentos do ocorrido, entendendo que a permanência estudantil é indispensável para a manutenção dos estudantes no Campus.

*Sala do CAPB: ganhamos uma televisão da comissão de formatura da 76. Por enquanto mantê-la guardada e aguardar que Gabriela e Thiago consigam a troca das portas do CAPB.

*Comissão de Transporte: reunião 19/03, 11h, Gabriela e Simone tentarão ir.

*Bíceps: fazer versão online e distribuir os restantes.

*ECEV: a Paulistinha negou o pedido para fazer alojamento no ECEV. Foram discutidas as questões organizativas do evento, sediado aqui no CAPB no próximo mês: 11, 12 e 13 de abril.

*Semana Overdose CAPB: foi proposta a ideia para o Sarau após a discussão de sexta-feira. Temos que comprar gelo e cervejas. Albanett irá comprar e vender as cervejas. Editar o evento.

*Vinhada: o Sociocultural pensou em fazer no mesmo modelo do ano passado. Precisam dos dados do ano anterior para conseguir organizar, com venda menor de cerveja. Pedir a geladeira da cantina do DCE emprestada. A comida vai ser pizza da Piacello. Preços: na hora (2 reais calouros, 5 reais veteranos), na porta (5 reais calouros, 10 reais veteranos). Será dia 25 de abril, já podemos criar o evento.

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação e de Relações Externas, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 10/03/2014

Pautas: Boas-Vindas Calouros, Feedback das Matrículas e Semana de Recepção, Bíceps, Programação Política, Como Funciona a Sociedade I, EREM, Como Funciona a Unifesp, Oficina de Intercâmbio, Raio X EPM, Workshop Medicina Unifesp, Vinhada, CineCAPB, Assembleia Geral Estudantes de Medicina, Ato Contra a Copa.

*Boas-Vindas Calouros

-Apresentações: foi feita uma apresentação dos membros presentes.

*Feedback das Matriculas e Semana de Recepção: como esses eventos são de organização dos alunos, queremos saber de vocês a opinião geral. Houve elogios quanto à organização, mas o horário de almoço ficou sem ser especificado. Houve surpresas com a quantidade de eventos que ocorrem além da matricula. Houve elogios sobre o caso clinico, abriu os olhos para a questão social da doença. Houve também elogios para a dinâmica das Vendas porque permitiu conhecer mais pessoas e ter um primeiro contato. Houve elogios para as dinâmicas também mostrando o lado humano da nossa intervenção. Houve elogios para o Guia de Sobrevivência.

*Bíceps: os calouros receberam a edição do Bíceps deste ano, houve elogios para a edição, que contou inclusive com textos de calouros. Haverá impressão de mais exemplares para as outras turmas. Os Barrettinhos são informativos que podem ocorrer para mostrarem novidades.

*Programação Politica: haverá rodas de conversa sobre temas políticos e foi exposta a programação politica. Adicionem o Facebook do CAPB para se informarem e acompanharem nossas publicações. Haverá Roda de Conversa amanhã às 18h no CAPB sobre Feminismo.

*Como Funciona a Socidedade I: haverá um curso que incentivamos a participação de todos para participarem. Ele vem ocorrendo há quatro anos aqui no CAPB. Trata-se sobre marxismo e instrumentalização dos participantes para discussões que ocorrerão no CAPB e em eventos externos. Será no final de semana do dia 22 e 23 de marco, as inscrições estão sendo feitas pelo e-mail do CAPB.

*EREM: Encontro Regional dos Estudantes de Medicina ocorrerá na UFPR-Paraná dias 19 a 22 de junho. Terá estudantes de medicina de São Paulo e do Paraná, a nossa Regional da DENEM – Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina. É um encontro muito bom para conhecer o movimento estudantil e entrar em contato com as diferentes realidades de estudantes de diversas faculdades. O transporte será financiado pela Unifesp e o pagamento das inscrições poderá ser discutido em uma próxima reunião do CAPB.

*Como Funciona a Unifesp: será uma conversa organizada pelo CAPB sobre o histórico e a forma como as coisas se deram nesta Universidade. Será mostrado como foi se construindo esta Universidade politicamente, as burocracias e os momentos históricos. Para atuar na universidade e preciso entender como funcionam as coisas.

