A DIREÇÃO EXECUTIVA NACIONAL DOS ESTUDANTES DE MEDICINA foi fundada em 1986, na cidade de Fortaleza, durante o XVII Encontro Cientifico dos Estudantes de Medicina (ECEM).

Com mais de 20 anos de existência, a DENEM vem desempenhado o papel de entidade representativa dos estudantes de medicina a partir de várias lutas e mobilizações. Durante a década de 90 a pauta da educação médica foi sem sombra de dúvida a mais importante no seio da Executiva. Dentre outras pautas importantes estava a defesa do sistema único de saúde público, equânime e de qualidade.

Para o desempenho de suas atividades a DENEM divide se em 8 regionais para facilitar o canal de dialogo entre a entidade nacional e os Centros Acadêmicos ou Diretórios Acadêmicos, também denominados Coordenações Locais, CL’s.

Cada Regional possui uma coordenação regional que tem a responsabilidade de visitar as CL’s assim como organizar os encontros estudantis de medicina de caráter regional.
Além dos Coordenadores Regionais, a DENEM também possui uma sede nacional, composta pelos cargos de coordenação geral, coordenação de comunicação e coordenação de finanças.

As coordenações de regionais, a sede e a coordenação de relações exteriores formam a coordenação nacional, que é a menor instancia deliberativa da DENEM.

Além da coordenação nacional a DENEM possui outro órgão: o Centro de Pesquisas e Estudos em Educação e Saúde, o CENEPES. O CENESPES é composto pelas chamadas coordenações de área, que são as coordenações: de políticas de saúde, de educação em saúde, de políticas educacionais, de extensão universitária, de meio ambiente, de cultura, cientifica, de estágios e vivencia. Além das coordenações, o CENEPES comporta as acessórias de mídias, de planejamento e de resgate histórico do movimento.

A DENEM também possui encontros periódicos que constituem os outros espaços deliberativos. Há encontros de âmbito regional e nacional. São eles:

Regionais:

  • Reuniões de Regional (RR): são as reuniões das CL’s de cada regional.
  • Encontro Regional dos Estudantes de Medicina (EREM): acontece em cada regional uma vez por ano. É o maior encontro de âmbito regional, há nele debates políticos, eventos culturais e cientifico.
  • Seminário de Problematização Política (SPP): é um seminário de cujo objetivo é a formação política.
  • Olimpíadas Regionais dos Estudantes de Medicina (OREM): ocorre no nordeste e na regional SE 1.

Nacionais:

  • Congresso Brasileiro dos Estudantes de Medicina (COBREM): ocorrem todos os ano nos messes de janeiro. Tem a função de elaborar e aprovar o planejamento da DENEM. É o segundo maior espaço deliberativo da Executiva.
  • Encontro Cientifico dos Estudantes de Medicina (ECEM): esse encontro ocorre desde 1969, á anterior a DENEM. Tem esse nome para burlar a repressão da ditadura militar. É o maior espaço deliberativo da Executiva, acontece geralmente em cada mês de julho. Além do eixo político, há também na programação eventos culturais e científicos.
  • Reunião de Órgãos Executivos (ROEX): é a reunião das CL’s do pais inteiro. É o terceiro maior instancia deliberativa da DENEM.
  • Seminário do CENEPES: Também anual, é o encontro no qual é feito debates e analises sobre algum tema que envolva as coordenações do CENEPES.

Esperamos encontrá-los/as em um desses encontros.

Anúncios