*Oficina de Intercâmbio: o intercâmbio e uma das atividades desenvolvidas pelo CAPB. Foi explanado como funciona brevemente os intercâmbios da DENEM. Haverá uma oficina explicando como faz para conseguir viajar através desse intercâmbio.

*Raio X EPM: a ideia é estimular os estudantes dos diversos anos a produzirem um diagnóstico sobre os principais problemas que encontram diariamente durante os estudos na universidade. Neste sentido, pensamos em alguns eixos pra que possamos fazer a parte de agitação, e para dar continuidade no assunto foi tirada uma reunião sobre o Raio X EPM amanhã às 16h.

*Workshop Medicina Unifesp: começamos ano passado a realizar um Workshop para mostrar as pessoas dos cursinhos e ensino médio como e a vivencia do estudante de medicina em um dia e também apresentar a Universidade. Será em agosto deste ano. As participações são bem-vindas para monitorias e orientadores gerais.

*Vinhada: a ideia da vinhada e ser uma festa acessível para todos, em especial para os calouros, integrando os alunos de diferentes cursos. Será dia 25 de abril, sexta-feira, aqui no DCE.

*CineCAPB: Gisele gostaria de sugerir um CineCAPB sobre o filme Carne e Osso, que trata sobre Determinação Social do Processo Saúde-Doença. Sexta-feira às 17h.

*Assembleia Geral Estudantes Medicina: ocorrerá dia 26 de marco, às 12h no anfiteatro Moacyr Álvaro (MA). Para aprovação do novo Estatuto do CAPB, que propõe uma melhor adequação do funcionamento do CAPB na atualidade. Precisamos da participação de todos para discutirmos e aprovarmos.

*Ato Contra a Copa: será quinta-feira, o convite foi feito para que estudantes participassem. Ocorrerá uma concentração aqui no DCE às 17h.

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação e de Relações Externas, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

Ata da Reunião Ordinária do CAPB do dia 24/02/2014

*Informes e repasses:

– Reunião com a direção de campus: Erika 79, Ellen 79, Gabriela 81 e Bruna 81 pautaram a melhora do Wi-Fi e manutenção dos bebedouros e ar condicionado. A diretora disse não estar a par do assunto , mas que pressionará para serem devidamente arrumados. Pautamos também assuntos do ECEV (reserva do Clube Adamus para alojamento e bandeijão para os encontristas) e a diretoria disse que o bandeijão estaria garantido e ela pediria para o Adamus ceder o espaço.

– Reunião com a PRAE: Só 3 campi tem terreno para construção da moradia estudantil (São Paulo, São José dos Campos e Osasco) e já será encaminhado o começo das obras. Os outros campi ainda estão a procura de terrenos. Além disso, sobre o bandeijão, os pós-graduando conseguiram um recurso da Pró-reitoria de Pós-graduação para subsidiar as refeições à 3,50 por refeição. Ainda sobre o bandeijão, o contrato com a Glória Mundi acaba no fim de junho, mas será renovado. Sobre a casinha do estudante, nunca houve a possibilidade dela sumir e a postura da universidade continua essa.

– 2º Grande ato contra a Copa: Algumas pessoas do CAPB foram no ato. Houveram 5000 pessoas em média na manifestação, que foi bem violenta por parte do Estado. Há uma lei que regula a proporcionalidade da repressão de acordo com o tamanho da manifestação, porém, com a “Lei geral da Copa”, essa lei foi suprimida.

– Conversa sobre a semana de recepção: a verba de 1200,00 reais foi liberada pela FAP, mas não veio. Então, a direção do campus foi acionada e vai, supostamente, liberar a verba.

– Reunião do CAE: conclusão dos trabalhos da Comissão de Autonomia dos Espaços Estudantis: foram tiradas linhas gerais da autonomia dos espaços, foi requisitado aos estudantes presentes a fazerem a proposta em forma de minuta a ser apresentada em CAE subseqüente. Revisão da resolução nº69 do CONSU a respeito da proibição do consumo de bebidas alcoólicas na Universidade. Os conselheiros presentes elogiaram o documento elaborado pelos estudantes acerca do assunto, mas não acharam pertinente discutir resolutivamente a questão no momento; esperar o seminário da PRAE acerca de drogas na universidade que ocorrerá dia 26 e discutir também em outras instâncias. Estamos sem representante estudantil na Comissão de Transportes, sendo a verba para este fim está sendo cogitada ser redirecionada para outros fins.

– Reunião ABEM: aconteceu na Unicamp no dia 22 de fevereiro. Foi discutida a questão da violência do trote nas Universidades. A qualidade de vida do estudante de medicina foi discutida dentro da perspectiva do Projeto VERAS.

-A organização do ECEV pelo CAPB foi aprovada em ROEx dos dias 22 e 23 de fevereiro. O evento será realizado nos dias 11, 12 e 13 de abril e precisará de voluntários além da gestão para a organização.

*Workshop Medicina Unifesp: discutimos pensamentos gerais, e marcaremos uma reunião para dar forma ao evento.

*Espaço de formação: “O que é feminismo?” no dia 11 de março, às 18h, como seqüência da organização dos estudantes para o ato do dia 8 de março, dia internacional da mulher.

Eu, Erika Plascak Jorge, Coordenadora de Comunicação e Formação Política, lavrei esta ata e dou fé ao seu conteúdo.

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 17/02/2014

Pautas: Informes e Repasses, Semana de Recepção, Terceira Matrícula, Reunião CA’s do Campus SP, Reunião de Planejamento da Gestão, Bíceps, Calouro sem Teto, Eventos Facebook.

*Informes e Repasses:

-Reunião da Regional da DENEM: ocorreu este final de semana, como pauta Planejamento da Coordenação Regional, que foi feito em cima do planejamento do COBREM. Foi pautado o EREM, a data que o DANC tinha tirado para o EREM era um final de semana comum de maio, as pessoas ficaram insatisfeitas e cogitaram a possibilidade de fazer um EREM no Corpus Christie em Junho durante a Copa. O tema tinha sido pensado “Mais Médicos”. Foi pautada a campanha da CoCult contra o Trote, com a criação de uma cartilha. E foi pautada a campanha da DCN: Diretrizes Curriculares Nacionais, foi pedido para levarmos às locais. Wumathylla adverte sobre a baixa participação da Gestão do CAPB na organização do evento. A próxima Reunião da Regional ficou para 14, 15 e 16 de março até então no CAOC.

-Roda de Conversa “Rolezinho”: ocorrerá amanhã às 14h no CAPB.

*Semana de Recepção:

-Camisetas: será a arte do índio sentado na frente. Atrás ficará escrito o trecho do poema “A Flor e a Náusea”. A empresa será Transpaper, temos o contato. Luciana ligará e verificará preço.

-Apresentação: temos 15 min de apresentação na segunda-feira de manhã. Yago e Lucas Carlini dividirão o espaço.

-Dinâmica: verificar os materiais e reunir sexta às 18h no CAPB.

-Caso Clínico: já temos o caso elaborado e o ator.

*Terceira Matrícula: pessoas que se disponibilizarem para receber calouros, a terceira matrícula será quinta-feira às 8h. Das 8 às 10h Luciana e Erika se disponibilizaram, das 10h em diante, a turma 81 dará conta.

*Reunião CA´s Campus SP: o DCE está sem gestão, podemos realocar as salas dos CAs. Marcar a reunião para discutirmos com os outros CAs.

*Reunião Planejamento da Gestão: Wumathylla queria propor para fazermos. Tiraremos via Facebook a data.

*Bíceps: o texto do Raio X está resolvido. Não há texto sobre trote, Erika se compromete a fazer.

*Calouro sem Teto: não há veteranos se disponibilizando para receberem calouros. Divulgar nos grupos do Facebook para veteranos se inscreverem.

*Eventos Facebook: ocorreu uma discussão sobre o Facebook do CAPB criar eventos de pessoas externas. O CAPB concorda que podemos continuar divulgando esses tomando cuidado com a forma e a imagem que passamos.

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação e de Relações Externas, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 10/02/2014

Pautas: Informes e Repasses, Matrícula e Semana de Recepção, Intercâmbio, O Bíceps, Reunião da Regional, Comissão da Tutoria.

*Informes e Repasses:

-Reunião com a Diretoria do Campus SP: a profa Rosana Puccini não compareceu mais uma vez e a reunião foi remarcada para sexta-feira desta semana.

*Matrícula e Semana de Recepção: a primeira matrícula ocorreu bem. Para a segunda chamada, precisamos verificar as canecas para vender na lojinha. Desta vez, fazer mais comidas porque teremos mais gente. Imprimir o restante dos guias dos calouros. Thiago irá fazer o ofício para a dispensa da segunda matrícula. Caio e Luciana ajudarão a fazer a arte da camiseta. Erika irá pedir patrocínio para o ACL para as camisetas do CAPB. Marcar reunião com Centros Acadêmicos sobre Prédio do DCE.

-Apadrinhamento: pessoas da 81 queriam participar da banca do apadrinhamento e não ficaram sabendo. Wumathylla diz que funções do apadrinhamento e do calouro sem teto são decididas desde o ano anterior, com o trabalho prévio de coleta de dados. Igor diz que a crítica que ele ouviu foi que as pessoas da mesa não conheciam a amplitude dos grupos da turma 81 para selecionarem bons padrinhos equivalentes. Gabriela e Bruna dizem que este ano não estavam buscando por questões de afinidade porque é uma questão mais profunda para avaliar em 5 min.

*Intercâmbio: a CLEV lançou o edital de segunda fase do intercâmbio SCOPE/SCORE, que é aberta para todos. São as vagas remanescentes do edital de primeira fase. Precisamos de ajuda para a divulgação e as inscrições estão abertas!

*O Bíceps: a impressão do Bíceps é para a segunda/terceira semana de aula. Já temos textos da Erika, do Yago, do Linguini, da Gisele, do Bruno. Jack queria escrever texto sobre OSs. Colocar uma chamada sobre o Raio X EPM. Jack pensou na charge do Latuff sobre nacionalismo e também no quadro de eventos, bem como balanço financeiro.

*Reunião da Regional: ocorrerá neste final de semana. Comprar tickets de bandejão, comprar até quarta-feira. Cobrar 15 reais para gastos gerais do evento e cobrar tickets. Yago fará o ofício para abertura do DCE.

*Comissão da Tutoria: tutoria é uma aproximação de um médico/professor, que possa te passar referências para a sua graduação e sua vida acadêmica. O projeto está em fase de elaboração. Pediram ao Centro Acadêmico para fazermos um Concurso para o Logo da Tutoria e o prêmio será a coleção nova do prof. Antônio Carlos Lopes. O CAPB aprova a realização do concurso.

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação e de Relações Externas, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 03/02/2014

Pautas: Informes e Repasses, Matrícula e Semana de Recepção, Reunião da Regional, Finanças e Compras CAPB, Parceria com o Anglo, Raio X EPM, Próxima Roda de Conversa, Hospital São Paulo.

*Informes e Repasses:

-Reunião com Diretoria do Campus: sexta-feira, 12h, no quinto andar do Octávio de Carvalho. Pautas: problema no Campus SP. Marco Aurélio irá com certeza! Thiago e Yago verão possibilidade de comparecerem também.

-Bíceps: prazo dos textos dia 07/02, sexta-feira desta semana.

-Reunião com AAAPB: ocorreu na última semana para conversarmos a respeito das relações CAPB e AAAPB, problemas de comunicação, entre outros. Foi criado um grupo CAPB e AAAPB para interagirmos melhor. Amanhã às 18h reunião na Atlética para conversar a respeito da Reunião da Regional.

-Estatuto CAPB: dia 26/03, às 12h, Assembleia Geral para Alteração do Estatuto. Matheus irá enviar a parte que falta sobre a CLEV.

*Matrícula e Semana de Recepção: fazer faixas para lojinha e explicação do tour para os guias, amanhã 12h. Bruna, Lilis e Thiago na lojinha. 1 pessoa em frente a quadra nova, a pessoa que apresentar o CAPB para calouro, leva-lo na lojinha. Camiseta do índio para todo mundo da gestão. Café da Albanett, Luciana e Erika, gastos pagos pelo CAPB. Gabi, Luiz e Caio no apadrinhamento, Teló no calouro sem teto. Wumathylla tira as fotos, verificar onde a câmera está. Anf A na terça-feira da semana de recepção e térreo do DCE na quinta-feira.

*Reunião da Regional: divulgar a reunião para assegurar o bandejão para os encontristas.

*Finanças e Compras CAPB: foram compradas duas mesas para o CAPB por 500 reais as duas juntas; o tanque de gasolina foi pago com o dinheiro do CAPB. A Amarilis e o Marco querem a devolução de dinheiro do COBREM. Precisamos pensar a política de segurança do CAPB e talvez na aquisição de um novo notebook.

*Parceria com o Anglo: a secretária do Anglo Oeste enviou um email e o contato para renovar a parceria foi feito. O contato com outro cursinho está muito difícil.

*Raio X EPM: precisamos fazer uma reunião para fazer material para os pontos específicos para o Raio X, criaremos um grupo no Facebook para conversarmos a respeito do assunto. Amanhã, às 18h oficina de cartazes.

*Próxima Roda de Conversa: só depois da segunda matrícula. Terça-feira, dia 18, às 14h, tema: Rolezinhos.

*Hospital São Paulo: a situação do HSP está caótica, Albanett entrou em contato com a AMEREPAM pra saber a movimentação desta entidade, e chamar uma reunião para prestação de contas da SPDM sobre a situação do HSP.

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação e de Relações Externas, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 27/01/2014

Pautas: Repasses, Informes, ECEV, Reunião da Regional DENEM Sul-2, Arte na Parede do CAPB, Estatuto CAPB, Programação Coordenação de Política, Matrícula e Semana de Recepção, Reuniões da Regional ABEM e ROEx DENEM.

*Repasses:

-Finanças CAPB: pedimos dinheiro para o prof. Tufik sobre as reformas da sala do CAPB e assim que tivermos resposta sobre a doação informaremos novamente.

-Comissão do Curso Médico: o curso médico da Unifesp foi auditado pela Controladoria Geral da União em outubro, com uma lista de professores cobrando o que eles estavam fazendo. E foi achada muita coisa irregular em pastas verdes, por exemplo. O prof Rimarcs chamará os professores para terem uma conversa. Outro assunto, como saiu o regimento da Pró-Reitoria de Graduação, a Comissão quer fazer o nosso regimento para o curso, regularizando as Ligas e há um desejo para aumentar o mínimo de aulas necessárias assistidas (de 75 para 85%). A questão das faltas dos alunos do primeiro ano (turma 81) foi passada para a Câmara de Graduação e provavelmente irá para a Pró-Reitoria de Graduação. Precisamos escrever uma carta para que Biologia Molecular seja transferida para o primeiro ano, argumentando e dando justificativas. A média a partir deste ano para a aprovação já é 6 tanto no Ano como nos Exames e agora existe “Dependência”, no sentido de poder seguir a graduação normalmente e fazer apenas as provas de até 1 módulo em que houver reprovação.

*Informes:

-Reunião com Rosana Puccini: sexta-feira da próxima semana, meio dia, com entidades estudantis sobre assuntos corriqueiros.

-Reunião com AAAPB: amanhã, às 16h, na sala de reunião. Tratar de assuntos como Matrícula e Semana de Recepção.

-Reunião sobre Raio X Medicina Unifesp: amanhã, às 18h, aqui no CAPB, para discutirmos possíveis temas que poderão surgir.

-Barrettinho: prazo para entrega dos textos, dia 07 de fevereiro!

*ECEV: o CAPB lançou candidatura para realizar o evento ocorrer aqui em São Paulo. A proposta é o alojamento ser no Clube Adamus da Unifesp, a data será o segundo final de semana de abril. A reunião sexta-feira com a Rosana pode ser para explicar o evento e perguntar sobre o RU. Para organizarmos o ECEV, as passagens dos CEVs têm de ser pagas e metade das finanças vai para a DENEM. A festa também será organizada.

*Reunião da Regional DENEM Sul-2: dias 14, 15 e 16 de fevereiro, aqui no CAPB. Precisaremos de pessoas no café-da-manhã.

*Arte na parede do CAPB: já temos a sugestão do desenho, os materiais serão bancados pelo CAPB. Abílio se compromete a fazer o desenho e a postar no grupo CAPB para avaliação das pessoas.

*Estatuto CAPB: proposta de reunião 12h quarta-feira para discutirmos isso.

*Programação Coordenação de Política: foi conversada uma programação para o primeiro semestre. A ideia foi fazer uma programação fechada para divulgarmos para os calouros e também abrir espaços para eventos espontâneos. No começo do ano focaríamos no Raio X, na recepção teremos a Dinâmica do CAPB na terça e como proposta o Caso Clínico no espaço de quinta-feira seguido de um sarau na mesma noite. Depois da semana de recepção, antes do EREM: Como Funciona a Sociedade I. Depois disso, uma Semana “Overdose CAPB”, sobre Mais Médicos, Mega Eventos (Violência do Estado) e Currículo Médico (Sucateamento) + Vinhada. Na semana do primeiro de abril, evento sobre ditadura militar, com CineCAPB’s. Em abril também o Pré-EREM. Dia 17/05 o CAPB na Virada (Cultural). Em junho o Como Funciona a Sociedade II. Para agora no começo do ano, duas rodas de conversa: Rolezinhos e Revolução Cubana. Em meio a tudo isso, incentivar pessoas a irem nas manifestações e também reuniões mensais com outros CAs, incentivando pessoas dos outros cursos também nas nossas atividades.

*Matrícula e Semana de Recepção: está garantido o abono de falta para os participantes da matrícula. Temos que reunir com a atlética e com os guias para estabelecer o Tour e explicar adequadamente. Reunião para definir preços e funcionamento da lojinha, terça-feira dia 04/02 13h. Café-da-manhã no dia da matrícula: Alba, Wuma, Luciana e Gabriela poderão fazer.

*Reunião Regional da ABEM e ROEx DENEM: dias 22 e 23 de fevereiro, acontecerá a ROEx (Reunião dos Órgãos Executivos) da DENEM no Rio de Janeiro e a reunião da regional da ABEM (ocorrerá na FCM-Unicamp, tema: Saúde Mental dos Estudantes e Violência nas Escolas Médicas). Seria interessante dividir pessoas do CAPB para estarem presentes nesses dois eventos. Wumathylla, Ana Paula, Simone, Jack e Linguini gostariam de ir à ROEx; Marco, Luciana e Amarilis na reunião da ABEM.

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação e de Relações Externas, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CAPB DO DIA 20/01/2014

Pautas: Informes e Repasses, Próxima Roda de Conversa, Estatuto CAPB, Comissão das Eletivas, Barrettinho, ECEV, Eleições EPM, Finanças e Compras CAPB, Matrícula e Semana de Recepção, Raio X Medicina Unifesp.

*Informes e Repasses:

-Comissão do Restaurante Universitário: a reunião ocorreu na última quinta-feira. Foi discutido a respeito do processo de licitação para a reforma definitiva do espaço do Restaurante Universitário, prevista para levar 2 anos. Haverá tentativas para reduzir um pouco o prazo. Durante as obras, o RU ficará fechado e serão credenciados restaurantes na região para os estudantes comerem com desconto e financiamento. Além disso, foi feito um relatório que ilustra os diversos problemas relacionados a fiações do RU, sendo que a própria empresa tem a responsabilidade de manter a estrutura adequada, foi dado um prazo de 5 dias corridos para que os reparos sejam feitos. Foi falado que visitantes não podem mais comprar tickets, o que diminui a fila. Foi contratada uma nova estagiária para o RU, que faz relatórios diários a respeito de falhas e erros que acontecem e repassa-os para a Comissão. Também o novo sistema informatizado e com leitor óptico funcionará a partir de fevereiro. Foi proposta uma nova reunião meio dia do dia 31 com atlética, CAs e Diretoria do Campus para falar desse assunto bem como de outros recorrentes.

-COBREM: ocorreu o COBREM durante a semana passada, Congresso Brasileiro dos Estudantes de Medicina, um encontro nacional da DENEM. Foi um encontro disputado. As frentes de ações da DENEM que ganharam: Organizacional, Saúde Pública, Mobilização e Organização dos Estudantes, Mercantilização da Educação. A visão majoritária que ganhou a DENEM foi a de aproximação dos estudantes com a entidade, o que devemos atentar para os debates com qualidade e não quantidade. A Sede da DENEM ficou com o pessoal do RJ, Amarilis ficou com Coordenação de Cultura, Matheus Coordenação de Estágios e Vivências, Wumathylla e Yago Coordenadores Regionais. De eventos, a primeira ROEx na UFRJ. O ECEM ficou um indicativo de Brasília, na época da Copa. A reunião da regional será no CAPB. De questões burocráticas do COBREM, precisamos fazer as restituições das Inscrições do COBREM.

-Reunião com NAE, Atlética e CAs: amanhã às 14h reunião a respeito da Matrícula e Semana de Recepção no anfiteatro em frente à secretaria acadêmica do Campus, no Ed. Octávio de Carvalho.

*Próxima Roda de Conversa: há duas proposições de Rodas de Conversa, uma sobre os “Rolezinhos nos Shoppings” e outra a respeito dos 55 anos da Revolução Cubana. A Coordenação Política vai pensar nos próximos eventos e trazer uma proposta na próxima semana.

*Estatuto do CAPB: o Matheus fez a primeira parte, o Yago completou o Estatuto que está pronto. Será postado como PDF no grupo CAPB e proposta uma nova reunião para aprovar e convocar uma Assembleia. Wumathylla propõe a impressão de 5 cópias para ficar com pessoas da gestão.

*Comissão das Eletivas: Nath da 79 quer entrar na Comissão das Eletivas, mas o Wumathylla se comprometeu a fazer parte dessa comissão. Como recado para a Nath, ela pode vir na próxima reunião ordinária defender sua candidatura.

*Barrettinho: a versão do ano passado foi postada online ontem. Mandem os textos para a nova edição dos Calouros da 82, prazo para a entrega do texto dia 07/02.

*ECEV: as pessoas da Coordenação de Estágios e Vivências querem realizar o Encontro de Capacitação de Estágios e Vivências em São Paulo, na Unifesp, para o final de março. Problemas: alimentação e alojamento. Sugestões: marmita para alimentação, EAD ou Boris Casoy para alojamento.

*Eleições EPM: discutir a importância e funções da Diretoria da Escola Paulista de Medicina, analisar os candidatos. Como sugestão de pautas, encaminhar junto com o Conselho de Entidades uma avaliação da gestão atual. Erika e Soldado vão pesquisar a respeito dos estatutos da EPM para verificar as funções.

*Finanças e Compras CAPB: amanhã Yago, Erika e Bruna buscarão financiamento para a reforma na sala do CAPB. A prioridade para o CAPB vai ser mesa, sofás e cadeiras. Para vendas da Caneca, que levará ou o símbolo da EPM ou da Unifesp, na votação por 9 votos a 8 o símbolo ganhou a Unifesp.

*Matrícula e Semana de Recepção: reunião às 12h30 amanhã no CAPB para discutirmos previamente sobre a Matrícula e Semana de Recepção, elencando as atividades que precisamos fazer.

*Raio X Medicina Unifesp: a ideia é elencarmos os problemas da universidades e chamarmos assembleias de turmas para discutirmos coisas específicas de cada ano e problemas genéricos da universidade. Também podemos viralizar a ideia no Facebook e fazer oficinas de cartazes para divulgarmos. Perguntarmos o modelo feito pela UFPR. Numa primeira reunião elencarmos as principais questões que poderão surgir, terça-feira às 16h dia 28/01.

Eu, Yago Carvalho Baldin, Coordenador de Comunicação e de Relações Externas, lavrei essa ata e dou fé a seu conteúdo.

//